JMJ: Fátima com mais estacionamento e acampamento e reforço de bebedouros

©D.R.

A Câmara de Ourém anunciou hoje a criação de novos parques de estacionamento e de acampamento, a instalação de bebedouros e o reforço da recolha de resíduos em Fátima, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A JMJ vai realizar-se entre 01 e 06 de agosto em Lisboa, estando anunciada a deslocação do Papa Francisco ao Santuário de Fátima no dia 05.

Numa conferência de imprensa, em Ourém, o presidente da autarquia, Luís Albuquerque, explicou que vão existir dois parques de acampamento autorizado, com capacidade total para 3.500 pessoas, junto ao campo de futebol João Paulo II e na Avenida João XXIII.

“Nestes espaços estão a ser finalizadas infraestruturas de acesso, apoio e segurança”, referiu, exemplificando com a regularização de terrenos, ligação de água e esgotos, iluminação, casas de banho e zonas de banho.

No que diz respeito ao parqueamento automóvel, Luís Albuquerque esclareceu que foram identificados cerca de 80 terrenos, com uma área aproximada de 52 hectares e uma capacidade aproximada de 11 mil lugares, observando que foi necessário falar com todos os proprietários, assim como limpar estes espaços.

Já para veículos pesados de passageiros, “foram identificados e solicitados nove terrenos com cerca de 12 hectares com capacidade aproximada para 1.800 autocarros de passageiros”, adiantou, destacando que vai haver um serviço de ‘transfers’, com horários das 04h00 às 09h30 e das 11h30 às 18h00, a confluir num terminal rodoviário provisório junto ao Centro Escolar Beato Nuno.

As rotas dos ‘transfers’ são Parque da Cidade de Ourém, Santa Catarina da Serra (Leiria) e Santuário de Nossa Senhora da Ortiga (Fátima), tendo a Câmara contratualizado 15 autocarros externos, além da mobilização de oito da autarquia.

O autarca adiantou que estão também em curso os procedimentos para a criação e sinalização da circular externa a norte de Fátima, “para desvio e descongestionamento de trânsito, nomeadamente colocação de sinalética vertical e horizontal provisórias, para ativação sempre que as autoridades de segurança o entendam”, referiu.

Ainda no âmbito das infraestruturas e segurança, foram identificados cinco locais, entre públicos e privados, com cerca de dois hectares, para a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e montagem da operação de segurança (Colégio São Miguel, antiga escola da Lomba d’Égua, estrada de Leiria, campo de futebol dos Monfortinos e parque 10 do Santuário de Fátima.

Neste aspeto, Luís Albuquerque explicou que a operação de segurança e socorro decorre entre os dias 24 de julho e 15 de agosto, sendo que “os níveis de empenhamento oscilarão de acordo com as previsões de movimentação de massas”.

O presidente da Câmara de Ourém, no distrito de Santarém, disse ainda que a autarquia contratou 14 contentores sanitários e balneários, e 80 sanitários químicos portáteis, para apoio aos parques de acampamento e à operação de socorro, havendo ainda na cidade de Fátima o reforço de 27 contentores de resíduos sólidos urbanos e a instalação de 18 bebedouros, para disponibilidade de água potável.

Segundo Luís Albuquerque, o planeamento começou em agosto do ano passado, para “criar todas as condições para receber os milhares de jovens visitantes”, com um grupo restrito de entidades (Câmara, ANEPC, Guarda Nacional Republicana, Junta de Freguesia de Fátima, Santuário de Fátima e Associação Empresarial Ourém/Fátima).

Já o grupo alargado inclui, além destas entidades, as empresas BeWater, Tejo Ambiente, Suma, operadoras de telecomunicações, Rodoviária, Infraestruturas de Portugal, CP, E-Redes, Valorlis, Águas do Centro Litoral e Brisa.

Últimas do País

O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) afirmou hoje que a descida de casos de cancro em 2022 reflete uma normalização estatística, após os atrasos nos diagnósticos provocados pela pandemia, alertando que a tendência é de aumento.
associação que representa os médicos tarefeiros disse hoje que as urgências hospitalares só funcionam graças ao trabalho dos referidos de serviço e determinadas que o atual modelo assenta num modelo de “exploração silenciosa”.
A atividade gripal continua a manter elevada a pressão sobre os serviços de saúde do Médio Tejo, com destaque para a urgência do Hospital de Abrantes, havendo oito doentes em cuidados intensivos, cinco dos quais devido a infeção respiratória e três com gripe A, e nenhum deles vacinado.
A bilhética integrada com Cartão de Cidadão, que visa simplificar e unificar o acesso aos transportes públicos, permitindo utilizar diversos modos de transporte com uma só identificação, estará concluída na segunda metade de 2027.
As seguradoras contabilizaram um montante total de 31 milhões de euros em danos provocados pela Depressão Cláudia, que atingiu Portugal em novembro, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS).
Cerca de 1,7 milhões de pessoas continuam a viver em Portugal abaixo do limiar da pobreza, das quais cerca de 300 mil são crianças, apesar de o risco de pobreza ter descido, em 2024, para o valor mais baixo dos últimos 20 anos.
Nova presidente, novo vice-presidente e ordenados reforçados. O Governo reclassificou o Metro de Lisboa para a categoria A e alinhou os salários da administração com os da CP e com o do primeiro-ministro.
A empresa municipal Carris vai reforçar as carreiras de autocarros na noite da passagem de ano em Lisboa, que se celebrará no Terreiro do Paço, enquanto o metro encerrará no horário habitual, às 01h00, revelou hoje a câmara.
O porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE) admitiu hoje que “não há hipóteses” de alteração dos boletins para as eleições presidenciais e indicou que eventualmente votos em candidaturas rejeitadas serão considerados nulos.
A festa de passagem de ano no Terreiro do Paço, em Lisboa, vai ter um dispositivo de segurança “muito robusto”, com revistas nos seis pontos de entrada do recinto, que abre às 19h30 de quarta-feira, revelou hoje a PSP.