PJ em operação internacional de tráfico de droga que apreendeu 1,5 toneladas de cocaína

©facebook.com/pjudiciaria

A Polícia Judiciária (PJ) participou numa operação internacional de combate ao tráfico de droga por via marítima que terminou na detenção de 12 presumíveis traficantes e na apreensão de cerca de 1,5 toneladas de cocaína.

De acordo com um comunicado divulgado hoje pela Direção Nacional da PJ, a “Operação White Sea III” decorreu entre 11 de junho e 12 de julho, durante a qual foram vigiados os movimentos de 779 embarcações, realizadas 79 ações de busca e inspeção e feitas oito apreensões de cocaína.

A operação focou-se nos vários ‘modi operandi’ que as organizações criminosas utilizam para introduzir droga na Europa e incidiu sobre os movimentos de embarcações em determinados locais da costa atlântica do continente europeu, no Canal da Mancha, no Mar do Norte, bem como em atividades desenvolvidas em alguns portos marítimos.

Esta operação esteve incluída num dos planos de ação da European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats (EMPCAT) da União Europeia e contou com a participação das autoridades da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Irlanda, Noruega, Suécia, Polónia e Reino Unido.

Foi realizada em articulação e com o apoio da Frontex, Europol e do o Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N) com sede em Lisboa, precisa o comunicado da PJ, que atuou através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes.

Últimas do País

O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.
O número de atendimentos em serviço de urgência do Serviço Nacional de Saúde diminuiu cerca de 4% em duas décadas, entre 2003 e 2023, período em que o número de enfermeiros especialistas triplicou, segundo dados divulgados hoje pelo INE.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia na terça-feira uma operação de sensibilização e fiscalização rodoviária direcionada aos comportamentos associados à condução agressiva, em especial dos utilizadores de veículos de duas rodas a motor.
O Ministério da Saúde revelou hoje que há instituições que tinham assinado contratos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para cuidados continuados que pediram a rescisão, num total que abrange mais de 870 camas.
Um sismo de magnitude 2.8 na escala de Richter, com epicentro cerca de 10 quilómetros a norte de Santa Luzia, na ilha do Pico, foi hoje sentido pelas 13:09, nos Açores, segundo o IPMA.
Um incêndio que deflagrou hoje numa zona de mato em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, já se encontra dominado, segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa.
O SNS tem mais de 150 mil trabalhadores, mas os bastonários dos médicos e enfermeiros elencam a falta de profissionais como um constrangimento do serviço público que já gasta cerca de 15 mil milhões de euros anualmente.