Diversos incêndios florestais nos arredores de Atenas com ordens de evacuação

© DR

Os bombeiros gregos estão a combater diversos incêndios florestais declarados entre 40 a 80 quilómetros a oeste de Atenas, e quando as autoridades deram ordens de retirada nalgumas zonas balneares e anunciaram a destruição de diversas habitações.

Cerca de 1.200 crianças foram retiradas de colónias de férias ameaçadas pelos incêndios perto da estação balnear de Loutraki, cerca de 80 quilómetros a oeste da capital grega, anunciou o presidente da câmara municipal, Giorgos Gkionis.

Em paralelo, um porta-voz dos bombeiros indicou que um homem suspeito de ter ateado um incêndio florestal cerca de 50 quilómetros a leste de Atenas foi detido pela polícia.

“A polícia deteve um estrangeiro que estará na origem do incêndio de Kouvaras”, precisou o porta-voz sem fornecer a nacionalidade desta pessoa, e quando prossegue o combate às chamas, atiçadas por ventos fortes.

“O incêndio [na região de Kouvaras] é difícil, os ventos são muito fortes, até 50 a 60 quilómetros por hora”, indicou o porta-voz Yannis Artopios, e quando a Grécia regista desde quinta-feira uma vaga de calor com temperaturas de mais de 44 graus no centro do país.

Sete aviões cisterna, quatro helicópteros e 150 bombeiros, para além de uma equipa de 31 bombeiros romenos, estavam mobilizados no combate a duas frentes deste fogo, que alastrou para perto das zonas balneares de Lagonissi, Anavyssos e Saronida, onde se encontram muitas habitações secundárias.

Diversas casas já foram consumidas nesta zona, e um centro equestre e um mosteiro foram evacuados, segundo imagens transmitidas pela televisão pública ERT.

Perto do istmo de Coríntio também estava em curso um incêndio, com a autoestrada que liga Atenas a Coríntio encerrada como medida de precaução, indicou a agência noticiosa ANA.

Uma terceira frente foi declarada ao início da tarde de hoje numa zona florestal da Beócia, cerca de 50 quilómetros a nordeste de Atenas. Segundo os bombeiros, 31 pessoas e dez veículos foram enviados para esse local.

À semelhança de parte da Europa, a Grécia registou este fim de semana uma intensa vaga de calor, com as temperaturas a ultrapassarem os 44 graus na região de Tebas (centro), indicou o Observatório nacional de Atenas.

As previsões indicam uma ligeira descida das temperaturas máximas até quarta-feira, mas a partir de quinta-feira esperam-se máximas a rondar os 43 graus em várias regiões, segundo indicou o serviço meteorológico nacional EMY.

“Encontramo-nos em pleno período de luta contra os incêndios e as condições esperadas são particularmente difíceis, favorecendo os incêndios florestais”, advertiu Yannis Artopios.

Últimas do Mundo

A ausência de avanços no abandono dos combustíveis fósseis, o aumento do financiamento à adaptação e a criação de um mecanismo para a transição justa marcaram a COP30 que terminou sábado em Belém.
A proprietária do Daily Mail, DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico Telegraph por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou hoje a editora em comunicado.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi hoje preso preventivamente a pedido do Supremo Tribunal Federal, segundo a imprensa local.
A União Europeia admite que a conferência da ONU sobre alterações climáticas termine “sem acordo” por considerar que a proposta hoje apresentada pela presidência brasileira da COP30 é inaceitável.
A Comissão Europeia exigiu hoje ao Governo de Portugal que aplique corretamente uma diretiva que diz respeito aos requisitos mínimos de energia nos produtos que são colocados à venda.
Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, anunciou hoje um responsável local, assinalando o segundo rapto deste tipo no país numa semana.
Sheikh Hasina, outrora a mulher mais poderosa do Bangladesh, cai agora como carrasco nacional: um tribunal condenou-a à morte por orquestrar a carnificina que matou 1.400 manifestantes e feriu 25 mil.
A violência contra cristãos disparou em 2024, com mais de 2.200 ataques que vão de igrejas incendiadas a fiéis assassinados, revelando uma Europa cada vez mais vulnerável ao extremismo e ao ódio religioso. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido lideram a lista negra da cristianofobia.
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.