A responsabilidade das distritais

Nas próximas eleições legislativas, cuja probabilidade de serem antecipadas não se pode de todo excluir, o CHEGA elegerá mais deputados e terá um grupo parlamentar substancialmente maior.

Ora sendo os deputados eleitos por círculos eleitorais distritais e tendo André Ventura total liberdade para os indicar e encaminhar para os lugares elegíveis sem limitações de proximidade geográfica destes, gostava porque considero importante, deixar aqui um testemunho feito de experiência própria, ainda que obviamente não me querendo imiscuir no trabalho ou conduta de quaisquer outra estrutura distrital, isso que fique bem claro.

O trabalho da eleição dos deputados pelos distritos não se esgota na campanha para as eleições, antes começa.
Após a eleição, a distrital deve criar estruturas locais de apoio, articulação e colaboração com os deputados de modo a que os problemas e questões desse distrito possam ser explorados politicamente pelo grupo parlamentar, seja em sede de plenário seja em sede de comissões parlamentares.
A criação de um Gabinete de Apoio ao Deputado é peça fundamental neste desígnio e nesta dinâmica, nomeadamente articulando com o deputado, com a distrital e com os núcleos concelhios as visitas dos deputados ao distrito e os temas mais pertinentes a tratar em determinado momento.

Importante é também perceber que os diversos atores políticos do distrito nem sempre estarão de acordo nem terão a mesma visão sobre este ou aquele tema, o que é perfeitamente normal diga-se, o que não se pode admitir em momento algum é que isso dificulte ou muito menos impeça o trabalho conjunto no distrito.

As distritais são uma extensão do partido e têm uma importância significativa e na minha opinião estão longe de serem vazias de conteúdo ou “verbo de encher”, antes pelo contrário, são plenas de potencial.
Da importância de estar nas ruas, seja na entrega do Folha Nacional seja com os stands nas mais diversas feiras e festas populares, do apoio aos autarcas, da organização de ações de formação política, da proximidade e apoio aos coordenadores, da ligação aos deputados do distrito e de uma ligação umbilical ao Presidente e às estruturas nacionais que representa em muito o fio condutor de tudo o resto.

Bem sei que o rápido crescimento do partido fruto de um fenómeno chamado André Ventura não se faz refletir automaticamente no crescimento das distritais, mas não basta perceber e admitir que assim seja, é necessário encurtar distâncias e quanto mais o foco estiver neste desenvolvimento conjunto, lógico e desejado, teremos então condições de crescimento e implantação local maiores, mais rápidas e mais eficientes.

Já temos o melhor político português como Presidente, já temos o melhor grupo parlamentar no hemiciclo, vamos lá então ter as melhores distritais, maximizando o importante e minimizando o acessório.

No final perguntar-se-á, fizemos tudo bem? Não, não fizemos, mas temos a obrigação de dar o nosso melhor para que assim aconteça.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.