A responsabilidade das distritais

Nas próximas eleições legislativas, cuja probabilidade de serem antecipadas não se pode de todo excluir, o CHEGA elegerá mais deputados e terá um grupo parlamentar substancialmente maior.

Ora sendo os deputados eleitos por círculos eleitorais distritais e tendo André Ventura total liberdade para os indicar e encaminhar para os lugares elegíveis sem limitações de proximidade geográfica destes, gostava porque considero importante, deixar aqui um testemunho feito de experiência própria, ainda que obviamente não me querendo imiscuir no trabalho ou conduta de quaisquer outra estrutura distrital, isso que fique bem claro.

O trabalho da eleição dos deputados pelos distritos não se esgota na campanha para as eleições, antes começa.
Após a eleição, a distrital deve criar estruturas locais de apoio, articulação e colaboração com os deputados de modo a que os problemas e questões desse distrito possam ser explorados politicamente pelo grupo parlamentar, seja em sede de plenário seja em sede de comissões parlamentares.
A criação de um Gabinete de Apoio ao Deputado é peça fundamental neste desígnio e nesta dinâmica, nomeadamente articulando com o deputado, com a distrital e com os núcleos concelhios as visitas dos deputados ao distrito e os temas mais pertinentes a tratar em determinado momento.

Importante é também perceber que os diversos atores políticos do distrito nem sempre estarão de acordo nem terão a mesma visão sobre este ou aquele tema, o que é perfeitamente normal diga-se, o que não se pode admitir em momento algum é que isso dificulte ou muito menos impeça o trabalho conjunto no distrito.

As distritais são uma extensão do partido e têm uma importância significativa e na minha opinião estão longe de serem vazias de conteúdo ou “verbo de encher”, antes pelo contrário, são plenas de potencial.
Da importância de estar nas ruas, seja na entrega do Folha Nacional seja com os stands nas mais diversas feiras e festas populares, do apoio aos autarcas, da organização de ações de formação política, da proximidade e apoio aos coordenadores, da ligação aos deputados do distrito e de uma ligação umbilical ao Presidente e às estruturas nacionais que representa em muito o fio condutor de tudo o resto.

Bem sei que o rápido crescimento do partido fruto de um fenómeno chamado André Ventura não se faz refletir automaticamente no crescimento das distritais, mas não basta perceber e admitir que assim seja, é necessário encurtar distâncias e quanto mais o foco estiver neste desenvolvimento conjunto, lógico e desejado, teremos então condições de crescimento e implantação local maiores, mais rápidas e mais eficientes.

Já temos o melhor político português como Presidente, já temos o melhor grupo parlamentar no hemiciclo, vamos lá então ter as melhores distritais, maximizando o importante e minimizando o acessório.

No final perguntar-se-á, fizemos tudo bem? Não, não fizemos, mas temos a obrigação de dar o nosso melhor para que assim aconteça.

Últimas do País

Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam, na manhã desta quarta-feira, tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Uma mulher do alegado grupo criminoso desmantelado em maio e que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal, corrupção e branqueamento de capitais viu a sua medida de coação ser agravada para prisão preventiva, informou hoje a PJ.
O programa "ligue antes, salve vidas", para reduzir a pressão nas urgências, ainda não foi implementado em todas as unidades locais de saúde por falta de capacidade da linha SNS 24, reconheceu hoje o diretor executivo do SNS.
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) anunciou hoje que o regulador vai analisar contratos de seguros de proteção ao crédito, onde vê sinais de “algum desequilíbrio” na relação contratual com os clientes.
O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi hoje condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.
Um casal foi condenado a dois anos e nove meses de prisão, suspensa na sua execução, por enviar mensagens de telemóveis falsas a cobrar supostas dívidas em nome da EDP, revelou hoje a Procuradoria-Geral Regional do Porto.
“Vocês não respeitam nada. Uma cambada de racistas, um gangue de racistas.” Ataques e insultos dirigidos a líder parlamentar e deputados do CHEGA levaram comandante a intervir e a chamar a polícia.
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição avisa: prepare a carteira. Carne, peixe, fruta e legumes poderão subir até 7% já no próximo ano. Custos de produção disparam, exigências europeias apertam e o retalho admite que, apesar dos esforços, não vai conseguir travar totalmente os aumentos.
O número de livros impressos editados em 2024 caiu 14,3% para um total de 11.615 e o preço aumentou 2,6% face a 2023, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje de manhã tempos de espera de cerca de 12 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.