Hospital de Braga começa em outubro a tratar “doença dos pezinhos”

© D.R.

O Hospital de Braga vai começar a realizar, a partir de outubro, tratamentos aos doentes com paramiloidose, conhecida como a doença dos pezinhos, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o hospital acrescenta que aqueles tratamentos serão prestados ao abrigo de um protocolo que estabeleceu com o Centro Hospitalar Universitário de Santo António, no Porto.

“Os doentes com esta patologia, que residem na área abrangente do Hospital de Braga, poderão realizar os seus tratamentos mais perto de casa, evitando fazer centenas de quilómetros de três em três semanas”, sublinha.

Para o Hospital de Braga, este é “um cenário bastante positivo para todos”.

“Evita que o utente tenha de se deslocar muito além da sua zona de residência e liberta os serviços dos principais centros de referência nacional, que dão resposta a esta patologia”, refere Paula Vaz Marques, diretora clínica do Hospital de Braga.

O Hospital de Braga iniciará a administração da medicação endovenosa a 18 doentes, no Hospital de Dia Médico.

As consultas de acompanhamento continuam a ser realizadas no Centro Hospitalar Universitário de Santo António.

Últimas do País

Cerca de 7.600 clientes da E-Redes nas localidades afetadas pela depressão Kristin, que passou pelo continente em 28 de janeiro, continuavam pelas 08:00 desta quarta-feira, 18 de fevereiro, sem energia elétrica, informou a empresa.
Quase 39 mil utentes estavam a receber tratamento para dependência de droga e álcool em 2024, com a cocaína a ganhar peso, atingindo os valores mais altos em 10 anos, segundo dados hoje revelados.
Um quinto da população portuguesa dos 15 aos 74 anos bebe álcool diariamente e a dependência quase quadruplicou em 10 anos, segundo dados oficiais de 2022, que apontam facilidade de acesso dos jovens e falta de estratégias.
A canábis é a droga de mais fácil acesso em Portugal, segundo a perceção dos consumidores, e entre os jovens está em crescendo a compra de drogas na internet e nas redes sociais, revelam hoje dados oficiais.
Um em cada dez jovens utilizadores de canábis entre os 13 e os 18 anos consome diariamente, segundo dados oficiais hoje divulgados que, ainda assim, apontam para uma diminuição geral no consumo de drogas.
O casal de idosos dado como desaparecido em Montemor-o-Velho foi hoje encontrado morto numa localidade da Figueira da Foz, revelou fonte da Comando Territorial da GNR de Coimbra.
Os municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria estão a desenvolver um documento que garanta a isenção das autorizações da A8 e A19, tendo em conta os danos nas vias alternativas.
Militares da Guarda detetaram o jovem, de 19 anos, num terminal multibanco com "um comportamento suspeito". GNR apreendeu 400 euros em numerário.
Cerca de nove mil clientes da E-Redes nas localidades afectadas pela depressão Kristin, que passou pelo continente em 28 de janeiro, continuou pelas 13h00 de hoje sem energia eléctrica, informou a empresa.
As buscas para encontrar o casal de idosos do concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, que está desaparecido desde terça-feira, foram retomadas na manhã de hoje com mais meios e o recurso a drones.