Novo iPhone 15 com porta de carregamento universal e melhores ‘chips’ e câmaras

A Apple cedeu e o seu novo ‘smartphone’ iPhone 15, apresentado, integra as novas regras europeias para carregadores universais, com uma entrada USB-C, contemplando ainda processadores mais rápidos e melhores câmaras.

© D.R

“O USB-C tornou-se o padrão universalmente aceite”, reconheceu Kaiann Drance, vice-presidente do grupo californiano, durante o evento anual de marketing organizado três meses antes das férias de final de ano.

A porta universal não é um dos tipos de inovações tecnológicas que a Apple gosta de destacar, mas Bruxelas exigiu que os fabricantes de eletrónica equipassem todos os novos ‘smartphones’, ‘tablets’ e câmaras com uma porta USB-C até ao final de 2024.

“Agora, o mesmo cabo pode carregar o seu Mac (computador), iPad (‘tablet’), iPhone e até mesmo seus AirPods pro (auscultadores de ouvido sem fio) de segunda geração”, acrescentou Kaiann Drance.

“Se a bateria dos seus AirPods estiver muito fraca, ou do seu Apple Watch (relógio), pode carregá-los diretamente do seu iPhone”, acrescentou.

Os líderes da Apple revelaram esta terça-feira quatro novos iPhones com, como todos os anos, telas mais brilhantes, câmaras fotográficas mais sofisticadas e processadores mais avançados.

Nos preços divulgados pela empresa em dólares, o modelo básico, o iPhone 15, será comercializado a partir de 800 dólares (cerca de 745 euros), o mesmo preço do iPhone 14 apresentado há um ano.

O modelo profissional mais caro, o iPhone 15 Pro Max, custará pelo menos 1.200 dólares (cerca de 1.100 euros), ou 100 dólares (cerca de 93 euros) a mais do que seu equivalente anterior.

A integração mais ampla da porta USB-C representa uma pequena revolução para o ecossistema de produtos e serviços da Apple, que é difícil de integrar com outros sistemas, apesar de alguns computadores da marca já incluírem esta entrada.

A Apple tentou-se opor a esta medida da União Europeia (UE), argumentando que “sufocaria a inovação” e “prejudicar os consumidores”, mas Bruxelas defendeu que se trata de facilitar a vida do cliente e reduzir a quantidade de lixo eletrónico criado à medida que os carregadores se tornam obsoletos.

Espera-se que a medida poupe aos consumidores europeus 250 milhões de euros por ano.

Na apresentação intitulada ‘Wonderlust’, combinação de “quero viajar” e “maravilha”, os executivos da Apple apresentaram as novas características técnicas dos seus aparelhos, após um trimestre dececionante para as vendas do iPhone, com uma queda no seu volume de negócios homólogo (-1,4%), para 81,8 mil milhões de dólares (cerca de 76,2 mil milhões de euros).

A primeira metade da apresentação foi dedicada a novos relógios, incluindo o Apple Watch Series 9, o “primeiro produto neutro em carbono” do grupo, segundo Lisa Jackson, vice-presidente responsável pelo meio ambiente.

Últimas do Mundo

Uma operação internacional contra o tráfico de pessoas levou à identificação de 1.194 potenciais vítimas e à detenção de 158 suspeitos em 43 países, revelou hoje a Interpol.
Um agente dos serviços secretos da Ucrânia (SBU) foi hoje morto a tiro em Kiev, anunciou o próprio organismo, numa ocorrência considerada rara, mesmo em contexto de guerra.
A Força Aérea ucraniana disse hoje que a Rússia lançou, durante a última noite, o maior ataque com ‘drones’ e mísseis desde o início da invasão em 2022.
A Proteção Civil da Faixa de Gaza informou hoje que pelo menos 20 pessoas foram mortas, incluindo seis crianças, em dois ataques aéreos lançados esta madrugada por Israel contra o território palestiniano.
Cerca de 20 aeronaves de guerra chinesas sobrevoaram hoje os arredores de Taiwan, um dia antes do início das manobras militares anuais do Exército taiwanês, conhecidas como Han Kuang, informaram fontes oficiais da ilha.
O Pentágono, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, confirmou que vai enviar mais armamento para a Ucrânia, horas depois do Presidente Donald Trump ter mencionado a reversão da suspensão da entrega de armas.
O ministro das Finanças da Irlanda e atual presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, foi hoje reeleito líder do fórum informal dos governantes da moeda única, após os outros dois concorrentes se terem retirado da ‘corrida’.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Mao Ning, acusou o dalai-lama de estar "há muito tempo envolvido em atividades separatistas contra a China sob disfarce religioso" e de tentar "separar o Tibete da China"
A Polónia restabeleceu os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia à meia-noite de domingo (23:00 em Lisboa), uma decisão que visa conter o fluxo de imigração ilegal.
Centenas de banhistas parisienses deram hoje um mergulho no Sena pela primeira vez desde 1923, o culminar de uma limpeza do icónico rio da capital francesa que começou com os Jogos Olímpicos de 2024.