Unesco declara as Montanhas de Bale como Património da Humanidade

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) incluiu o parque nacional das Montanhas de Bale, no centro da Etiópia, na sua lista de Património Mundial, disse hoje o governo etíope.

© D.R

As Montanhas de Bale, com picos de mais de 4.300 metros de altura, são uma das zonas mais endémicas de África, sendo o habitat de seis espécies de aves e de 23 espécies de plantas ameaçadas de extinção, com áreas de distribuição muito restritas.

O niala da montanha (um antílope de chifres grandes) e o lobo etíope, considerado um dos canídeos mais raros e ameaçados do mundo, apenas podem ser avistados nesta região.

Para além das Montanhas de Bale, o comité da Unesco inscreveu igualmente na lista do Património Mundial os monumentos megalíticos do povo Gedeo, no sul da Etiópia, que têm mais de mil anos, embora um estudo recente indique que poderão ser ainda mais antigos.

A Etiópia tem agora onze locais inscritos na lista da Unesco.

O comité da Unesco está a realizar a sua 45.ª assembleia anual, em Riade, desde sábado passado, examinando as 50 candidaturas de bens propostas este ano para a sua lista do Património Mundial.

Últimas de Cultura

Um documentário sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa Clara Andermatt, um dos nomes destacados da dança independente em Portugal, vai ter antestreia na sexta-feira, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.
O programa evocativo dos 700 anos da morte do rei Dinis abriu, na terça-feira, no Mosteiro de Odivelas, com uma cerimónia de apresentação da reconstituição científica do rosto do monarca, anunciou o instituto Património Cultural.
A exposição "Camões 500" vai ser inaugurada na quinta-feira, às 16h00, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), convidando o público a explorar diferentes facetas da vida e da obra do poeta, foi hoje anunciado.
O Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação sábado divulgada.
A atriz portuguesa Kika Magalhães, que trabalha em Hollywood, tem grandes planos para o Museo del Automóvil y la Moda, um espaço com carros antigos e peças de moda vintage que foi instalado em Málaga após tentativas falhadas em Portugal.
Mais de uma dezena de filmes portugueses e coproduções nacionais, em competição e fora dela, vão ser mostrados a partir de 30 de janeiro no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, revelou a organização.
A Arte Equestre Portuguesa foi hoje classificada Património Imaterial Cultural da Humanidade, na reunião do comité responsável da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A Câmara de Paris homenageou a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís dando o seu nome a uma biblioteca, numa iniciativa para promover a literatura portuguesa contemporânea e a obra da autora com uma ligação a Paris.
Conflitos, imigração, INEM e polícia são algumas das dez palavras finalistas para a escolha de “A palavra do Ano”, uma iniciativa da Porto Editora para apurar os vocábulos mais pesquisados e que refletem os temas que marcaram o ano.
A Parques de Sintra-Monte da Lua foi distinguida nos World Travel Awards na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”, pelo 12.º ano consecutivo, desde 2013, anunciou hoje a sociedade que gere os monumentos e parques sintrenses.