18 Maio, 2024

Irão avisa EUA para controlar israelitas para evitar guerra regional

O Irão avisou hoje os Estados Unidos de que “devem controlar Israel” se quiserem evitar uma guerra regional na sequência da escalada do conflito israelo-palestiniano.

© D.R.

“A América quer permitir que Israel destrua Gaza, e isso é um erro grave”, disse o chefe da diplomacia iraniana, Hossein Amir-Abdollahian, durante uma visita a Beirute, citado pela agência francesa AFP.

“Se os americanos querem impedir o desenvolvimento da guerra na região, devem controlar Israel”, advertiu, em declarações aos jornalistas na capital libanesa.

Israel declarou guerra ao Hamas depois de o grupo islamita palestiniano ter feito uma incursão sem precedentes em território israelita no sábado.

O conflito provocou quase três mil mortos dos dois lados e cerca de meio milhão de deslocados na Faixa de Gaza em menos de uma semana.

“Se os crimes israelitas não forem travados, não sabemos o que vai acontecer”, avisou o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão.

Amir-Abdollahian disse também que “a segurança e a paz no Líbano são importantes” para o Irão, numa altura em que existem receios de que o Hezbollah libanês, aliado de Teerão, possa abrir uma nova frente contra Israel.

Os Estados Unidos são o principal aliado de Israel e reafirmaram o apoio ao país após o ataque de sábado.

O Hamas é considerado um grupo terrorista por Israel, Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido.

O grupo extremista assumiu em 2007 o controlo da Faixa de Gaza, um território com 365 quilómetros quadrados onde vivem 2,3 milhões de pessoas.

Agência Lusa

Agência Lusa

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados