Mealheiro com 11 moedas do século XVI encontrado em obras na muralha de Évora

Um mealheiro de barro com 11 moedas em bronze do século XVI foi encontrado durante as obras de reabilitação de um troço da muralha medieval de Évora, revelou hoje fonte da câmara municipal.

© D.R.

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Sarmento, da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Évora, indicou que a descoberta foi feita em junho passado durante as sondagens arqueológicas que antecederam a intervenção.

“A cerca de dois metros de profundidade, no momento em que aparecia material arqueológico dos séculos XV, XVI e XVII, descobriu-se um mealheiro, que estava encostado à muralha e que, além de estar inteiro, tinha ainda as moedas lá dentro”, adiantou.

O responsável disse que estas sondagens arqueológicas foram realizadas, por determinação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, para aferir a profundidade e dimensão de uma fissura na muralha, num troço situado na Rua dos Penedos.

“Foi uma descoberta extraordinária”, considerou, salientando que, ainda que em Évora já tenham sido encontrados outros mealheiros, “é raríssimo em contexto arqueológico” e por ter sido descoberto “inteiro e com as moedas”.

Segundo este arquiteto do município alentejano, das 11 moedas que se encontravam no interior do mealheiro, duas delas são do período de D. Afonso V e as outras nove da época do reinado de D. João III.

“O que indica que o mealheiro será do período de D. João III [que reinou de 1521 a 1557], porque é normal as moedas continuarem em circulação mesmo depois do rei mudar”, assinalou.

Ricardo Sarmento referiu que este mealheiro “deve estar associado à construção do Mosteiro de São Domingos”, situado nas proximidades e que foi praticamente demolido, pois a área onde foi encontrado era um aterro daquelas obras.

“O mealheiro e outras peças arqueológicas, como faianças e cerâmicas, estão agora a ser inventariadas e estudadas e vão ser entregues à Direção Regional de Cultura do Alentejo”, acrescentou.

Este troço da muralha, com uma extensão de cerca de 100 metros, localiza-se na Avenida de Lisboa, nomeadamente num cunhal nas proximidades da porta que conecta a Rua dos Penedos com esta artéria da cidade, e está a ser intervencionado para impedir o agravamento de fissuras e uma eventual derrocada.

Com mais de cinco quilómetros, a muralha medieval de Évora, também conhecida como cerca nova e construída nos séculos XIV e XV, está classificada como Monumento Nacional e integrada no centro histórico da cidade, inscrito como Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Últimas do País

A PSP apreendeu hoje várias armas na Figueira da Foz, que se suspeita que eram usadas por um homem para causar medo à sua companheira, afirmou o Comando Distrital.
Trinta médicos da urgência geral do Hospital Amadora-Sintra alertaram esta sexta-feira para a “situação insustentável” desse serviço, alegando escalas deficitárias que não cumprem os rácios de segurança, avançou o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS).
A greve nacional dos peritos forenses da Polícia Judiciária (PJ) que hoje decorre regista uma adesão a rondar os 80%, segundo o sindicato, que reivindica uma carreira própria e acusa a direção nacional de subalternizar estes profissionais.
A Metro do Porto vai expropriar uma área com arbustos e ocupar temporariamente espaço junto a lojas num troço da Rua de Júlio Dinis junto à Praça da Galiza, no âmbito da construção da Linha Rosa, foi hoje divulgado.
Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e um de urgência pediátrica vão estar encerrados no sábado, enquanto no domingo estarão fechadas quatro urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O presidente do Supremo Tribunal de Justiça elogiou hoje a iniciativa de juntar no parlamento os principais agentes da justiça, para fazer "a ação acontecer", e considerou que os sistemas digitais nesta área estão obsoletos.
Portugal está preparado para responder a eventuais emergências causadas por doenças transmitidas por mosquitos e carraças, afirmou hoje o presidente do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, instituição que passou a coordenar oficialmente a Rede de Vigilância de Vetores.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez revelou hoje que a Polícia Judiciária (PJ) realizou na terça-feira buscas no quartel, em particular nos equipamentos informáticos da corporação, e que não há arguidos constituídos.
A Polícia Judiciária pediu hoje ajuda à população da Grande Lisboa com informações que permitam encontrar os pais de um bebé encontrado morto em agosto de 2024 numa empresa de tratamento de resíduos sólidos em Cascais.
Um homem de 39 anos e uma mulher de 31 foram detidos no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por suspeita de tráfico de droga, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).