Mealheiro com 11 moedas do século XVI encontrado em obras na muralha de Évora

Um mealheiro de barro com 11 moedas em bronze do século XVI foi encontrado durante as obras de reabilitação de um troço da muralha medieval de Évora, revelou hoje fonte da câmara municipal.

© D.R.

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Sarmento, da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Évora, indicou que a descoberta foi feita em junho passado durante as sondagens arqueológicas que antecederam a intervenção.

“A cerca de dois metros de profundidade, no momento em que aparecia material arqueológico dos séculos XV, XVI e XVII, descobriu-se um mealheiro, que estava encostado à muralha e que, além de estar inteiro, tinha ainda as moedas lá dentro”, adiantou.

O responsável disse que estas sondagens arqueológicas foram realizadas, por determinação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, para aferir a profundidade e dimensão de uma fissura na muralha, num troço situado na Rua dos Penedos.

“Foi uma descoberta extraordinária”, considerou, salientando que, ainda que em Évora já tenham sido encontrados outros mealheiros, “é raríssimo em contexto arqueológico” e por ter sido descoberto “inteiro e com as moedas”.

Segundo este arquiteto do município alentejano, das 11 moedas que se encontravam no interior do mealheiro, duas delas são do período de D. Afonso V e as outras nove da época do reinado de D. João III.

“O que indica que o mealheiro será do período de D. João III [que reinou de 1521 a 1557], porque é normal as moedas continuarem em circulação mesmo depois do rei mudar”, assinalou.

Ricardo Sarmento referiu que este mealheiro “deve estar associado à construção do Mosteiro de São Domingos”, situado nas proximidades e que foi praticamente demolido, pois a área onde foi encontrado era um aterro daquelas obras.

“O mealheiro e outras peças arqueológicas, como faianças e cerâmicas, estão agora a ser inventariadas e estudadas e vão ser entregues à Direção Regional de Cultura do Alentejo”, acrescentou.

Este troço da muralha, com uma extensão de cerca de 100 metros, localiza-se na Avenida de Lisboa, nomeadamente num cunhal nas proximidades da porta que conecta a Rua dos Penedos com esta artéria da cidade, e está a ser intervencionado para impedir o agravamento de fissuras e uma eventual derrocada.

Com mais de cinco quilómetros, a muralha medieval de Évora, também conhecida como cerca nova e construída nos séculos XIV e XV, está classificada como Monumento Nacional e integrada no centro histórico da cidade, inscrito como Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Últimas do País

O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.
O número de atendimentos em serviço de urgência do Serviço Nacional de Saúde diminuiu cerca de 4% em duas décadas, entre 2003 e 2023, período em que o número de enfermeiros especialistas triplicou, segundo dados divulgados hoje pelo INE.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia na terça-feira uma operação de sensibilização e fiscalização rodoviária direcionada aos comportamentos associados à condução agressiva, em especial dos utilizadores de veículos de duas rodas a motor.
O Ministério da Saúde revelou hoje que há instituições que tinham assinado contratos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para cuidados continuados que pediram a rescisão, num total que abrange mais de 870 camas.
Um sismo de magnitude 2.8 na escala de Richter, com epicentro cerca de 10 quilómetros a norte de Santa Luzia, na ilha do Pico, foi hoje sentido pelas 13:09, nos Açores, segundo o IPMA.
Um incêndio que deflagrou hoje numa zona de mato em Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco, já se encontra dominado, segundo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa.
O SNS tem mais de 150 mil trabalhadores, mas os bastonários dos médicos e enfermeiros elencam a falta de profissionais como um constrangimento do serviço público que já gasta cerca de 15 mil milhões de euros anualmente.