Mais de metade dos portugueses está interessado nas europeia

A pouco menos de um ano das próximas eleições europeias, 52% dos cidadãos portugueses está interessado em participar e no resultado do sufrágio para escolher a próxima configuração do Parlamento Europeu (PE), anunciou hoje o Eurobarómetro.

© D.R.

De acordo com a recolha estatística feita, houve um aumento de 9% no número de portugueses interessados nas europeias, em comparação com o Eurobarómetro de março deste ano.

Ainda assim, 47% dos inquiridos não estão minimamente interessadas nas eleições que se realizam entre 06 e 09 de junho nos 27 Estados-membros da União Europeia (UE).

Ao nível da UE, 57% dos cidadãos inquiridos estão interessados nas europeias e 43% não querem saber destas eleições.

Dos cidadãos nacionais inquiridos, 62% da população entre os 15 e os 24 anos não está interessadas nas eleições para o PE, em oposição com a faixa etária entre os 25 e os 39 anos, em que 58% quer participar e saber o resultados das europeias.

As percentagens são semelhantes para os cidadãos inquiridos entre os 40 e 54 anos e superior (54% estão interessados).

Olhando para o espetro político, 61% e 60% dos eleitores do centro e de direita, respetivamente, estão interessados nas eleições, e 55% do eleitorado de esquerda em Portugal tem interesse no único sufrágio em simultâneo em todos os países da UE.

Se as eleições ocorressem dentro de uma semana, em Portugal 57% das pessoas inquiridas admite que ia votar, 15% ponderaria e 23% não o faria de todo. Só 5% dos inquiridos optou por não responder.

Neste parâmetro, a discrepância para a percentagem europeia é maior, com 68% dos inquiridos a admitir votar se as eleições fossem na próxima semana, 14% ponderariam e 16% colocariam de lado essa hipótese.

Em Portugal, as faixas etárias entre os 25 e os 39 anos e com mais de 55 são as que admitiriam votar já dentro de uma semana se pudessem.

Contudo, aumentou em 9 ponto percentuais o número de portugueses que querem votar com o intuito de apoiar um partido político (43%), 34% acreditam que é a sua função enquanto cidadãos europeus e têm por hábito votar em todas as eleições.

Este Eurobarómetro foi realizado entre 28 de setembro e 15 de outubro em Portugal e foram inquiridos presencialmente 1.030 cidadãos portugueses (de um total de 26.523 europeus), com idades superiores a 15 anos. O número de portugueses escolhidos para participar no inquérito foi baseado na dimensão populacional de cada Estado-membro.

Últimas do País

Associações da hotelaria e da restauração, em linha com a confederação do turismo, consideram a greve geral prematura e despropositada quando a negociação laboral está em curso e antecipam que o impacto no setor será por via indireta.
A aplicação de telemóveis SNS 24 permite a partir de hoje a triagem de sintomas respiratórios, anunciou o secretário de Estado da Gestão da Saúde, manifestando-se convicto de que os constrangimentos da Linha SNS 24 estão ultrapassados.
As provas nacionais deste ano letivo começam no final de maio com os alunos do 4.º ano a demonstrarem os seus conhecimentos em Educação Artística e terminam em julho com os exames do ensino secundário.
A GNR e a Guardia Civil espanhola detiveram 15 pessoas e apreenderam 1.509 quilos de haxixe e 36 embarcações numa operação conjunta de combate ao tráfico de droga por via marítima na Península Ibérica, foi hoje anunciado.
A PSP está a realizar hoje buscas na sede do Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Porto, no âmbito de um inquérito que investiga o alegado desvio de dinheiro da instituição pelo anterior presidente, indicou fonte judicial à agência Lusa.
As reclamações sobre os serviços digitais subiram 170% no terceiro trimestre do ano, sendo a plataforma mais reclamada o Facebook, da Meta, avançou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam, na manhã desta quarta-feira, tempos de espera superiores a 14 horas para a primeira observação, segundo dados do portal do SNS.
Uma mulher do alegado grupo criminoso desmantelado em maio e que se dedicava ao auxílio à imigração ilegal, corrupção e branqueamento de capitais viu a sua medida de coação ser agravada para prisão preventiva, informou hoje a PJ.
O programa "ligue antes, salve vidas", para reduzir a pressão nas urgências, ainda não foi implementado em todas as unidades locais de saúde por falta de capacidade da linha SNS 24, reconheceu hoje o diretor executivo do SNS.
O presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) anunciou hoje que o regulador vai analisar contratos de seguros de proteção ao crédito, onde vê sinais de “algum desequilíbrio” na relação contratual com os clientes.