Mortos e feridos em tiroteio na Universidade de Praga

Um tiroteio na Universidade de Praga fez hoje mortos e feridos, anunciou a polícia checa, sem fornecer mais pormenores.

© D.R.

“Segundo as primeiras informações, podemos confirmar que há mortos e feridos no local”, lê-se numa mensagem divulgada pela polícia na sua conta da rede social X (antigo Twitter).

Pouco depois, na mesma rede, a polícia anunciou ter abatido o homem armado autor dos disparos num edifício universitário no centro da capital checa.

“O atirador foi eliminado e o edifício foi evacuado”, indicou a polícia num breve comunicado.

Segundo a comunicação social checa, o tiroteio ocorreu na Faculdade de Belas-Artes, cujos professores e alunos receberam ordens para trancarem as portas das salas onde se encontravam durante a intervenção policial.

A estação televisiva privada Nova TV noticiou uma explosão e um homem armado no telhado do edifício do centro histórico de Praga.

O ministro do Interior, Vit Rakusan, disse à televisão pública que “não tinha sido confirmada a presença de outro atirador” e apelou à população para seguir as instruções da polícia.

Os agentes vedaram a zona e pediram às pessoas residentes na vizinhança para permanecerem no interior das habitações.

Últimas do Mundo

Mais de 75% das terras do mundo ficaram mais secas nas últimas três décadas, alertou a ONU num relatório hoje publicado, que revela uma crise que poderá afetar até cinco mil milhões de pessoas até 2100.
Uma explosão numa refinaria da empresa petrolífera ENI em Calenzano, perto de Florença, norte de Itália, provocou pelo menos dois mortos e oito feridos, anunciaram hoje as autoridades locais, que estão a avaliar os efeitos poluentes do incidente.
O Presidente deposto sírio Bachar al-Assad e a sua família estão em Moscovo, segundo agências de notícias russas, citadas pela AFP.
A missa voltou a ouvir-se hoje na catedral Notre-Dame de Paris quebrando o ‘silêncio’ de mais de cinco anos imposto pelo incêndio que devastou o local em abril de 2019.
Centenas de refugiados sírios residentes no Líbano atravessaram hoje a fronteira de regresso ao seu país, poucas horas depois de ter sido expulso o presidente Bashar al-Assad e encerrando cinco décadas de governo do Partido Baath.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse hoje que 43 mil soldados ucranianos foram mortos e 370 mil ficaram feridos desde o início do conflito com a Rússia, há quase três anos.
O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmoud Abbas, declarou, em entrevista à agência Lusa, que a Palestina está pronta para realizar eleições “imediatamente e sem demoras”, se Israel permitir a votação em Jerusalém Oriental e noutros territórios ocupados.
Grupos rebeldes anunciaram hoje, num discurso na televisão pública síria, a queda do 'tirano' Bashar al-Assad, garantindo que libertaram todos os prisioneiros detidos 'injustamente' e apelando aos cidadãos e combatentes que preservem as propriedades do Estado.
O Papa Francisco criticou hoje, durante a missa na Basílica de São Pedro, a preocupação de certos países com o crescimento financeiro, enquanto há fome e guerra em meio mundo.
A Polícia Judiciária (PJ) participou, juntamente com as autoridades espanholas, na apreensão de mais de 3.500 quilos de cocaína ao largo das ilhas Canárias, num barco com 10 tripulantes, que foram todos detidos.