Mísseis do sul do Líbano atingem igreja ortodoxa e ferem 9 soldados israelitas

O exército israelita anunciou hoje que nove soldados e um civil foram feridos por mísseis disparados pelo Hezbollah, que atua a partir do sul do Líbano, tendo um deles atingido uma igreja numa aldeia árabe que Israel destruiu em 1951.

@ Facebook Israel Reports

 

“O Hezbollah atacou a igreja ortodoxa grega de Santa Maria de Iqrit, uma aldeia árabe no norte de Israel”, declarou o exército em comunicado.

“Um míssil antitanque proveniente do Líbano atingiu diretamente a igreja, ferindo um civil. Este ataque não é apenas uma violação flagrante da Resolução 1.701 do Conselho de Segurança da ONU, mas também um ataque à liberdade religiosa”, acrescentou o exército.

Em seguida, o exército anunciou que nove soldados tinham sido feridos, um deles gravemente, por outro ataque do Hezbollah enquanto ajudavam o civil ferido na igreja.

A Resolução 1.701, aprovada para pôr fim à guerra entre Israel e o Hezbollah em 2006, estipula que apenas o exército libanês e a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) devem ser destacados entre a fronteira e o rio Litani.

O Hezbollah já reivindicou a responsabilidade por vários tiros disparados contra posições militares no norte de Israel, alegando, em particular, ter atingido um quartel com “mísseis do tipo ‘Burkan’”.

Os habitantes de Iqrit foram expulsos das suas terras pelo exército israelita pouco depois da fundação do Estado de Israel, em 1948.

Segundo o exército, a igreja atingida hoje pelo míssil, que provocou também danos materiais no cemitério contíguo, é o vestígio que restam da aldeia que o exército israelita destruiu na véspera de Natal de 1951 para impedir o regresso dos seus habitantes na sequência de uma decisão do Supremo Tribunal de Israel.

Desde o início da guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza, desencadeada por um ataque sem precedentes do movimento islamita palestiniano em solo israelita, a 07 de outubro, tem havido trocas de tiros quase diárias entre Israel e o Hezbollah na fronteira.

Desde 07 de outubro, a violência na fronteira causou mais de 150 mortos do lado libanês, a maior parte dos quais combatentes do Hezbollah, e pelo menos 13 mortes do lado israelita, incluindo nove soldados.

Já hoje, duas pessoas foram feridas por fogo israelita na cidade libanesa de Touline, a 10 quilómetros da fronteira israelo-libanesa, segundo a agência noticiosa nacional libanesa (NNA).

A 20 de novembro, a NNA informou que a igreja de São Jorge, na aldeia de Yaroun, tinha sofrido “danos consideráveis” depois de ter sido atingida por fogo de artilharia israelita.

Últimas do Mundo

Uma mulher de nacionalidade portuguesa está entre os feridos do incêndio num bar da estância de ski de Crans Montana, na Suíça, existindo ainda uma outra desaparecida, avançou à Lusa o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Na sequência de um endurecimento da política migratória, a Polónia procedeu, em 2025, à execução de aproximadamente 2.100 ordens de deportação, um aumento significativo face ao ano anterior, assumindo como prioridade o cumprimento da lei e a defesa da ordem pública.
O incêndio num bar da estância de esqui de Crans-Montana, na Suíça, durante a noite de Passagem de Ano, provocou a morte de cerca de 40 pessoas e feriu aproximadamente outras 115, anunciou hoje a polícia do cantão de Valais.
O líder do hospital público de Macau revelou hoje que a região, que em 2024 já teve a mais baixa natalidade do mundo, registou em 2025 o menor número de nascimentos em quase 50 anos.
Os Estados Unidos (EUA) anunciaram novos ataques aéreos contra mais dois navios suspeitos de envolvimento no tráfico de droga, que causaram a morte de pelo menos cinco pessoas.
A companhia Eurostar anunciou hoje a retoma de todos os serviços de comboios entre o Reino Unido e a Europa continental, após uma suspensão de várias horas devido a problemas técnicos, mas alertou para possíveis interrupções.
O antigo primeiro-ministro malaio Najib Razak foi hoje condenado a 15 anos de prisão por corrupção no fundo de investimento estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB).
A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.