Contratorpedeiro norte-americano abate mísseis disparados do Iémen

Um contratorpedeiro norte-americano abateu no sábado dois mísseis balísticos antinavio disparados do Iémen, ao responder a um pedido de socorro de um navio porta-contentores atingido num outro ataque, anunciou o exército.

© D.R.

 

Os mísseis foram lançados a partir de território controlado pelos rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão, disse o Comando Central dos EUA (Centcom) nas redes sociais, acrescentando que este foi o 23.º ataque a navios comerciais desde 19 de novembro.

Os contratorpedeiros USS Gravely e USS Laboon responderam a um pedido de assistência do Maersk Hangzhou, um navio porta-contentores dinamarquês com pavilhão de Singapura, que informou ter sido atingido por um míssil no mar Vermelho, acrescentou.

Durante a operação de socorro, o USS Gravely abateu mísseis que tinham sido disparados “na direção de navios militares norte-americanos”, indicou.

Desde o início da guerra a 07 de outubro entre Israel e o movimento islamita Hamas em Gaza, os Huthis, que controlam uma grande parte do Iémen, intensificaram os ataques no mar Vermelho contra navios que consideram “ligados a Israel”, em solidariedade com o território palestiniano bombardeado e sitiado.

O principal aliado de Israel, os Estados Unidos, juntamente com outros países, patrulham esta parte estratégica do mundo, no âmbito de uma coligação internacional para proteger o tráfego marítimo dos ataques dos Huthis.

Últimas do Mundo

Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
A infertilidade afeta uma em cada seis pessoas no mundo em algum momento da sua vida reprodutiva e 36% das mulheres afetadas também são vítimas de violência por parte de seus parceiros, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS).