Ventura critica “malabarismos políticos” para tentar “isolar o CHEGA”

O presidente do CHEGA, André Ventura, criticou o que classificou de "malabarismos políticos" de outros partidos para tentar "isolar o CHEGA" após as eleições legislativas e acusou o PS de "brutal incompetência" na saúde.

© Folha Nacional

“Desde que o CHEGA se assumiu nas sondagens como o desafiador, e elas não baixam e não saem do lugar em que o CHEGA solidamente se ancorou, entre os 17 e os 21%, os partidos procuram agora qualquer solução para deixar o Chega de fora. Todos. Fazem os maiores malabarismos políticos, parlamentares e diplomáticos para ver se conseguem isolar o CHEGA”, afirmou.

André Ventura discursava no final de um jantar/comício na Guarda, no quinto dia de campanha oficial para as eleições legislativas de 10 de março.

“Se eles têm tanto medo, se se estão a tentar juntar de toda a maneira para nos isolar, não é pela ideologia nem pelo racismo nem pelo fascismo, é porque os tachos estão a acabar”, afirmou.

“Eu hoje ouvi a mais fantástica de todas. O deputado Rui Tavares, do Livre, um partido de extrema-esquerda, veio dizer que também está disponível para dialogar com PSD e IL se isso excluir o CHEGA e isolar o CHEGA. Vejam onde chega a paranoia, o tachismo e o medo. Isto é o tipo de políticos que vendiam a mãe se fosse preciso para se manterem no poder”, acusou, depois de à chegada ao comício lhe ter chamado “vendilhão político”.

André Ventura disse não saber “o que PSD e IL têm a dizer sobre umas conversas com o Livre, que defende coisas tão extraordinárias como as renacionalizações de uma série de empresas, que a semana deve ter quatro dias de trabalho, que deve haver rendimentos de inserção para todos, quer trabalhem ou não”, e deixou uma garantia.

“Com esta malta, com esta ‘esquerdalhada’ toda que está no parlamento e que defende mais subsídios para toda gente, para quem não trabalha, que defendem ataques às polícias e a diminuição da autoridade, que defendem a bandalheira e impunidade, PSD e IL podem fazer o que entenderem, para mim eles valem zero e nunca me sentarei sequer à mesa com eles”, disse, referindo que não fundou o CHEGA “para andar em cocktails com os outros partidos”, mas sim “para falar aos portugueses e para lhes fizer o que vamos fazer”.

Mais à frente no seu discurso, o presidente do CHEGA considerou também que o problema do estado da saúde no país é a “brutal incompetência” do PS.

“O PS se tivesse vergonha na cara não se candidatava a estas eleições”, sustentou.

André Ventura voltou também a criticar a coordenadora do BE, dizendo que “as mentiras de Mariana Mortágua não acabam” e que é “a personificação, o símbolo, a expressão do que é a fraude e a burla que é a extrema-esquerda”.

“Se os liberais e a AD estão confortáveis em falar com esta gente, nós só temos mesmo um caminho, temos que ignorá-los e ter maioria absoluta. É a única forma de conseguirmos governar”, apelou.

Considerando que “o país vai mudar no dia 10 de março”, Ventura defendeu que “acabou a hostilização e as cercas sanitárias” ao CHEGA.

Aproveitando que o cabeça de lista na Guarda é o antigo dirigente da Iniciativa Liberal Nuno Simões de Melo, o presidente do CHEGA considerou que este partido “que era suposto ser um partido de direita, que ajudasse o espectro da direita, algures no caminho passou a ser um partido apenas de direita economicamente e tudo o resto se transformou num partido de esquerda”.

“O estar aqui o Nuno connosco, ser o nosso cabeça de lista, é sinal de que os verdadeiros originais liberais hoje estão no CHEGA, e isso deixa-me muito orgulhoso”, disse em declarações aos jornalistas antes do comício.

No discurso, o cabeça de lista disse não ser da Guarda nem ter familiares naquele distrito, mas garantiu que pretende ser “uma voz ativa na Assembleia da República pela Guarda e pelas suas gentes”.

Nuno Simões de Melo comprometeu-se a lutar para “cuidar de quem está, fixar população e atrair novos habitantes para a região” e defendeu que o CHEGA representa “a mudança” face a PS e PSD que são “mais do mesmo”.

Nas últimas eleições legislativas, em 2022, o CHEGA foi a terceira força política mais votada mas falhou a eleição de deputados, tendo PS conseguido dois mandatos e o PSD um.

Últimas de Política Nacional

André Ventura criticou a decisão de José Luís Carneiro de propor a abstenção do PS no Orçamento do Estado para 2027 antes de ser conhecido o documento. O Presidente do CHEGA considera que os socialistas passam a ser "parceiros" do Governo e questiona que margem resta para negociar medidas em áreas como Saúde, Administração Interna, combustíveis e alimentação.
A Comissão parlamentar vai analisar a atuação de Luís Neves durante os oito anos em que dirigiu a Polícia Judiciária e apurar eventuais responsabilidades dos membros dos governos que o nomearam e tutelaram. O CHEGA fica com a presidência, enquanto PS e PSD assumem as duas vice-presidências.
Miguel Guimarães, antigo bastonário da Ordem dos Médicos e atual deputado do PSD, é visado por acusações que incluem alegados gastos excessivos, abuso de poder e corrupção passiva.
O CHEGA queria que o Governo português promovesse junto da União Europeia a inclusão do Primeiro Comando da Capital (PCC) na lista de organizações terroristas. Mas PSD, PS, Livre e Bloco de Esquerda votaram contra.
A concelhia social-democrata corta com Luís Jesus e Alexandra Moura e acusa os dois eleitos de desrespeitarem as orientações do partido.
O CHEGA levou ao Parlamento a descida do IVA dos combustíveis de 23% para 13%, IVA Zero num cabaz de bens alimentares essenciais e o fim das portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama. Nenhuma das propostas passou. PSD, PS e CDS-PP juntaram os votos contra nas duas medidas fiscais.
André Ventura defendeu esta quinta-feira, no Parlamento, uma redução da carga fiscal sobre os combustíveis e acusou o Governo de não responder ao aumento do custo de vida.
O CHEGA aceita as duas limitações impostas por Aguiar-Branco e desbloqueia a comissão parlamentar de inquérito. Ventura mantém as críticas à decisão, mas garante que não deixará cair a investigação aos mandatos do antigo diretor da Polícia Judiciária, Luís Neves.
Autarquia liderada pelo socialista Gonçalo Lopes repartiu trabalhos semelhantes de gestão florestal por cinco procedimentos, todos abaixo do limiar europeu. Dois ficaram a poucos milhares de euros dos 216 mil e, em quatro concursos, as empresas tiveram apenas cerca de 36 horas para apresentar propostas.
O líder do CHEGA acusa José Luís Carneiro de contradição e sustenta que os socialistas preferem preservar o entendimento político com o PSD a transformar em lei aquilo que dizem defender: baixar o IVA nos combustíveis de 23% para 13%.