Autoridades espanholas resgataram 53 pessoas ao largo das Canárias

As autoridades marítimas espanholas resgataram nas últimas horas 53 pessoas, 45 homens, duas mulheres e seis menores, de origem norte-africana que se encontravam a bordo de uma embarcação ao largo das Canárias.

© Facebook Open Arms

 

Os ocupantes da embarcação precária foram resgatados às 22:30 horas de domingo (mesma hora em Lisboa), a 21 quilómetros a nordeste de Caleta de Mojón Blanco, município de Haría, Lanzarote, arquipélago das Canárias.

No domingo, os serviços de socorro de Espanha já tinham socorrido 59 pessoas de origem norte-africana que se encontravam a bordo de uma embarcação à deriva, a cerca de 21 quilómetros de Lanzarote.

Um cargueiro colaborou nesta primeira operação de salvamento que confirmou a posição da embarcação precária tendo um navio patrulha da Guardia Civil participado no resgate.

Segundo a EFE, dois membros desta primeira operação de resgate tiveram de ser transferidos para um hospital.

 Mais de 11.700 pessoas chegaram, entre 01 de janeiro e 15 de fevereiro, às ilhas Canárias de forma irregular, a bordo de embarcações precárias, um aumento de 630,6% em relação ao mesmo período de 2023, segundo os últimos dados do Governo espanhol.

Últimas do Mundo

Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.
Federação Nacional dos Sindicatos de Explorações Agrícolas (FNSEA) espera mobilizar esta terça-feira até 700 tratores e 4.000 manifestantes em Estrasburgo.
Cerca de 1.520 milhões de turistas viajaram para o estrangeiro em 2025, um ano "recorde", segundo uma estimativa publicada hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que destaca, em particular, um forte dinamismo em África e na Ásia.
O número de mortos no acidente de comboio em Adamuz (Córdova), Espanha, subiu de 40 para 41, disseram à agência de notícias espanhola EFE fontes próximas da investigação.
Mesmo com Espanha mergulhada no luto após a tragédia ferroviária que matou 39 pessoas em Adamuz, o Governo manteve esta segunda-feira a redistribuição aérea de imigrantes ilegais a partir das Canárias, transferindo mais de 180 pessoas para Madrid.