Metropolitano de Lisboa vai estudar prolongamento do Metro Sul do Tejo à Costa de Caparica

O Metropolitano de Lisboa vai fazer estudos, levantamentos e outros trabalhos necessários à contratação do prolongamento da rede do Metro Sul do Tejo à Costa de Caparica, no concelho de Almada, anunciou hoje a empresa.

©D.R.

Em nota de imprensa, o Metropolitano de Lisboa esclarece que, por delegação do Estado, através da portaria 410/2024/2, publicada na 2.ª série do Diário da República de 21 de março de 2024, o Governo escolheu a empresa para a concretização destes trabalhos, com uma despesa global até 1,65 milhões de euros, pela experiência nacional e internacional que a empresa tem neste domínio.

O Metropolitano de Lisboa adianta que o Governo justifica a escolha da empresa com a “natureza do projeto, o grau de complexidade dos trâmites inerentes à concretização dos investimentos em sistemas de Transporte Coletivo em Sítio Próprio (TCSP) de elevada capacidade e os prazos associados ao financiamento no âmbito do Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS)”.

“O prolongamento do sistema de metro ligeiro de superfície da margem sul do Tejo à Costa de Caparica é um dos projetos de sistemas de TCSP na Área Metropolitana de Lisboa considerados prioritários pelo Estado e conta com enquadramento no Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) do Portugal 2030”, lê-se na mesma nota.

A empresa refere ainda que o PACS prevê uma dotação de 3,1 mil milhões de euros, financiados pelo Fundo de Coesão, destinados ao financiamento de projetos enquadrados nas prioridades definidas para este Programa, entre as quais se contam a mobilidade urbana sustentável.

A expansão do Metro Sul do Tejo à Costa de Caparica foi anunciada pelo primeiro-ministro António Costa no dia 29 de março do ano passado, durante a iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Setúbal, dando resposta a uma reivindicação das populações desde que se iniciou a operação do metropolitano de superfície nos concelhos de Almada e do Seixal, no distrito de Setúbal, em 30 de abril de 2007.

Além da ligação do Metro Sul do Tejo à Costa de Caparica, que agora vai ser estudada pelo Metropolitano de Lisboa, estão ainda previstas outras ligações futuras, designadamente no concelho do Seixal, entre Corroios e o Fogueteiro, e nos concelhos do Seixal e Barreiro, entre Fogueteiro, Terminal Fluvial do Seixal, Terminal Fluvial do Barreiro e o apeadeiro da linha ferroviária no Lavradio.

Atualmente com três linhas em funcionamento, Cacilhas/Corroios, Pragal/Corroios e Cacilhas/Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, na Caparica, o Metro Sul do Tejo revolucionou a mobilidade entre Almada, Corroios e o Monte da Caparica, e, segundo dados da empresa, transporta mais de 16 milhões de passageiros por ano.

Os passageiros do Metro Sul do Tejo beneficiam ainda das ligações a interfaces de transportes, em Corroios e no Pragal (comboios) e em Cacilhas (barcos), bem como a dezenas de paragens da Carris Metropolitana.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.