Empresa da rede social de Trump cotada em Wall Street a partir de hoje

A empresa de controlo da rede social de Donald Trump, a Truth Social, vai começar hoje a ser cotada na praça nova-iorquina.

©facebook.com/DonaldTrump

Em documento da reguladora bolsista (SEC, na sigla em Inglês), a empresa indicou que a cotação vai passar a ser feita no índice Nasdaq e através da Trump Media & Technology Group (TMTG).

Esta empresa resultou a fusão da Truth Social e da Digital World Acquisition Corp (DWAC, uma das designadas sociedades instrumentais que visam facilitar operações bolsistas), realizada na passada sexta-feira.

Espera-se que a Truth Social, que é uma imitação da rede social X em que Trup publica diariamente, comece a cotar com uma valorização de 5,5 mil milhões de dólares.

Se assim for, a participação de Trump, que é de cerca de 60%, fica valorizada em cerca de três mil milhões de dólares.

Em todo o caso, Trump fica impedido de alienar ações durante pelo menos seis meses – o que o impede usar o dinheiro da sua eventual venda para acorrer aos seus numerosos casos judiciais.

A entrada em bolsa da Truth Social ocorre em semana turbulenta para Trump. Hoje mesmo, um tribunal de recurso nova-iorquino autorizou-o a pagar uma fiança menor do que a estabelecida no início de um caso por fraude civil.

Agora, Trump tem de pagar 175 milhões de dólares, em 10 dias, em vez dos 464 milhões iniciais, enquanto decorre a apreciação de outro recurso, relativo a uma sentença que o obriga a pagar 454 milhões de dólares.

Também hoje se soube que o julgamento, em Nova Iorque, por 34 delitos relacionados com os pagamentos irregulares à atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels em 2016, vai começar em 15 de abril.

Últimas de Economia

O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou 9.400 milhões de euros em setembro face a agosto, para 866.400 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O International Airlines Group (IAG) entregou à Parpública uma declaração de interesse no processo de privatização da TAP, anunciou hoje o grupo dono da British Airways e da Iberia, um dia antes do final do prazo definido.
O montante investido em certificados de aforro voltou a aumentar em outubro, em termos homólogos, para 39.387 milhões de euros, um crescimento de 15,4% em termos homólogos, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
A intensidade energética da economia situou-se em 3,7 MJ/euro em 2023, traduzindo uma redução de 6,4% face a 2022, o resultado mais baixo da série disponível, anunciou hoje o Instituto Nacional e Estatística (INE).
O escândalo da privatização da TAP volta a rebentar: o Ministério Público constituiu quatro arguidos por suspeitas de que a companhia aérea foi comprada… com o próprio dinheiro da TAP. A operação 'Voo TP789' desencadeou 25 buscas explosivas e está a abalar o setor da aviação nacional.
A taxa de inflação homóloga fixou-se, em outubro, nos 2,1% na zona euro, confirmou hoje o Eurostat, indicando que na União Europeia (UE) foi de 2,5%, com Portugal a apresentar a sexta menor (2,0%).
A Polícia Judiciária realizou hoje várias buscas no âmbito da privatização da TAP em 2015.
O Conselho Económico e Social (CES) considera "insuficiente o grau de clareza" das transferências internas da Segurança Social e recomenda que a Conta Geral do Estado (CGE) "passe a incluir dados detalhados" sobre a Caixa Geral de Aposentações (CGA).
O Banco Central Europeu (BCE) considerou que dez bancos importantes da zona euro tinham em 2025 provisões insuficientes para cobrir os riscos de exposições a crédito malparado, menos oito bancos que na revisão supervisora de 2024.
A Comissão Europeia decidiu hoje impor limites a importações de produtos de ligas de ferro (ferroligas) pela União Europeia (UE), como medida de proteção desta indústria.