Empresa da rede social de Trump cotada em Wall Street a partir de hoje

A empresa de controlo da rede social de Donald Trump, a Truth Social, vai começar hoje a ser cotada na praça nova-iorquina.

©facebook.com/DonaldTrump

Em documento da reguladora bolsista (SEC, na sigla em Inglês), a empresa indicou que a cotação vai passar a ser feita no índice Nasdaq e através da Trump Media & Technology Group (TMTG).

Esta empresa resultou a fusão da Truth Social e da Digital World Acquisition Corp (DWAC, uma das designadas sociedades instrumentais que visam facilitar operações bolsistas), realizada na passada sexta-feira.

Espera-se que a Truth Social, que é uma imitação da rede social X em que Trup publica diariamente, comece a cotar com uma valorização de 5,5 mil milhões de dólares.

Se assim for, a participação de Trump, que é de cerca de 60%, fica valorizada em cerca de três mil milhões de dólares.

Em todo o caso, Trump fica impedido de alienar ações durante pelo menos seis meses – o que o impede usar o dinheiro da sua eventual venda para acorrer aos seus numerosos casos judiciais.

A entrada em bolsa da Truth Social ocorre em semana turbulenta para Trump. Hoje mesmo, um tribunal de recurso nova-iorquino autorizou-o a pagar uma fiança menor do que a estabelecida no início de um caso por fraude civil.

Agora, Trump tem de pagar 175 milhões de dólares, em 10 dias, em vez dos 464 milhões iniciais, enquanto decorre a apreciação de outro recurso, relativo a uma sentença que o obriga a pagar 454 milhões de dólares.

Também hoje se soube que o julgamento, em Nova Iorque, por 34 delitos relacionados com os pagamentos irregulares à atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels em 2016, vai começar em 15 de abril.

Últimas de Economia

Os Estados Unidos suspenderam as negociações de um acordo comercial com a Tailândia devido às tensões na fronteira com o Camboja, após Banguecoque suspender um entendimento de paz assinado em outubro com a mediação do Presidente norte-americano.
A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com medicamentos nos hospitais subiu quase 15%, entre janeiro e setembro, de acordo com dados hoje publicados pelo Infarmed.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje que a taxa de inflação homóloga foi de 2,3% em outubro, menos 0,1 pontos percentuais do que a verificada em setembro.
O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,8% até setembro, face ao mesmo período de 2024, para 57,028 milhões, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O índice de volume de negócios nos serviços subiu 2,6% em setembro face ao mesmo mês de 2024, mas desacelerou 0,2 pontos percentuais relativamente a agosto, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O preço da carne de novilho não para de subir e já pesa no bolso dos portugueses. Em apenas dois anos, o quilo ficou 5 a 6 euros mais caro, um aumento de quase 100%, impulsionado pela guerra na Ucrânia e pela alta dos cereais que alimentam o gado.
As três maiores empresas do setor energético exigem a devolução de milhões de euros pagos ao Estado através da Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético (CESE), um imposto criado para financiar a redução da dívida tarifária e apoiar políticas ambientais, mas que, segundo o tribunal, foi aplicado de forma ilegal no setor do gás natural.
As exportações de bens aumentaram 14,3% e as importações subiram 9,4% em setembro, em termos homólogos, acumulando um crescimento de 1,9% e 6,5% desde o início do ano, divulgou hoje o INE.
O valor médio para arrendar um quarto em Lisboa ou no Porto ultrapassa metade do salário mínimo nacional. Perante a escalada dos preços e orçamentos familiares cada vez mais apertados, multiplicam-se as soluções alternativas de pousadas a conventos, para quem procura um teto a preços mais acessíveis.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) defende que Portugal deve optar por reduzir as isenções fiscais e melhorar a eficiência da despesa pública para manter o equilíbrio orçamental em 2026, devido ao impacto das descidas do IRS e IRC.