ULS da Lezíria regista “aumento significativo” de cancro da mama em mulheres com menos de 40 anos

A Unidade de Patologia Mamária da Unidade Local de Saúde da Lezíria registou 200 novos casos de cancro de mama em 2023, com um aumento de diagnósticos em mulheres com menos de 40 anos, foi hoje divulgado.

© D.R.

 

“O aumento significativo do número de casos de cancro de mama em mulheres com menos de 40 anos é notável, especialmente se se tiver em consideração que muitas delas apresentam alterações genéticas”, refere a Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria, em comunicado.

Na nota, a ULS revela ainda que em 2023 foram realizadas 215 cirurgias para o tratamento do cancro da mama e mais de 500 primeiras consultas.

Citada na nota, a coordenadora da Unidade de Patologia Mamária, Madalena Nogueira, indica que no ano passado 60% das cirurgias realizadas ao cancro da mama foram conservadoras, sendo que o objetivo para 2024 é atingir os 70%.

Para breve, a unidade prevê a implementação de dispositivos com tecnologia radar que irão permitir “a localização de tumores não palpáveis e a marcação dos gânglios axilares”, lê-se na nota de imprensa.

No âmbito do tratamento de patologias mamárias, a ULS da Lezíria destaca o serviço de radiologia, radioterapia e quimioterapia que proporcionam “comodidade às utentes” e o “acesso a cuidados de saúde de excelência”.

Madalena Nogueira salienta ainda que a criação da ULS da Lezíria, que entrou em funcionamento em fevereiro, irá promover uma articulação “mais estreita entre os médicos de família e a Unidade [de Patologia mamária], facilitando o encaminhamento dos casos suspeitos”.

A Unidade de Patologia Mamária tem como missão a prevenção, o diagnóstico e tratamento da patologia mamária e recebeu, em 2022, um certificado da “Breast Centres Network”, uma rede internacional de centros clínicos dedicados exclusivamente ao diagnóstico e ao tratamento do cancro da mama.

A ULS da Lezíria presta cuidados de saúde primários, diferenciados e continuados, e a sua área de influência abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Últimas do País

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos por, alegadamente, ter tentado matar outro com uma arma em julho, em Matosinhos, no distrito do Porto, anunciou hoje esta força policial.
O Agrupamento de Escolas de Souselo, em Cinfães, abriu um inquérito interno para apurar em que situação um aluno da escola de Fonte Coberta perdeu as pontas de dois dedos, revelou hoje à agência Lusa o seu diretor.
Dois serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estará encerrada uma urgência obstétrica, de acordo com o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Portugal continental registou, entre as 14h00 de quarta-feira e as 11h00 de hoje, um total de 2.434 ocorrências relacionadas com a situação meteorológica adversa, sobretudo inundações, que provocaram duas mortes e 32 pessoas deslocadas, revelou a Proteção Civil.
Portugal destaca-se entre os países com uma estrutura demográfica mais envelhecida, mas contrasta violentamente com a sua capacidade de resposta: há insuficiência de camas e de profissionais especializados para cuidar da população sénior, alerta o jornal Público.
O Ferrari 488 GTB apreendido a Bruce Teixeira, conhecido como “Bruce de Francos”, não ficará afinal na posse do Estado. Apesar de o veículo estar ao serviço da PSP desde julho, pintado com as cores e insígnias da polícia, o Tribunal do Porto decidiu que deve ser restituído ao seu verdadeiro proprietário, segundo apurou o JN.
A Polícia de Segurança Pública desmantelou uma rede de tráfico de droga que operava na Área Metropolitana de Lisboa através de aplicações informáticas criadas pelo próprio grupo e recorrendo a estafetas falsos para distribuir os estupefacientes.
O homem de 72 anos que tinha sido dado como desaparecido na noite de quinta-feira no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, foi entretanto localizado e encontra-se em segurança.
A capitania do porto do Funchal atualizou hoje os avisos de vento e agitação marítima fortes emitidos para o arquipélago da Madeira, estendendo-os até às 06:00 de sábado.
O diretor executivo da CNN Portugal, Frederico Roque de Pinho, está a ser alvo de uma investigação interna após denúncias que o acusam de alegadamente favorecer homens homossexuais na distribuição de funções dentro da redação.