PSP detetou mais de 400 falsos TVDE ou taxistas no aeroporto de Lisboa

A PSP anunciou hoje a apreensão de 2.808 euros a um homem que se fazia passar por transportador de passageiros no Aeroporto de Lisboa, onde este ano já registou mais de 400 contraordenações de falsos motoristas TVDE e taxistas.

© D.R.

Num comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (COMETLIS) destacou que este fenómeno, que existe um pouco por todos os aeroportos europeus, consiste em aliciar potenciais clientes para transporte a preços mais baixos, por suspeitos que se dizem profissionais legalmente habilitados para realizarem o transporte, dentro da plataforma TVDE ou do serviço táxi, embora na realidade não estejam devidamente credenciados para o efeito.

No âmbito do combate a esta atividade ilegal, na quinta-feira foram apreendidos 2.808 euros por atividade comercial não autorizada a um homem com 41 anos quando angariava passageiros no Aeroporto Humberto Delgado.

A polícia indicou que só nos primeiros quatro meses deste ano já foram registadas mais de 400 destas infrações no Aeroporto de Lisboa.

“No que diz respeito às contraordenações, em 2023, só no Aeroporto Humberto Delgado, foram noticiadas e encaminhadas para a entidade competente quase mil infrações cujo valor das coimas ascende ao milhão de euros”, acrescentou.

A PSP afirmou ainda que, além das contraordenações, no âmbito destas operações tem também detetado fenómenos criminais associados a esta atividade, que levaram a detenções e/ou à constituição de arguidos e à apreensão de “várias viaturas e elevadas quantias monetárias”.

“Em algumas situações, no destino, [os passageiros] são confrontados com valores completamente diferentes dos acordados, sendo vítimas de burla ou de extorsão, práticas que constituem crime”, sublinhou a polícia.

A PSP realçou ainda que a tomada de táxis no Aeroporto Humberto Delgado se faz exclusivamente na praça das chegadas e a tomada de TVDE no parque próprio e sempre através de plataforma (em ambos os casos, nunca na aerogare).

Últimas do País

O corpo de um homem foi resgatado do interior da viatura encontrada submersa numa linha de água no concelho de Serpa, revelaram as autoridades, tendo a Proteção Civil referido que não estava mais ninguém no veículo.
As autoridades nacionais não indicam o número de feridos das tempestades que afetaram o país na última semana, com o Ministério da Saúde a remeter para a Direção Executiva do SNS, que não disponibilizou ainda os dados.
O número de utentes sem médico de família subiu para 1.563.710 no final de dezembro, segundo o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde, que mostra também um aumento no número de inscritos nos Cuidados de Saúde Primários.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 3.326 ocorrências relacionadas com cheias entre 01 de fevereiro e as 12:00 de hoje, indicou o comandante nacional do organismo.
Nove pessoas foram detidas por branqueamento, burla e extorsão, numa operação para desmantelar uma organização que angariava pessoas que cediam as contas bancárias para fraudes a empresas, esquema que resultou num prejuízo superior a 250 mil euros.
Um total de 93 mil clientes das redes eletrónicas continua sem abastecimento de energia elétrica devido aos danos provocados pela depressão Kristin, que afetou Portugal continental há uma semana, na rede de distribuição, informou hoje a empresa.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu hoje recomendações de segurança após os danos causados ​​pela tempestade Kristin, alertando para o risco de exposição ao amianto durante trabalhos de limpeza, remoção de destroços e reparos de edifícios.
Uma bomba ficou hoje ferida após ser atropelada quando se dirigiu para o quartel da corporação de Monte Redondo, no concelho de Leiria, por um condutor que se colocou em fuga, afirmaram fontes da Proteção Civil e da GNR.
O número de doentes tratados por doença oncológica aumentou 67% em cinco anos, mas um em cada quatro ainda foram operados acima do tempo máximo de resposta em 2024, indicam dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A Proteção civil registou 121 ocorrências, entre as 00h00 e as 07h00 relacionadas com o mau tempo, mantendo-se as autoridades a avaliar e monitorizar o nível das águas em várias regiões, que se mantém estável.