PJ ajuda a desmantelar grupo criminoso em Espanha e apreende 70 quilos de cocaína

A Polícia Judiciária (PJ) ajudou as autoridades espanholas a desmantelar um grupo de crime organizado dedicado ao tráfico de droga, resultando na apreensão de 70 quilos de cocaína e na detenção de quatro homens em Espanha.

© Facebook da PJ

Segundo o comunicado enviado esta quarta-feira às redações pelo órgão de polícia criminal, a investigação de combate ao tráfico transnacional de droga, pela via marítima, surgiu a partir da identificação (pela Autoridade Tributária e Aduaneira) de um contentor que tinha chegado ao Porto de Sines, com origem no Panamá, e que entre painéis fotovoltaicos e estruturas metálicas tinha também várias embalagens de cocaína.

“Através das diligências efetuadas pela Polícia Judiciária, apurou-se que o contentor seria transportado para Espanha, onde a droga seria retirada. Assim, a PJ montou um dispositivo de seguimento e vigilância”, referiu a força de segurança.

Numa ação conjunta com o Cuerpo Nacional de Policia, de Espanha, as autoridades seguiram a chegada do contentor a um armazém na cidade espanhola de Cáceres, onde foram detidos três suspeitos que aguardavam a chegada o contentor para retirar a droga.

Mais tarde, foi detido um quarto suspeito, que as autoridades espanholas apontam como o principal responsável do grupo criminoso.

A PJ indicou também que os quatro detidos de nacionalidade espanhola já foram presentes à respetiva autoridade judiciária, tendo sido aplicada a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.

A intervenção na denominada Operação Leitão esteve a cargo da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes.

Últimas do País

Um jovem de 18 anos foi detido pela GNR por furto de azeitona, no concelho de Mourão, no distrito de Évora, tendo os militares apreendido 300 quilos daquele fruto, revelou hoje a força de segurança.
O tempo médio de espera no serviço de urgência do Hospital Amadora-Sintra, atingia hoje as 15 horas e 19 minutos, com 36 utentes a aguardar uma primeira observação, cerca das 10:15.
Os concursos para contratar médicos especialistas recém-formados estão atrasados, alertou o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), sublinhando que o prazo para colocar mais profissionais nos serviços de saúde públicos terminou na sexta-feira.
A área ardida até 30 de novembro foi a quarta mais elevada desde 2001, com 270.000 hectares em 8.284 sinistros, e a segunda pior na década, só superada em 2017, segundo o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
O advogado Paulo Abreu dos Santos, com passagem pelo Governo, foi detido por centenas de crimes ligados à pornografia de menores e a abusos sexuais de crianças, alguns alegadamente praticados e registados pelo próprio.
O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira registou até às 12h00 deste sábado um total de 185 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas nesta região.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) reclamou, este sábado, o pagamento imediato da dívida de 30 milhões de euros às corporações respeitante ao transporte de doentes urgentes para os hospitais e pediu para ser ouvida em qualquer reforma do setor.
Dois homens foram detidos na quinta-feira no concelho de Cantanhede por suspeita de tráfico de estupefacientes, informou hoje a GNR de Coimbra.
Os ministros das pescas europeus chegaram hoje a um acordo sobre as capturas em 2026, com uma previsão de reduzir o volume global, nalguns casos com impacto em Portugal, como é o caso do carapau, solha ou linguado.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação anunciou esta sexta-feira que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros por horas extraordinárias acumuladas desde 2018, que, erradamente, não tinham sido pagas.