Universidade da Beira Interior implementa projeto de promoção da saúde mental

A Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, vai implementar um projeto de promoção da saúde mental, um investimento de 307 mil euros que permite reforçar a resposta na área e diversificar o tipo de intervenção.

© Técnico Lisboa

O “AltaMente Saudáveis”, com a duração de três anos e financiado pelo Programa de Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, pretende dar especial destaque à prevenção, embora também permita dotar o Gabinete de Apoio Psicológico de outras valências.

“Nunca houve na universidade um projeto com desta envergadura para a área da saúde mental. Eu acredito que irá fazer muita diferença neste campo”, vincou a vice-reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social, Amélia Augusto, em declarações à agência Lusa.

Além dos dois psicólogos, a universidade vai passar a ter o acompanhamento de mais dois, de um técnico de desporto e de um psiquiatra, não para dar consultas, mas para que possa fazer algum tipo de acompanhamento e a ligação às especializações do Serviço Nacional de Saúde.

“Este projeto vai-nos permitir não apenas reforçar o que já estamos a fazer, o que é muito importante, mas também ter intervenções diferentes e ter um foco especial na prevenção. Vai-nos permitir apostar em diferentes atividades, com diferentes propósitos”, explicou, à Lusa, a vice-reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social.

A coordenadora do “AltaMente Saudáveis” sublinhou que aspetos como a pandemia, o isolamento social e a desconstrução dos estigmas associados à saúde mental justificam que mais gente da comunidade académica tenha procurado esta resposta, que já oferecia terapia, sessões de grupo e sessões de relaxamento.

Mas “o espírito do programa não visa apenas a psicoterapia, porque prevenir é melhor do que intervir”, frisou Amélia Augusto, motivo pelo qual a UBI vai formar alunos de todos os cursos e professores para serem “guardiões emocionais”, pessoas capazes de identificar e ajudar colegas que estejam a enfrentar dificuldades.

O programa prevê dar um impulso ao exercício físico, a estilos de vida saudáveis como forma de prevenção e à criação de espaços em que os estudantes das diferentes faculdades possam interagir.

“Uma boa parte da intervenção ao nível da prevenção passa pelo desporto como instrumento para melhorar esses momentos de interação social e de promoção de estilos de vida saudáveis”, revelou a vice-reitora da UBI.

Outra ferramenta a criar, da responsabilidade do pró-reitor do Digital, Pedro Inácio, com a colaboração do Departamento de Informática, é um recurso ‘online’ que a comunidade académica possa utilizar de forma autónoma, com conteúdos de autoajuda e outro tipo de conteúdos disponíveis.

“Acreditamos que são recursos com os quais eles lidam bem e que recebem melhor do que, por exemplo, a informação passada por via tradicional, como um folheto”, vincou Amélia Augusto.

A vice-reitora salientou que “o bem-estar dos estudantes é uma preocupação da reitoria” e acrescentou que “as questões de saúde mental fazem parte do bem-estar dos estudantes”.

A primeira reunião do projeto já se realizou e o “AltaMente Saudáveis” vai começar agora a ser implementado.

Últimas do País

Sete homens, com idades entre os 30 e os 41 anos, foram detidos por tráfico de droga nos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos (distrito de Santarém), Sintra (Lisboa), Setúbal e Vendas Novas (Évora), revelou hoje a GNR.
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) manifestou hoje preocupação com o alerta dos internistas da ULS do Tâmega e Sousa sobre a sobrecarga assistencial, assegurando que irá acompanhar o processo e intervir para promover soluções.
A Agência Portuguesa do Ambiente chumbou as alterações que o consórcio AVAN Norte queria fazer à linha de alta velocidade, nomeadamente alterar a estação de Gaia e construir duas pontes, segundo uma decisão a que a Lusa teve acesso.
A produção de vinho em Portugal teve uma quebra de 14% na campanha de 2025/2026, para 5,9 milhões de hectolitros, segundo dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).
O Hospital de Vila Franca de Xira tem mais de 80 camas contratualizadas para doentes que já tiveram alta clínica, num investimento superior a seis milhões de euros por ano, revelou hoje o presidente do conselho de administração.
Os preços dos bilhetes nos serviços CP vão aumentar, em média, 2,26% em 2026, mas o custo dos passes não vai ter alterações, anunciou hoje a empresa.
O bolo-rei foi a última grande mudança na ceia de Natal tradicional portuguesa. Mais de 100 anos depois de sua introdução, o investigador acredita que este doce poderá começar a perder a centralidade que conquistou.
A GNR e a PSP detiveram nos últimos quatro dias uma média de 76 condutores por dia por excesso de álcool no sangue, no âmbito de operações de fiscalização mais rigorosos em virtude da quadra festiva.
Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.