Fernando Pimenta passeia classe e está nas finais de K1 1.000 e 500 dos Europeus

O canoísta Fernando Pimenta qualificou-se hoje diretamente para as finais de K1 1.000 e 500 metros dos Europeus da Hungria, impondo-se nas eliminatórias com dois triunfos inquestionáveis em Szeged, Hungria.

© Facebook/Fernando.Pimenta

Com apenas uma vaga a dar acesso imediato à regata das medalhas, Pimenta voltou a superiorizar-se nos 1.000 metros, em 3.32,678 minutos, batendo o bielorrusso Aleh Yurenia, por 1,053 segundos, e o dinamarquês Thorbjorn Rask, por 4,254.

O tempo de Pimenta nas eliminatórias só foi superado pelo do campeão olímpico, o húngaro Balint Kopasz, mais rápido 144 milésimos de segundo, e que o luso vai reencontrar no domingo, dia no qual também disputa a final de K1 5.000.

Nos 500, Pimenta reagiu a um forte início de dois opositores para vencer em 1.39,725 minutos, superando o espanhol Roi Rodriguez, por tranquilos 2,764 segundos, e o lituano Viktor Caplinskij, por 3,421.

Adam Varga, o magiar medalha de prata em Tóquio2020 nos 1.000 metros, será o rival mais forte do limiano na luta pelas medalhas nesta distância mais curta, na sexta-feira.

Pimenta engrossa assim o número de finais diretas de Portugal na Hungria, depois do êxito de Pedro Casinha, em K1 200 metros, Iago Bebiano e Kevin Santos, em K2 200, e de Norberto Mourão, na classe adaptada de VL2.

Esta tarde Portugal vai ter mais uma embarcação a tentar o apuramento direto, nomeadamente Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha, em K2 500 metros.

A seleção portuguesa em Szeged está desfalcada dos campeões do Mundo em K2 500 metros João Ribeiro e Messias Baptista, que seguem um plano de preparação específico para Paris2024, tal como Teresa Portela, que também optou por não competir em K1 500 metros e segue um programa personalizado.

Os eventos da canoagem sprint nos Jogos Olímpicos vão decorrer entre 06 e 10 de agosto, sendo que Portugal vai estar representado por Fernando Pimenta, em K1 1.000 metros, João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500, e por Teresa Portela, em K1 500.

Norberto Mourão, em VL2, e Alex Santos, em KL1, voltam a vestir as cores de Portugal nos Jogos Paralímpicos.

Últimas de Desporto

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.