Vítor Almeida nomeado presidente do INEM após demissão polémica

Depois de Luís Meira ter apresentado a demissão ao cargo de presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, na passada segunda-feira, a SIC Notícias avançou esta quarta-feira que o anestesista Vítor Almeida será o novo presidente do INEM.

© Facebook / INEM

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) já tinha apresentado, em 2023, o nome de Vítor Almeida para assumir o cargo. Contudo, o Governo de António Costa manteve Luís Meira na presidência do INEM.

“Uma demissão há muito esperada por nós, que já tínhamos solicitado ao Governo anterior, e que pode ser o início de um ciclo que trave a degradação dos serviços que tem vindo a ocorrer nos últimos tempos”, declarou à Renascença, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, Rui Lázaro. E o representante da Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica, Paulo Paço, corrobora. “Espero que o sucessor de Luís Meira seja capaz de fazer a tão ansiada remodelação no INEM, porque o sistema está pela hora da morte”, afirmou. A demissão de Luís Meira ocorreu um dia após trocas de acusações, com Ana Paula Martins, envolvendo o concurso para o serviço de trans- porte aéreo de doentes. A ministra manifestou estranheza pelo facto de o instituto não ter aberto concurso público para a aquisição de quatro helicópteros de emergência médica, com verbas aprova- das em finais de 2023. “Desde o dia 2 de abril até à data, o INEM não lançou nenhum concurso público internacional para aquisição dos serviços em causa. Não compreendemos os motivos”, referiu o Ministério da Saúde, em comunicado enviado à Lusa. Segundo a Rádio Renascença, o concurso foi aberto no início deste ano e recebeu apenas duas propostas a ultrapassar o teto de 12 milhões de euros estipulado pelo Governo, levando à necessidade de um novo ajuste direto. Adianta a SIC Notícias, o Ministério da Saúde garantiu que o Governo questionou o Conselho Diretivo do INEM, sobre o serviço de transporte de emergência em helicópteros, por saber que o ajuste direto em vigor terminava a 30 de junho. Ainda assim, o instituto “nunca apresentou uma solução”, ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros de outubro de 2023, que autoriza a despesa relativa ao lançamento de um novo concurso público para o período 2024-2028.

No arranque do mês, a tutela anunciou a realização de uma auditoria administrativa e financeira ao INEM e, na última audição no parlamento, a ministra explicou que pretendia “perceber exatamente” vários processos, nomeadamente a contratação de helicópteros e ambulâncias e ajustes diretos no instituto.

Vítor Almeida é atualmente médico anestesiologista no Hospital São Teotónio, em Viseu. Foi presidente do Colégio da Competência de Emergência Médica da Ordem dos Médicos e também coordenador do Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos e, no exercício destas funções, este envolvido na ajuda humanitária à Ucrânia. Durante a pandemia, também foi parte integrante do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos.

 

Últimas do País

Um motorista de uma plataforma online TVDE (Transporte em veículo Descaracterizado), suspeito de violar uma cliente em Monsanto (Lisboa), ficou em prisão preventiva, anunciou este sábado a Polícia Judiciária.
Cerca de 20 mil pessoas continuam sem energia na região de Leiria, 17 dias depois da passagem da depressão Kristin, revelou hoje o presidente do Conselho Intermunicipal daquela Região, Jorge Vala.
A Força Aérea reforçou na madrugada de hoje o dispositivo de alerta de oito para 14 aeronaves disponíveis, para a possibilidade de evacuações em Coimbra, enquanto a Marinha teve no terreno mais de 540 operacionais.
Mais de 200 estradas estão hoje cortadas ao trânsito no país devido ao mau tempo, entre autoestradas, estradas nacionais, municipais e itinerários complementares, sendo Coimbra o distrito com mais vias interditas à circulação, segundo a GNR.
Três serviços de urgência de Ginecologia e Obstetrícia vão estar encerrados no sábado e dois no domingo, na região Centro e em Setúbal, segundo as escalas publicadas no Portal do SNS.
As apreensões de botijas de óxido nitroso, substância psicoativa conhecida como "gás do riso", aumentaram quase 15 vezes entre 2023 e 2025, passando de 175 para 2.615, revelam dados hoje divulgados pela GNR à agência Lusa.
Um homem foi acusado pela prática de quatro crimes de terrorismo, sendo dois por incitamento e outros dois por glorificação deste tipo de práticas, informou hoje o Ministério Público (MP).
A idade mediana na União Europeia (UE) subiu 2,1 anos desde 2015 ao fixar-se em 44,9 anos em 2025, sendo Portugal um dos países mais envelhecidos do espaço comunitário, divulgou hoje o Eurostat.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ativou hoje o Plano de Emergência Interno (PEI) e acionou o Gabinete de Crise para acompanhar a situação do mau tempo na região de Coimbra.
Um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades do Reino Unido por suspeitas de abuso sexual da enteada menor, foi detido esta quinta-feira no concelho de Viseu.