Vítor Almeida nomeado presidente do INEM após demissão polémica

Depois de Luís Meira ter apresentado a demissão ao cargo de presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), à ministra da Saúde, Ana Paula Martins, na passada segunda-feira, a SIC Notícias avançou esta quarta-feira que o anestesista Vítor Almeida será o novo presidente do INEM.

© Facebook / INEM

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) já tinha apresentado, em 2023, o nome de Vítor Almeida para assumir o cargo. Contudo, o Governo de António Costa manteve Luís Meira na presidência do INEM.

“Uma demissão há muito esperada por nós, que já tínhamos solicitado ao Governo anterior, e que pode ser o início de um ciclo que trave a degradação dos serviços que tem vindo a ocorrer nos últimos tempos”, declarou à Renascença, o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, Rui Lázaro. E o representante da Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica, Paulo Paço, corrobora. “Espero que o sucessor de Luís Meira seja capaz de fazer a tão ansiada remodelação no INEM, porque o sistema está pela hora da morte”, afirmou. A demissão de Luís Meira ocorreu um dia após trocas de acusações, com Ana Paula Martins, envolvendo o concurso para o serviço de trans- porte aéreo de doentes. A ministra manifestou estranheza pelo facto de o instituto não ter aberto concurso público para a aquisição de quatro helicópteros de emergência médica, com verbas aprova- das em finais de 2023. “Desde o dia 2 de abril até à data, o INEM não lançou nenhum concurso público internacional para aquisição dos serviços em causa. Não compreendemos os motivos”, referiu o Ministério da Saúde, em comunicado enviado à Lusa. Segundo a Rádio Renascença, o concurso foi aberto no início deste ano e recebeu apenas duas propostas a ultrapassar o teto de 12 milhões de euros estipulado pelo Governo, levando à necessidade de um novo ajuste direto. Adianta a SIC Notícias, o Ministério da Saúde garantiu que o Governo questionou o Conselho Diretivo do INEM, sobre o serviço de transporte de emergência em helicópteros, por saber que o ajuste direto em vigor terminava a 30 de junho. Ainda assim, o instituto “nunca apresentou uma solução”, ao abrigo da Resolução do Conselho de Ministros de outubro de 2023, que autoriza a despesa relativa ao lançamento de um novo concurso público para o período 2024-2028.

No arranque do mês, a tutela anunciou a realização de uma auditoria administrativa e financeira ao INEM e, na última audição no parlamento, a ministra explicou que pretendia “perceber exatamente” vários processos, nomeadamente a contratação de helicópteros e ambulâncias e ajustes diretos no instituto.

Vítor Almeida é atualmente médico anestesiologista no Hospital São Teotónio, em Viseu. Foi presidente do Colégio da Competência de Emergência Médica da Ordem dos Médicos e também coordenador do Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos e, no exercício destas funções, este envolvido na ajuda humanitária à Ucrânia. Durante a pandemia, também foi parte integrante do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos.

 

Últimas do País

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou para nove os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido ao tempo frio, que foi prolongado até quarta-feira, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.
As urgências dos hospitais do país tinham, às 08:15 de hoje, 507 doentes à espera de primeira observação, com tempos médios de cinco horas e 39 minutos para os urgentes e de 55 minutos para os muito urgentes.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido a tempo frio entre a meia-noite de segunda-feira e as 09:00 de terça-feira.
Vinte e três pessoas morreram e 51 ficaram gravemente feridas na sequência de 2.382 acidentes de viação ocorridos nos últimos oito dias, segundo os balanços da GNR e da PSP relativos às operações de Ano Novo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até à meia-noite de hoje o aviso amarelo para o distrito de Faro, a advertir para a possibilidade de precipitação por vezes forte, e acompanhada de trovoadas.
A PSP identificou cerca de três dezenas de pessoas numa operação de fiscalização no Bairro Alfredo Bensaúde, em Lisboa, onde terão sido feitos disparos com armas de fogo proibidas na noite da passagem de ano, disse hoje fonte policial.
O número de mortos em acidentes de viação registados pela PSP subiu para seis na última semana, após um despiste na sexta-feira que feriu a morte de dois ocupantes do veículo, segundo o balanço da operação Festas em Segurança.
Quatro pessoas morreram em acidentes de viação na sexta-feira, três em atropelamentos e uma em despiste, elevando para 13 o número de mortos registados pela GNR durante a Operação “Natal e Ano Novo 2025/2026”, iniciada em 27 de dezembro.
Um homem de 25 anos, suspeito da prática de duplo homicídio, do qual foi vítima uma criança de nove anos, na cidade de Setúbal, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na zona norte do país, foi hoje revelado.
Os maiores tempos médios de espera para doentes urgentes variaram, às 08h30 de hoje, entre as mais de 10 horas no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e quase três horas no Hospital São João, no Porto, segundos dados oficiais.