Governo brasileiro condena Abel Ferreira por usar expressão “equipa de índios”

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil condenou hoje o português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, por ter usado a expressão "equipa de índios" e convidou-o a conhecer a história dos povos indígenas e da “colonização de Portugal”.

© Facebook de Abel Ferreira

 

“O técnico do Palmeiras errou, e muito, na sua declaração. Gostaria de convidá-lo a conhecer a história dos povos indígenas do Brasil. E também conhecer a história de colonização de Portugal, seu país de origem, em relação ao Brasil e como estamos trabalhando para rever isso”, começou por escrever nas suas redes sociais, Sonia Guajajara, já depois de Abel Ferreira ter pedido desculpas de manhã.

A ministra brasileira afirmou ainda que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “, admitiu que o país foi responsável por uma série de crimes contra escravos e indígenas no Brasil”

“Uma declaração muito importante porque o reconhecimento de tais crimes é o 1.º passo para ações concretas de reparação”, prosseguiu.

Em causa estão declarações feitas a 23 de abril, durante um jantar com correspondentes estrangeiros em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que o país deveria “assumir a responsabilidade total” pelo que fez no período colonial e “pagar os custos”

A ministra brasileira elogiou o posicionamento do chefe de Estado português que trouxe para debate a importância de avançar “numa agenda de igualdade étnico racial como premissa para a cidadania”.

Sonia Guajajara recordou ainda o acordo o memorando de entendimento assinado em junho em Portugal entre o Governo brasileiro e o Observatório do Racismo e Xenofobia.

“Essas ações são importantíssimas e passam também pelo combate a estereótipos em relação a esses povos, que levam a falas inadmissíveis como essa de Abel Ferreira”, concluiu a ministra brasileira.

Abel Ferreira pediu hoje desculpa por ter usado a expressão “equipa de índios”.

“Repudio toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. Infelizmente, há expressões que continuamos a perpetuar sem que nos debrucemos sobre o seu conteúdo. Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa”, lê-se na página oficial do técnico no Instagram.

Abel Ferreira empregou esta expressão na quinta-feira, após a vitória por 3-1 frente ao Atlético Goianense, aludindo ao equilíbrio dado ao ‘onze’ pelo médio argentino Aníbal Moreno, que, em sua opinião, permitiu que os avançados jogassem mais libertos.

“Porque esta não é uma equipa de índios. Há uma organização e, dentro dessa organização, há liberdade para gerar e se conectarem. Temos princípios de jogo e um deles é o equilíbrio e o Aníbal é um desses pêndulos”, referiu, na ocasião, o português.

Um dia depois, Abel Ferreira lamentou a expressão utilizada: “Reconheço que palavras têm poder e impacto, independentemente da intenção. Todos devemos questionar, pensar e melhorar todos os dias. Peço desculpa a todos, em especial às comunidades indígenas”.

Últimas do Mundo

Uma operação internacional contra o tráfico de pessoas levou à identificação de 1.194 potenciais vítimas e à detenção de 158 suspeitos em 43 países, revelou hoje a Interpol.
Um agente dos serviços secretos da Ucrânia (SBU) foi hoje morto a tiro em Kiev, anunciou o próprio organismo, numa ocorrência considerada rara, mesmo em contexto de guerra.
A Força Aérea ucraniana disse hoje que a Rússia lançou, durante a última noite, o maior ataque com ‘drones’ e mísseis desde o início da invasão em 2022.
A Proteção Civil da Faixa de Gaza informou hoje que pelo menos 20 pessoas foram mortas, incluindo seis crianças, em dois ataques aéreos lançados esta madrugada por Israel contra o território palestiniano.
Cerca de 20 aeronaves de guerra chinesas sobrevoaram hoje os arredores de Taiwan, um dia antes do início das manobras militares anuais do Exército taiwanês, conhecidas como Han Kuang, informaram fontes oficiais da ilha.
O Pentágono, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, confirmou que vai enviar mais armamento para a Ucrânia, horas depois do Presidente Donald Trump ter mencionado a reversão da suspensão da entrega de armas.
O ministro das Finanças da Irlanda e atual presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, foi hoje reeleito líder do fórum informal dos governantes da moeda única, após os outros dois concorrentes se terem retirado da ‘corrida’.
O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Mao Ning, acusou o dalai-lama de estar "há muito tempo envolvido em atividades separatistas contra a China sob disfarce religioso" e de tentar "separar o Tibete da China"
A Polónia restabeleceu os controlos fronteiriços com a Alemanha e a Lituânia à meia-noite de domingo (23:00 em Lisboa), uma decisão que visa conter o fluxo de imigração ilegal.
Centenas de banhistas parisienses deram hoje um mergulho no Sena pela primeira vez desde 1923, o culminar de uma limpeza do icónico rio da capital francesa que começou com os Jogos Olímpicos de 2024.