Irregularidades e ilegalidades no atendimento de emergência

O canal News Now expôs, através de uma reportagem de investigação, uma série de irregularidades no atendimento de emergências por parte das autoridades responsáveis.

© Facebook / INEM

A investigação revelou que muitos atendimentos de emergência, incluindo aqueles realizados por serviços de ambulância e socorro, ocorrem de forma irregular.

Entre as principais infrações destacadas estão a falta de equipamentos adequados, a ausência de treinamento apropriado para os socorristas e, em alguns casos, a manipulação de dados para ocultar a ineficiência dos serviços prestados.

As entrevistas com profissionais da área de emergência revelam um cenário preocupante, onde diversos profissionais denunciam condições de trabalho precárias e pressões internas para cumprir metas inatingíveis.

“Somos obrigados a atender mais ocorrências do que é possível com a estrutura que temos. Isso coloca em risco não só a nossa segurança, mas principalmente a dos pacientes”, afirmou um paramédico.

Em Lisboa, os bombeiros do Regimento de Sapadores, que possuem a formação exigida, começaram a reunir provas daquilo que testemunham no terreno, pois não querem ser responsabilizados por eventuais desfechos trágicos, garantindo que muitas ambulâncias que trabalham para o INEM são, na verdade, “táxis com uma cama”.

“É levar para o hospital e rezar que corra tudo bem”, afirma Rui Pires.

Paulo Paço, da Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica, diz ainda que “a única grande diferença é que, eventualmente, na ambulância o paciente poderá ir deitado na maca, enquanto no táxi isso não acontece, mas pouco mais do que isso”.

A falha em cumprir os protocolos de emergência pode resultar em ações judiciais contra as autoridades competentes, uma vez que a prestação de um serviço de socorro inadequado não só viola direitos fundamentais dos cidadãos, mas também pode configurar crime de omissão de socorro.

Rui Pires, Chefe da 1ª Intervenção do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, afirma que “o transporte hospitalar pode ser desde uma pessoa que tenha sofrido mal-estar com o calor até uma pessoa que está caída em casa há três dias” e relata que já teve “uma senhora grávida com um impacto lateral, no lado do condutor, e quando a ambulância chegou ao local, o elemento que estava na cela sanitária não era TAS (Tripulante de Ambulância de Socorro). Portanto, se a vítima tiver algum problema a caminho do hospital, o elemento não tem formação suficiente para auxiliar.”

Rui Pires afirma ainda que “as pessoas vêem uma ambulância e acham que está tudo ok, mas não está tudo ok, porque se quem estiver lá não sabe o que está fazendo, não vai adiantar de nada”.

Ricardo Cunha, do Sindicato Nacional de Bombeiros Sapadores, lamenta que o caso tenha chegado à exposição pública, pois já é algo que acontece há muito tempo.

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