PSP deteve 75 carteirista nos primeiros seis meses do ano

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, no primeiro semestre deste ano, 75 pessoas por suspeita de furto por carteirista e identificou mais de 200 suspeitos do mesmo crime, revelou hoje esta polícia.

© D.R.

Em comunicado, a Direção Nacional da PSP aponta para um aumento de 57,3% de detenções e de 31% de suspeitos identificados, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre 01 de janeiro e 30 de junho, foram registadas 3.024 ocorrências de furto por carteiristas, enquanto em 2023 tinham sido contabilizados 2.705.

A PSP recorda que “com o intuito de reforçar o combate a este fenómeno”, em 2018 foi criada uma equipa formada por polícias pertencentes à estrutura de investigação criminal, especializados em crimes contra o património.

Desde 2018, esta equipa já deteve 511 suspeitos da prática deste crime, tendo 66 deles ficado em prisão preventiva.

Das detenções efetuadas, 43 resultaram em penas de prisão suspensas e 52 em penas de prisão efetivas.

A Direção Nacional da PSP destaca, ainda, que no âmbito da cooperação policial a nível internacional, polícias desta equipa participaram no EURO 2024, que decorreu na Alemanha, tendo prestado apoio à Polícia Federal Alemã.

Durante esse evento a PSP fez cinco detenções por furto de carteirista, a par dos três suspeitos que já haviam sido detidos também na Alemanha, pela mesma prática, no âmbito da cooperação bilateral por ocasião das festividades do Carnaval.

Já entre 19 e 28 de julho, e também no âmbito da cooperação bilateral com a Polícia Federal Belga, polícias desta equipa especializada participaram no Gentse Feesten, tendo detido dois suspeitos do crime de furto por carteirista.

“Ao estarem integrados em equipas mistas, auxiliaram ainda na detenção de outros 18 suspeitos da prática de diversos crimes, nomeadamente roubo, posse de estupefaciente e permanência ilegal em território nacional”, acrescenta a PSP.

Este ano, em contexto internacional, estas equipas efetuaram 10 detenções por crimes de furto por carteirista.

Últimas do País

O primeiro dia de greve dos Sapadores Bombeiros de Lisboa registou uma adesão entre os 85% e os 90%, disse à Lusa o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP), lamentando a falta de respostas do município.
A Medialivre, dona da CMTV e da Now, admite avançar com uma ação judicial para que se cumpra a deliberação da entidade reguladora que defende o alargamento dos debates das presidenciais a todos os canais.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 102 ocorrências, ainda atribuídas à depressão Claudia, entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, maioritariamente na Grande Lisboa, e sem provocarem vítimas, segundo fonte oficial.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) começou hoje uma operação geral de fiscalização dos veículos automóveis pesados de transporte de mercadorias e de passageiros, que se vai estender até domingo, anunciou a própria força, em comunicado.
Os cerca de participantes no 14.º Congresso da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) aprovaram hoje por unanimidade uma moção de adesão à greve geral de 11 de dezembro, convocada contra o pacote laboral do Governo.
Os bombeiros decidiram hoje avançar com protestos, como a recusa de realizar altas hospitalares durante algumas horas, marchas lentas e deslocação mensal de viaturas ao parlamento, face à ausência de respostas governamentais às reivindicações do setor.
Os mais de 125.000 acidentes rodoviários registados este ano provocaram 379 mortos, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a propósito do dia mundial em memória das vítimas da estrada, que hoje se assinala.
O presidente da Liga do dos Bombeiros Portugueses (LBP) foi reconduzido no cargo para o quadriénio 2026-2029 com 79% dos votos dos participantes no 45.º Congresso Nacional, segundo os resultados hoje divulgados.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva, por vezes forte e com trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A vacina da gripe destinada a idosos a partir dos 85 anos está em falta em várias Unidades Locais de Saúde (ULS) do país, tendo sido dadas indicações para que estas cedam doses entre si, confirmou hoje a DE-SNS.