MAC realizou 60 partos desde sexta-feira e atendeu o dobro das grávidas

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, realizou, desde as 00:00 de sexta-feira, cerca de 60 partos, um número acima da média, e atendeu cerca de 400 grávidas, o dobro do habitual, anunciou hoje a instituição.

© D.R.

O Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia da MAC, o único a receber grávidas em Lisboa, foi um dos oito serviços que estiveram abertos na região de Lisboa e Vale do Tejo durante o fim de semana (seis estiveram fechadas), referiu a Direção Executiva do SNS.

Num balanço feito em conferência de imprensa na MAC, a enfermeira diretora da Unidade Local de Saúde (ULS) São José, Maria José Costa Dias adiantou que desde as 00:00 de sexta-feira até hoje de manhã foram realizados “uma média de 19 partos em cada 24 horas”, acima da média realizada na maternidade, que ronda os 10, 12 partos por dia.

Durante este período, a MAC teve de transferir cerca de 10 “grávidas, não grávidas, puérperas e recém-nascidos em situação perfeitamente estabilizada para outros hospitais”, porque o internamento do puerpério da MAC “só tem 30 camas”, disse a responsável.

“Para continuarmos a dar resposta em termos da sala de partos e conseguir drenar as senhoras para o puerpério, transferimos para outros hospitais, a quem agradecemos também o terem recebido senhoras que são da sua área”, referiu Maria José Costa Dias à agência Lusa.

A enfermeira diretora realçou a importância destas transferências, porque disponibilizaram mais camas no puerpério para a MAC continuar a dar resposta a nível da sala de partos.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.