Jovens feridas a tiro em Castelo de Vide transferidas para Lisboa

As duas jovens com ferimentos graves provocados por tiros de caçadeira, junto a uma barragem em Castelo de Vide (Portalegre), foram transferidas hoje de madrugada para o Hospital de São José, em Lisboa, disse fonte hospitalar.

Em declarações à agência Lusa, Ilídio Pinto Cardoso, porta-voz da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, na qual está integrada o hospital de Portalegre, disse que as duas jovens, de 17 e 22 anos, foram transferidas após serem estabilizadas na unidade hospitalar alentejana.

As vítimas “foram assistidas no local” da ocorrência pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e “deram entrada no hospital de Portalegre cerca das 01h30” de hoje, indicou.

Já no hospital alentejano, acrescentou, “foram observadas, fizeram exames, foram estabilizadas do ponto de vista clínico” e a seguir foram “transportadas de ambulância, com caráter de urgência, para o Hospital de São José”.

“A jovem de 17 anos foi para a cirurgia plástica e a de 22 anos foi para ortopedia”, revelou a mesma fonte.

As duas jovens foram atingidas por tiros de caçadeira, que provocaram ferimentos considerados graves, junto à barragem de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, na terça-feira à noite, revelou à agência Lusa a GNR.

Fonte do Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) disse também que um homem, de 74 anos, de nacionalidade espanhola, foi detido por suspeita da autoria dos disparos, logo no local onde ocorreu a alegada tentativa de homicídio.

Contactado igualmente pela Lusa, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo disse que o alerta para esta ocorrência foi dado às 23h50 de terça-feira.

Segundo a fonte da GNR, uma das vítimas apresentava ferimentos na zona lombar, enquanto a outra foi atingida numa das mãos.

Quando os militares da GNR chegaram ao local, após o alerta dado por uma pessoa que foi avisada da situação pelas vítimas, as duas estavam manietadas, uma delas com braçadeiras de plástico, salientou a guarda.

Afirmando desconhecer os motivos pelos quais ocorreu a alegada tentativa de homicídio, a fonte da GNR adiantou que o suspeito reside junto à barragem e, quanto às jovens, uma vive em Castelo de Vide e a outra na zona de Lisboa.

As operações de socorro mobilizaram os Bombeiros de Castelo de Vide, a GNR e o INEM, com 25 operacionais, apoiados por 11 veículos.

De acordo com a GNR, o detido deverá ser ouvido hoje em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Nisa para a eventual aplicação de medidas de coação.

O caso passou para a alçada da Polícia Judiciária (PJ).

Últimas do País

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Álvaro Almeida, estimou hoje que há cerca de 2.800 internamentos indevidos nos hospitais, quer devido a situações sociais, quer a falta de camas nos cuidados continuados.
O quinto dia de greve dos guardas prisionais, convocada pela Associação Sindical dos Profissionais do Corpo da Guarda Prisional (ASPCGP), está a ter uma adesão que ronda os 80%, adiantou hoje a estrutura representativa.
Os trabalhadores das empresas de distribuição cumprem hoje um dia de greve, reivindicando aumentos salariais e valorização profissional, e voltam a parar no final do ano.
Dois agentes da PSP acabaram no hospital após serem atacados durante uma ocorrência num supermercado. Agressores fugiram e estão a monte.
Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.