Jovens feridas a tiro em Castelo de Vide transferidas para Lisboa

As duas jovens com ferimentos graves provocados por tiros de caçadeira, junto a uma barragem em Castelo de Vide (Portalegre), foram transferidas hoje de madrugada para o Hospital de São José, em Lisboa, disse fonte hospitalar.

Em declarações à agência Lusa, Ilídio Pinto Cardoso, porta-voz da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, na qual está integrada o hospital de Portalegre, disse que as duas jovens, de 17 e 22 anos, foram transferidas após serem estabilizadas na unidade hospitalar alentejana.

As vítimas “foram assistidas no local” da ocorrência pela viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e “deram entrada no hospital de Portalegre cerca das 01h30” de hoje, indicou.

Já no hospital alentejano, acrescentou, “foram observadas, fizeram exames, foram estabilizadas do ponto de vista clínico” e a seguir foram “transportadas de ambulância, com caráter de urgência, para o Hospital de São José”.

“A jovem de 17 anos foi para a cirurgia plástica e a de 22 anos foi para ortopedia”, revelou a mesma fonte.

As duas jovens foram atingidas por tiros de caçadeira, que provocaram ferimentos considerados graves, junto à barragem de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, na terça-feira à noite, revelou à agência Lusa a GNR.

Fonte do Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR) disse também que um homem, de 74 anos, de nacionalidade espanhola, foi detido por suspeita da autoria dos disparos, logo no local onde ocorreu a alegada tentativa de homicídio.

Contactado igualmente pela Lusa, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo disse que o alerta para esta ocorrência foi dado às 23h50 de terça-feira.

Segundo a fonte da GNR, uma das vítimas apresentava ferimentos na zona lombar, enquanto a outra foi atingida numa das mãos.

Quando os militares da GNR chegaram ao local, após o alerta dado por uma pessoa que foi avisada da situação pelas vítimas, as duas estavam manietadas, uma delas com braçadeiras de plástico, salientou a guarda.

Afirmando desconhecer os motivos pelos quais ocorreu a alegada tentativa de homicídio, a fonte da GNR adiantou que o suspeito reside junto à barragem e, quanto às jovens, uma vive em Castelo de Vide e a outra na zona de Lisboa.

As operações de socorro mobilizaram os Bombeiros de Castelo de Vide, a GNR e o INEM, com 25 operacionais, apoiados por 11 veículos.

De acordo com a GNR, o detido deverá ser ouvido hoje em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Nisa para a eventual aplicação de medidas de coação.

O caso passou para a alçada da Polícia Judiciária (PJ).

Últimas do País

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 192 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Coimbra e Leiria, disse à Lusa José Miranda.
Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.