Alunos do Superior com consultas de psicologia e nutrição a partir de 30 de setembro

Os estudantes do ensino superior podem aceder a consultas de psicologia e nutrição a partir de 30 de setembro, ao abrigo de um programa que abrange instituições públicas e privadas, disse hoje à Lusa a ministra da Juventude.

© D.R.

“O pedido [de consulta] é feito no site Gov.pt, que será lançado a 30 de setembro”, precisou Margarida Balseiro Lopes no dia em que a medida é formalizada em dois protocolos com as ordens dos nutricionistas e dos psicólogos.

De acordo com a ministra da Juventude e Modernização, todas as instituições de ensino superior aderiram à iniciativa e serão atribuídos cheques para o efeito em função do número de alunos.

“Os alunos podem escolher o profissional com o qual querem marcar consulta, dentro de uma lista disponibilizada pelas ordens”, sublinhou a governante.

“Temos atualmente – na lista de profissionais que aderiram – 297 psicólogos e 208 nutricionistas”, acrescentou Margarida Balseiro Lopes, destacando que as ordens tiveram a preocupação de apresentar “uma cobertura territorial total”, por forma a abranger o território continental a as ilhas.

O programa é gerido através de uma plataforma à qual as instituições de ensino têm acesso.

Margarida Balseiro Lopes sublinhou que após a pandemia de covid-19 se verificou um aumento de 50% na procura de consultas de psicologia, sendo a ansiedade o problema de saúde mental mais comum entre os jovens.

Ao nível da nutrição, a ministra citou um levantamento que revelou a existência de apenas cinco nutricionistas, atualmente, no conjunto das instituições de ensino superior portuguesas.

A medida hoje formalizada com a assinatura dos dois protocolos vai implicar um custo de 2.250.000 de euros em 2024 e de cerca de 5,6 milhões de euros em 2025.

“No final do primeiro semestre vamos ajustar em função da procura”, indicou.

No presente ano letivo (2024-2025), serão disponibilizadas 100.000 consultas de psicologia e 50.000 de nutrição.

A assinatura dos protocolos, em cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, segue-se à aprovação das medidas em maio, num Conselho de Ministros dedicado à juventude.

Os cheques-psicólogo e os cheques-nutricionista são apresentados como “uma resposta complementar” à disponibilizada pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Últimas do País

A União Europeia (UE) registou, em 2024, 8.343 incêndios florestais, um valor quatro vezes superior à média de 17 anos e Portugal foi um dos países mais afetados, segundo dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.
Quatro serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia vão estar fechados no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) anunciou hoje que vai aderir à greve geral marcada para 11 de dezembro, por considerar que o anteprojeto de reforma laboral do Governo fragiliza os profissionais e restantes trabalhadores.
A bebé de quatro meses que regressou na quinta-feira ao final da tarde ao hospital de Gaia, após ser entregue na GNR dos Carvalhos, já se encontra numa instituição, revelou hoje à Lusa fonte hospitalar.
O tempo de espera para doentes urgentes no serviço de urgência geral do Hospital Amadora-Sintra rondava às 14h00 de hoje as 17 horas, uma demora que se deve a uma maior afluência de casos complexos, segundo a instituição.
Viajar de Intercidades em Portugal tornou-se, para milhares de passageiros, um exercício de incerteza. Mais de 40% das estações servidas por estes comboios não têm bilheteira, obrigando quem vive em zonas sem meios de venda a embarcar primeiro e procurar depois o revisor, como a própria CP recomenda.
As queixas sobre falta de material nas forças de segurança continuam a acumular-se, com polícias e guardas a relatarem que, para conseguirem desempenhar funções básicas, têm sido obrigados a comprar equipamento essencial.
O Padrão dos Descobrimentos, em Belém, Lisboa, deu esta quinta-feira um passo formal rumo à classificação patrimonial. De acordo com um anúncio publicado em Diário da República, o monumento, bem como a calçada envolvente, onde se encontra a Rosa-dos-Ventos, foi proposto para ser reconhecido como Monumento de Interesse Público (MIP).
A empresa distribuidora VASP vai deixar de assegurar, a partir de 2 de janeiro de 2026, a entrega diária de jornais em oito distritos do país: Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.
Uma ourivesaria em São João da Talha, no concelho de Loures, foi alvo de um assalto à mão armada na manhã desta quinta-feira. A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte oficial da PSP, que recebeu o alerta por volta das 10h50.