Guarda prisional de Vale de Judeus ouvido na sexta-feira pela PJ

Um dos guardas prisionais de serviço na cadeia de Vale de Judeus no dia da fuga dos cinco reclusos vai ser ouvido na sexta-feira pela PJ no âmbito do processo-crime aberto pelo Ministério Público, revelou hoje o seu advogado.

© D.R.

Pedro Proença, advogado do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), disse à Lusa que este guarda prisional que será ouvido na sexta-feira, pelas 10:00, pela Polícia Judiciária, é também um dos visados no processo interno de averiguações da Auditoria e Inspeção dos Serviços Prisionais, de cariz disciplinar.

O advogado adiantou que no âmbito do inquérito crime dirigido pelo Ministério Público a PJ já recolheu prova naquela cadeia.

Segundo o advogado, no decurso deste inquérito foram ouvidos hoje, em Vale de Judeus, dois outros guardas na qualidade de testemunhas.

Pedro Proença precisou que no processo de averiguações interno já terão sido ouvidos cinco ou seis guardas como testemunhas e dois guardas que são visados, um dos quais o que vai ser ouvido na sexta-feira pela PJ.

No âmbito do processo de averiguações interno vão ainda ser ouvidos oito outros guardas nos próximos dias 19 e 23.

Um dos aspetos mais importantes dos inquéritos em curso está relacionado com as falhas na videovigilância da cadeia e de quem estaria responsável por tal tarefa.

Contactado hoje pela agência Lusa, Frederico Morais, presidente do SNCGP, manifestou-se “convicto” de que não houve qualquer cumplicidade ou responsabilidade dos guardas prisionais que estavam de serviço no dia da fuga e lembrou que o sindicato tem vindo a alertar há anos para os enormes problemas de segurança das cadeias e dos próprios guardas que prestam serviço em cadeias repletas de reclusos.

Cinco reclusos fugiram no sábado do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, no concelho de Azambuja, distrito de Lisboa.

Os evadidos são dois cidadãos portugueses, Fernando Ribeiro Ferreira e Fábio Fernandes Santos Loureiro, um cidadão da Geórgia, Shergili Farjiani, um da Argentina, Rodolf José Lohrmann, e um do Reino Unido, Mark Cameron Roscaleer, com idades entre os 33 e os 61 anos.

Foram condenados a penas entre os sete e os 25 anos de prisão, por vários crimes, entre os quais tráfico de droga, associação criminosa, roubo, sequestro e branqueamento de capitais.

Últimas do País

Os distritos de Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo durante a noite devido à queda de neve, enquanto Faro tem o mesmo alerta para a tarde de hoje, mas devido à previsão de forte precipitação.
A Urgência Pediátrica do hospital de Évora está hoje a funcionar com equipa incompleta, o que pode provocar "tempos de espera mais elevados" para doentes sem referenciação, divulgou a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).
Cerca de 6.200 vítimas de violência doméstica têm atualmente teleassistência, conhecida como 'botão de pânico', indicou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), que em 2026 assume a responsabilidade plena pelo sistema.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo as nove ilhas dos Açores devido à previsão de "precipitação por vezes forte" a partir da madrugada.
Os serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia encontram-se hoje encerrados nos hospitais de Portimão, do Barreiro e de Abrantes, de acordo com a informação divulgada no portal do Serviço Nacional de Saúde às 08h30.
Os doentes classificados como urgentes no hospital Amadora-Sintra enfrentam hoje tempos de espera de quase 12 horas para a primeira observação nas urgências gerais, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A covid-19 e o recenseamento automático dos portugueses no estrangeiro desenvolvem para aumentar a taxa de abstenção nas eleições presidenciais, com 60,76% dos candidatos a não votarem em 2021, ano da reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa.
Os sindicatos representativos dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, desconvocaram a greve marcada para 31 de dezembro e 01 de janeiro, após assinatura de acordos com os acionistas da empresa, validados pelo Governo.
As livrarias portuguesas já se podem candidatar à segunda edição do cheque-livro e os jovens nascidos em 2007 ou 2008 poderão levantar o seu ‘voucher’ de 30 euros a partir de 02 de janeiro, anunciou hoje o governo.
Cinco urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia serão encerradas no sábado, enquanto no domingo fecham quatro destes serviços e um de Pediatria, segundo dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde.