Suspeito de colocar fogo detido pela PJ no concelho da Batalha em liberdade

O homem detido na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ) suspeito de ser o autor de um incêndio florestal no concelho da Batalha saiu em liberdade, após ser presente a um juiz de instrução criminal, foi hoje divulgado.

©D.R.

Fonte judicial disse que “o juiz não aplicou nenhuma medida de coação por entender que os factos descritos na promoção do Ministério Público e que são imputados ao arguido não integram a prática de qualquer tipo de crime”.

Em comunicado enviado na terça-feira, a PJ anunciou a detenção de um homem de 39 anos, na Batalha, distrito de Leiria, suspeito do crime de incêndio florestal e que agiu motivado pelo “fascínio pelo mediatismo” dos fogos.

Em comunicado, a PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, revelou que o homem estava “fortemente indiciado pelo crime de incêndio florestal”, praticado pelas 23:30 de segunda-feira, na freguesa de São Mamede.

“O suspeito, através da utilização de chama direta, usando isqueiro, ateou incêndio em floresta, em zona adjacente a habitações e a uma mancha florestal constituída por mato, pinheiros-bravos e carvalhos, colocando em perigo a integridade física e a vida de pessoas, habitações e mancha florestal de consideráveis dimensões”, referiu o comunicado.

Segundo a PJ, “o incêndio não assumiu proporções mais gravosas devido à rápida e eficaz intervenção, essencialmente, de vizinhos que acorreram ao local, numa fase inicial”.

Fonte da PJ disse à agência Lusa que o suspeito não tem antecedentes criminais e agiu pelo “fascínio pelo mediatismo dos incêndios”.

Últimas do País

As provas-ensaio de Monitorização de Aprendizagens (ModA), que deveriam realizar-se este mês, foram adiadas para abril devido às tempestades que atingiram várias zonas do país, destruindo escolas e afetando a vida dos alunos, famílias e profissionais.
Cerca de 2.600 militares estão no terreno para apoio direto às populações afetadas pelas tempestades que têm assolado Portugal continental, em 40 municípios, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
O hospital de Leiria recebeu quase um milhar de feridos com traumas desde 28 de janeiro, quando a depressão Kristin atingiu a região, de acordo com informação dada hoje na reunião diária da Comissão Municipal de Proteção Civil.
Quase 900 pessoas tiveram de ser realojadas desde domingo devido ao mau tempo em Portugal continental, anunciou hoje o comandante nacional da Proteção Civil.
Os alegados traficantes de droga detidos pela Polícia Judiciária (PJ) em Portimão no âmbito da operação 'Valhalla' recorriam a um carro funerário para transportar a cocaína na região sem levantar suspeitas, revelou hoje a força policial.
Empresários das frutas e legumes portugueses, que marcam presença na feira Fruit Logistica, em Berlim, consideram as medidas anunciadas pelo Governo “paliativos” que podem pôr em risco a atividade de muitos produtores.
Um total de 93 mil clientes da E-Redes continuava sem abastecimento elétrico pelas 12:00 de hoje, na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo pelo continente português, divulgou a empresa.
Moradores de aldeias que estão sem eletricidade há 10 dias, na sequência da depressão Kristin, estão a mobilizar-se para uma manifestação esta noite, em Pombal, para reclamar soluções urgentes para a população que “está desesperada”.
A administração do Hospital de Santa Maria solicitou aos profissionais que participaram na atividade adicional de dermatologia para devolverem os valores recebidos indevidamente, noticia o jornal Expresso.
As pessoas que vivam num dos concelhos afetados pela tempestade Kristin e tenham perdido ou extraviado o cartão de cidadão, vão poder renová-lo sem pagar taxas, determinou hoje o Governo, em portaria publicada em Diário da República.