Estudantes do ensino superior já podem pedir consultas de psicologia e nutrição

Os estudantes do ensino superior podem pedir, a partir de hoje, consultas de psicologia e nutrição, ao abrigo de um programa que abrange instituições públicas e privadas.

© D.R.

Os pedidos podem ser feitos através da nova página oficial do Governo (gov.pt), lançada hoje.

O programa resulta de dois protocolos assinados com as ordens dos nutricionistas e dos psicólogos que permitirão a disponibilização, no presente ano letivo (2024-2025) de 100.000 consultas de psicologia e 50.000 de nutrição.

De acordo com a ministra da Juventude e Modernização, todas as instituições de ensino superior aderiram à iniciativa e serão atribuídos cheques para o efeito em função do número de alunos.

Os alunos vão poder escolher o profissional com o qual querem marcar consulta, havendo uma lista de 297 psicólogos e 208 nutricionistas, de todo o país, que aderiram à iniciativa.

O programa, com um custo de 2.250.000 de euros em 2024 e de cerca de 5,6 milhões de euros em 2025, é gerido através de uma plataforma à qual as instituições de ensino têm acesso.

Em declarações à agência Lusa no início do mês de setembro, a ministra Margarida Balseiro Lopes sublinhou que, após a pandemia de covid-19, verificou-se um aumento de 50% na procura de consultas de psicologia, sendo a ansiedade o problema de saúde mental mais comum entre os jovens.

Ao nível da nutrição, a ministra citou um levantamento que revelou a existência de apenas cinco nutricionistas, atualmente, no conjunto das instituições de ensino superior portuguesas.

Na quarta-feira, o bastonário dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, defendeu que os cheques-psicólogo agora lançados para os estudantes do ensino superior devem ser um ensaio para alargar a medida a outras populações com problemas de saúde mental.

Para o dirigente dos psicólogos, o atual Governo tem mostrado abertura ao tema da saúde mental e manteve as promessas de contratação de profissionais feitas no passado.

Contudo, existem dificuldades no acesso às consultas de psicologia, devido à falta de comparticipações, e o bastonário admitiu que esse trabalho exige “um acompanhamento periódico regular com intervalos curtos de tempo e com um tempo de atendimento que não é comparável aos tempos das consultas médicas” nos centros de saúde.

Últimas do País

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, em Braga, afastou de funções um funcionário que foi filmado nu a realizar uma prática sexual frente a alguns alunos e participou o caso ao Ministério Público, disse hoje o diretor.
O mês de janeiro deverá ser o mais chuvoso de sempre, depois de dezembro também já ter registado uma das maiores pluviosidades de sempre, revelou o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Pimenta Machado.
A Câmara de Coruche ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência da depressão Kristin, que provocou precipitação intensa e uma subida acentuada dos níveis do rio Sorraia, aumentando o risco de cheias e inundações.
A PSP registou em 2025 um aumento de 8% nas infrações por falta de uso de cintos de segurança e outros sistemas de retenção e apela aos condutores para evitarem comportamentos de risco, durante as tempestades que afetam Portugal.
Os 68 concelhos em situação de calamidade após a passagem da depressão Kristin têm 17,1% da população residente em Portugal e 16,7% da área total, um território onde se localizam grandes empresas, muitas delas fortemente exportadoras.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, entre hoje e quinta-feira, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.
Uma investigação, que contou com a participação da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), revelou que o ambiente influencia o movimento das aves aquáticas e, por consequência, a propagação do vírus da gripe aviária.
Um agente da PSP, em serviço no aeroporto Sá Carneiro, no Porto, foi hoje arrastado cerca de 200 metros por um carro que estava a ser fiscalizado, tendo sido transportado ao Hospital São João, revelou fonte oficial da Polícia.
Despesa abaixo da UE e mortalidade acima da média expõem fragilidades no combate ao cancro. Dados da OCDE mostram que a despesa com oncologia representa apenas 5,5% da despesa total em saúde, abaixo da média europeia de 7%.
Os efeitos da passagem pelos Açores da depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, vão começar a fazer-se sentir a partir da madrugada de quarta-feira, prevendo-se uma melhoria do tempo na quinta-feira, informou hoje o IPMA.