Filho de Marcelo Rebelo de Sousa segue o caminho da ribalta: fraude fiscal superior a 180 milhões de euros

"El hijo del presidente de Portugal" é a forma como o filho do atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é mencionado numa recente troca de mensagens que está a suscitar a atenção das autoridades espanholas num alegado caso de fraude fiscal que ultrapassa a impressionante quantia de 180 milhões de euros.

Nuno Rebelo de Sousa volta a ser notícia, desta vez em Espanha, onde foi citado numa alegada troca de mensagens que está a ser investigada. Estas comunicações foram entre o ex-presidente do Zamora FC, Víctor de Aldama, e um empresário do sector dos hidrocarbonetos, Cláudio Rivas, levantando sérias questões sobre a natureza e a extensão das alegações.

A informação sobre este caso, que tem sido amplamente divulgada por vários meios de comunicação espanhóis, indica que a investigação está centrada numa mega fraude fiscal, cujo valor total atinge a soma de 182 milhões de euros. A gravidade da situação torna-se ainda mais evidente à medida que os detalhes vão surgindo.

No cerne do processo, conhecido pelo nome de ‘Koldo’, encontra-se uma operação voltada para a expansão das atividades da Villafuel, uma rede de postos de combustível, para o território português. Esta tentativa de expansão levanta questões sobre a legalidade e a ética das práticas comerciais envolvidas.

Em declarações à revista SÁBADO, Nuno Rebelo de Sousa afirmou que “não conhece o referido senhor” e que todo o processo “é-lhe completamente alheio”. Estas declarações, em relação às atividades em questão, revelam a tentativa de afastamento de qualquer associação com os envolvidos no processo.

Últimas do País

Portugal era, em 2024, o quarto Estado-membro com maior percentagem de pessoas incapazes de aquecer adequadamente as casas (14,5%), tendo a média da União Europeia (UE) sido de 9,2%, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
A PSP apelou hoje à denúncia de qualquer tipo de crime, em contexto escolar ou noutro ambiente, no arranque da operação nacional ‘Internet Mais Segura’, dirigida aos alunos ao 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e secundário.
Uma grua de grandes dimensões que caiu hoje de madrugada na Figueira da Foz, litoral do distrito de Coimbra, atingiu seis casas em três ruas da zona turística do Bairro Novo, e provocou três desalojados, informou fonte oficial do município.
A E-Redes registou hoje um aumento do número de novas variações na rede eléctrica nacional, devido ao agravamento das condições atmosféricas durante a madrugada, e às 08:00, estavam sem luz 161 mil clientes.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 263 ocorrências, entre as 00:00 e as 08:00 relacionadas com o mau tempo, a maioria na região de Lisboa e Vale do Tejo, disse à Lusa Telmo Ferreira.
As Forças Armadas têm mais de mil militares empenhados no terreno para apoio direto à população, além de 211 viaturas e 12 equipamentos de comunicações de emergência, anunciou hoje o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
Uma mulher foi baleada na madrugada de hoje na Avenida de Ceuta, em Lisboa, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ) que está a investigar o caso.
Quinze pessoas deram entrada no Hospital de Santo André, em Leiria, por intoxicação com monóxido de carbono com origem em geradores, após a depressão Kristin, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.
O candidato presidencial André Ventura apontou hoje um "falhanço do Estado" na gestão dos efeitos do mau tempo e apelou ao Governo que lance uma linha de apoio a fundo perdido e empenhe mais militares na ajuda às populações.
O Comando de Emergência e Proteção Civil de Lisboa e Vale do Tejo alertou hoje para o risco de ocorrência de inundações, cheias, penetrações de terras e derrocadas devido ao mau tempo e à subida dos caudais.