Associação Salvador apoiou 6.000 pessoas com deficiência motora em 20 anos

A atividade da Associação Salvador, que nos últimos 20 anos apoiou mais de 6.000 pessoas na promoção da inclusão de pessoas com deficiência motora, considera que tem preenchido uma lacuna que deveria ser ocupada pelo Estado.

© D.R.

Assinalando o Dia Nacional das Acessibilidades, o fundador da associação Salvador Mendes de Almeida, em comunicado, estima em mais de 10 milhões de euros o impacto da associação na sociedade, substituindo o papel do Estado na promoção da inclusão.

Em 20 anos, a associação contabiliza 6.002 pessoas apoiadas e ainda 462 pessoas com deficiência motora colocadas no mercado de trabalho, atividade que acontece, diz o presidente citado no comunicado, porque o Estado se tem vindo a demitir do seu importante papel para com a inclusão de pessoas com deficiência.

A associação mostra-se comprometida a ser parte integrante das soluções que são necessárias para um futuro mais inclusivo e acessível para todos, assim como comprometidos em chamar à ação o verdadeiro responsável pela inclusão.

Uma petição com 10.603 assinaturas para mudar a fiscalização das acessibilidades foi entregue pela associação na Assembleia da República em setembro, pedindo uma revisão da estrutura e do funcionamento das entidades fiscalizadoras de acessibilidade em Portugal.

Mais de 30 iniciativas para assinalar a 6.ª edição do Dia Nacional das Acessibilidades, que envolvem mais de 30 mil pessoas, estão previstas hoje em escolas, empresas e autarquias de todo o país.

Últimas do País

O número de inquéritos abertos pelo Ministério Público (MP) por suspeitas de criminalidade económico-financeira aumentou 69,6% entre 2023 e 2024, enquanto os inquéritos por cibercrime e violência conjugal diminuíram.
Um homem morreu hoje, após ter sido baleado no pescoço, em Rio Tinto, no concelho de Gondomar, revelaram à Lusa fontes da PSP e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje 64 suspeitos de pertencerem a um grupo transnacional organizado que terá conseguido ganhos de cerca de 14 milhões de euros através da prática de ‘phishing’.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) inicia hoje uma operação de fiscalização com especial enfoque nas fronteiras terrestres e junto dos operadores vitivinícolas para reprimir a entrada e circulação irregular de vinho no mercado português.
A segunda época de vacinação gratuita contra a infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em crianças começa hoje e deverá abranger cerca de 76 mil menores, segundo as autoridades de saúde.
Dez distritos do continente e a costa sul da ilha da Madeira estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado que tinha aberto após ter sido apreendida, na Operação Influencer, uma 'pen-drive' com uma lista de agentes dos serviços de informação.
A praia da Nazaré está desde domingo interditada a banhos, pela terceira vez este verão, devido a uma "escorrência" detetada nesse dia, mantendo-se a medida até serem revelados os resultados das análises efetuadas às águas balneares.
O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Sintra decidiu hoje levar José Castelo Branco a julgamento nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP) por violência doméstica sobre Betty Grafstein.
As intervenções emergentes e críticas decorrentes dos incêndios rurais deste verão têm o valor de 3,7 milhões de euros, revelou o Ministério do Ambiente e Energia, adiantando existir uma dotação de 15 milhões de euros para ações urgentes.