Votação norte-americana antecipada começou hoje no Wisconsin

A votação antecipada presencial começou hoje no Wisconsin, com o ex-Presidente Barack Obama e o candidato democrata a vice Tim Walz num comício em Madison e os republicanos a pedirem o voto em Donald Trump.

©D.R.

Trump perdeu o estado do Wisconsin por pouco menos de 21.000 votos em 2020, uma eleição que registou uma votação antecipada e por correspondência sem precedentes devido à pandemia de Covid-19.

Este ano, o candidato republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris esperam mais uma vez um resultado com margem mínima no Wisconsin, e ambos os partidos estão a pressionar os eleitores para votarem mais cedo.

Dezenas de eleitores esperaram na fila à porta do edifício municipal de Milwaukee para o início da votação antecipada.

Trump criticou duramente o voto por correspondência nas eleições de 2020, alegando, sem provas, que estava repleto de fraudes.

Contudo, este ano, Trump e os seus apoiantes estão a promover todas as formas de voto, incluindo por correio e pessoalmente.

O próprio Trump incentivou o voto antecipado num comício no condado de Dodge, no Wisconsin, no início deste mês.

O presidente do Partido Republicano do Wisconsin, Brian Schimming, disse na segunda-feira que a mensagem de Trump e dos republicanos sobre o voto antecipado este ano foi “muito clara”.

“Precisamos de aproveitar todas as formas imagináveis para obter votos”, admitiu Schimming, numa conferência de imprensa.

“Nunca se sabe quando chegará uma tempestade de neve ao Wisconsin, em novembro”, advertiu o congressista Bryan Steil, que representa o sudeste do Wisconsin e planeia votar ainda hoje.

Obama e Walz, governador do vizinho estado do Minnesota, agendaram um comício eleitoral antecipado no bastião democrata de Madison, capital de Wisconsin, onde Harris realizou um comício no mês passado, atraindo mais de 10 mil pessoas.

Obama viajou hoje para o vizinho estado do Michigan, entre as várias paragens que o ex-Presidente está a fazer em estados decisivos para incentivar o voto antecipado.

Harris passou muito tempo nos estados de Wisconsin, Michigan e Pensilvânia (que são considerados decisivos para um resultado final) nas últimas semanas da campanha, incluindo paragens em Michigan e Wisconsin na segunda-feira.

O candidato republicano à vice-presidência, JD Vance, esteve nos subúrbios conservadores de Milwaukee, no domingo.

O Partido Democrata do Wisconsin também organizou eventos no Wisconsin para encorajar o voto antecipado, assim como grupos de defesa liberal, incluindo a “Souls to the Polls”, uma organização sediada em Milwaukee que tem como alvo os eleitores negros.

A votação antecipada no Wisconsin começou hoje e decorre até dia 03 de novembro.

Os eleitores não têm de indicar o motivo do voto ausente e os boletins de voto começaram a ser enviados pelo correio no final de setembro, mas a partir de hoje os eleitores podem solicitá-los nos locais de voto designados e podem votar pessoalmente.

Até sexta-feira, mais de 305 mil boletins de voto de ausentes já tinham sido enviados no Wisconsin.

Os eleitores podem continuar a enviá-los por correio, pessoalmente ou nas urnas eleitorais das comunidades onde estiverem disponíveis.

Últimas de Política Internacional

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu hoje mandados de captura para o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, e o chefe do braço militar do Hamas, Mohammed Deif.
A Comissão Europeia adotou hoje um conjunto de diretrizes para melhorar os direitos das pessoas com deficiências e para ajudar na promoção de um estilo de vida independente, com integração nas comunidades.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje que a embaixada de Portugal em Kiev encerrou “temporariamente e por alguns dias”, mas salientou que tal já aconteceu por várias vezes durante a guerra da Ucrânia.
A embaixada dos Estados Unidos em Kiev vai encerrar depois de ter sido alertada para um "possível ataque aéreo significativo" contra a Ucrânia, após Moscovo ter ameaçado responder ao uso de mísseis norte-americanos de longo alcance contra território russo.
O parlamento ucraniano aprovou hoje o orçamento para 2025, no qual 60% da despesa (50 mil milhões de euros) serão consagrados à defesa e à segurança nacional, para combater a invasão russa e suas consequências, anunciou o Governo.
O Presidente russo, Vladimir Putin, assinou hoje o decreto que alarga a possibilidade de utilização de armas nucleares, depois de os Estados Unidos terem autorizado Kiev a atacar solo russo com os mísseis de longo alcance.
Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE) reúnem-se hoje, em Bruxelas, com um primeiro debate sobre as possibilidades de pesca para 2025 na agenda.
O Conselho da UE e o Parlamento Europeu chegaram hoje a acordo para o orçamento de 2025 no valor de quase 192,8 mil milhões de euros em compromissos, 1,78% acima do de 2024, disseram as instituições em comunicados.
O Presidente da Argentina defendeu a formação de “uma aliança de nações livres” que vá além da política, durante uma visita aos Estados Unidos, onde participou num fórum conservador em Mar-a-Lago ao lado do futuro Presidente norte-americano Donald Trump.
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje, em Bruxelas, o pedido da Comissão Europeia de decisão urgente para a prestação de uma assistência suplementar num máximo de 42 mil euros aos agricultores dos Estados-membros afetados por catástrofes naturais.