Votação norte-americana antecipada começou hoje no Wisconsin

A votação antecipada presencial começou hoje no Wisconsin, com o ex-Presidente Barack Obama e o candidato democrata a vice Tim Walz num comício em Madison e os republicanos a pedirem o voto em Donald Trump.

©D.R.

Trump perdeu o estado do Wisconsin por pouco menos de 21.000 votos em 2020, uma eleição que registou uma votação antecipada e por correspondência sem precedentes devido à pandemia de Covid-19.

Este ano, o candidato republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris esperam mais uma vez um resultado com margem mínima no Wisconsin, e ambos os partidos estão a pressionar os eleitores para votarem mais cedo.

Dezenas de eleitores esperaram na fila à porta do edifício municipal de Milwaukee para o início da votação antecipada.

Trump criticou duramente o voto por correspondência nas eleições de 2020, alegando, sem provas, que estava repleto de fraudes.

Contudo, este ano, Trump e os seus apoiantes estão a promover todas as formas de voto, incluindo por correio e pessoalmente.

O próprio Trump incentivou o voto antecipado num comício no condado de Dodge, no Wisconsin, no início deste mês.

O presidente do Partido Republicano do Wisconsin, Brian Schimming, disse na segunda-feira que a mensagem de Trump e dos republicanos sobre o voto antecipado este ano foi “muito clara”.

“Precisamos de aproveitar todas as formas imagináveis para obter votos”, admitiu Schimming, numa conferência de imprensa.

“Nunca se sabe quando chegará uma tempestade de neve ao Wisconsin, em novembro”, advertiu o congressista Bryan Steil, que representa o sudeste do Wisconsin e planeia votar ainda hoje.

Obama e Walz, governador do vizinho estado do Minnesota, agendaram um comício eleitoral antecipado no bastião democrata de Madison, capital de Wisconsin, onde Harris realizou um comício no mês passado, atraindo mais de 10 mil pessoas.

Obama viajou hoje para o vizinho estado do Michigan, entre as várias paragens que o ex-Presidente está a fazer em estados decisivos para incentivar o voto antecipado.

Harris passou muito tempo nos estados de Wisconsin, Michigan e Pensilvânia (que são considerados decisivos para um resultado final) nas últimas semanas da campanha, incluindo paragens em Michigan e Wisconsin na segunda-feira.

O candidato republicano à vice-presidência, JD Vance, esteve nos subúrbios conservadores de Milwaukee, no domingo.

O Partido Democrata do Wisconsin também organizou eventos no Wisconsin para encorajar o voto antecipado, assim como grupos de defesa liberal, incluindo a “Souls to the Polls”, uma organização sediada em Milwaukee que tem como alvo os eleitores negros.

A votação antecipada no Wisconsin começou hoje e decorre até dia 03 de novembro.

Os eleitores não têm de indicar o motivo do voto ausente e os boletins de voto começaram a ser enviados pelo correio no final de setembro, mas a partir de hoje os eleitores podem solicitá-los nos locais de voto designados e podem votar pessoalmente.

Até sexta-feira, mais de 305 mil boletins de voto de ausentes já tinham sido enviados no Wisconsin.

Os eleitores podem continuar a enviá-los por correio, pessoalmente ou nas urnas eleitorais das comunidades onde estiverem disponíveis.

Últimas de Política Internacional

O Tribunal Constitucional indicou esta terça-feira que não admitiu as candidaturas às eleições presidenciais de Joana Amaral Dias, Ricardo Sousa e José Cardoso.
A Comissão Europeia anunciou hoje uma investigação formal para avaliar se a nova política da `gigante` tecnológica Meta, de acesso restrito de fornecedores de inteligência artificial à plataforma de conversação WhatsApp, viola regras de concorrência da União Europeia.
O Sindicato de Trabalhadores da Imprensa na Venezuela (SNTP) e o Colégio de Jornalistas (CNP), entidade responsável pela atribuição da carteira profissional, denunciaram hoje a detenção de um jornalista que noticiou a existência de um buraco numa avenida.
O Tribunal Constitucional da Polónia ordenou hoje a proibição imediata do Partido Comunista da Polónia (KPP), alegando que os objetivos e atividades do partido, refundado em 2002, violam a Constituição.
A Administração Trump suspendeu todos os pedidos de imigração provenientes de 19 países considerados de alto risco, dias após um tiroteio em Washington que envolveu um cidadão afegão, anunciou o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Federica Mogherini, reitora do Colégio da Europa e ex-chefe da diplomacia da União Europeia (UE), foi indiciada pelos crimes de corrupção, fraude, conflito de interesse e violação de segredo profissional, revelou a Procuradoria Europeia.
O Presidente ucraniano apelou hoje para o fim da guerra, em vez de apenas uma cessação temporária das hostilidades, no dia de conversações em Moscovo entre a Rússia e os Estados Unidos sobre a Ucrânia.
O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, considerou hoje que a situação na Catalunha só se normalizará totalmente se o líder separatista Carles Puigdemont for amnistiado e regressar à região, tendo reconhecido "a gravidade da crise política" que enfrenta.
A Comissão Europeia confirmou hoje que foram realizadas buscas nas instalações do Serviço de Ação Externa da União Europeia (UE), em Bruxelas, mas rejeitou confirmar se os três detidos são funcionários do executivo comunitário.
A ex-vice-presidente da Comissão Europeia e atual reitora da Universidade da Europa Federica Mogherini foi detida hoje na sequência de buscas feitas pela Procuradoria Europeia por suspeita de fraude, disse à Lusa fonte ligada ao processo.