Traficante de droga e imigrante ilegal detidos durante transação na Mouraria

Dois homens, de 43 e 30 anos, foram detidos em flagrante pela Polícia de Segurança Pública (PSP) na freguesia de Santa Maria Maior, enquanto se preparavam para realizar uma transação de estupefacientes.

©D.R.

“No decorrer de uma operação destinada a localizar e deter suspeitos envolvidos no crime de tráfico de estupefacientes, e após alguns minutos de observação, os agentes conseguiram surpreender em flagrante delito um homem a transacionar estupefacientes em troca de uma determinada quantia monetária”, explicou a PSP num comunicado enviado esta quinta-feira às redações.

Durante a operação, que decorreu na tarde de 25 de novembro, a PSP apreendeu cinco doses individuais de haxixe, seis doses individuais de liamba, 108,85 euros em numerário e dois dólares norte-americanos.

“Uma testemunha, que estava no local para adquirir substâncias estupefacientes”, foi detida por se encontrar “irregular em território nacional”, conforme indicou a autoridade policial.

O imigrante em situação irregular “foi encaminhado para as salas de detenção, a fim de ser apresentado à Autoridade Judiciária e, posteriormente, conduzido ao Centro de Instalação Temporária”.

“O primeiro detido, acusado do crime de pequeno tráfico de estupefacientes, foi libertado e notificado para comparência no juízo local de pequena criminalidade, para que se proceda ao julgamento”, conclui o comunicado.

A freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, é uma das localidades que mais tem preocupado o país devido ao elevado número de crimes, que podem estar relacionados com a significativa presença de imigrantes na zona.

Assaltos, tráfico de droga e ocupações ilegais já levaram, no passado, a própria junta de freguesia, presidida pelo socialista Miguel Coelho, a organizar uma sessão pública para denunciar “a insegurança” vivida nesta área do centro histórico de Lisboa.

“Estamos a ser confrontados (…) com um conjunto de situações, incidentes, relatos que (…) têm a ver com uma situação de grande intranquilidade e insegurança nas ruas e praças da freguesia de Santa Maria Maior, em particular na Mouraria”, afirmou o autarca em declarações telefónicas à Lusa, admitindo que “isto é um assunto difícil para a esquerda”.

 

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) denuncia a "grande revolta" dos polícias no aeroporto de Lisboa, que refutam as críticas de serem responsáveis pelos tempos de espera e acusam "a intromissão e pressão inexplicável" do poder político.
A neve que cai com intensidade no maciço central da Serra da Estrela levou ao encerramento da Estrada Nacional (EN) 339, que atravessa o ponto mais alto da montanha.
Portugal registou 20 casos de sarampo desde o início do ano, nove dos quais em pessoas não vacinadas, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
As companhias aéreas TAP e Sata e a SPdH, de assistência em terra em aeroportos, acordaram com vários sindicatos a realização de serviços mínimos na greve geral de 11 de dezembro, segundo documentos publicados pela DGERT.
Cerca de 600 alunos das escolas de Montalegre regressaram hoje a casa mais cedo por precaução devido à queda de neve, informou a Proteção Civil Municipal.
Apesar do salário mínimo nacional subir para 920 euros, os números revelam um fosso significativo entre Portugal e os restantes países da União Europeia. O salário médio anual na UE situa-se nos 39.808 euros, enquanto Portugal permanece quase 15 mil euros abaixo deste valor.
Um homem, de 42 anos, foi detido no sábado, por suspeita de exercer violência física e verbal sobre a mulher, na presença dos filhos menores do casal, anunciou hoje a PSP.
Os dados revelados pelo regulador mostram que a Notícias Ilimitadas, criada para garantir a sobrevivência do JN e da TSF após a cisão da Global Notícias, fechou o ano de 2024 com mais de 1,2 milhões de euros de prejuízo e um passivo que já ultrapassa 12 milhões.
Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja e 10 sob aviso amarelo devido à agitação marítima, segundo o IPMA, que prevê também queda de neve em dois distritos do interior norte.
A TAP disse hoje à Lusa que a companhia vai atuar no dia da greve geral, 11 de dezembro, com base nos serviços mínimos acordados com os sindicatos.