Bebés de mães portuguesas são já minoria em alguns concelhos

Em 2023, os municípios de Sintra, Amadora e Odivelas, que constam no top 10 dos concelhos mais férteis do país, registaram mais nascimentos de bebés nascidos de mães de naturalidade estrangeira do que de mães portuguesas. Este fenómeno também se verificou em Odemira, no Alentejo Litoral, e em Aljezur e Albufeira, no Algarve.

© D.R.

No ano passado, Sintra registou 52,1% de nascimentos de mães estrangeiras, enquanto a Amadora liderou com 56,2%, seguida de Odivelas com 50,6%. Percentualmente, Aljezur foi o município com maior proporção, com 64,6%, seguido de Odemira (63,3%) e Albufeira (63,0%).

Os dados são do jornal online PÁGINA UM, com base na análise do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que revelam uma tendência crescente desde 2011, com um aumento significativo de concelhos, onde mais de metade dos nascimentos são de mães estrangeiras. Inicialmente restrita a municípios de menor dimensão, realidade que passou a abranger, desde 2020, a concelhos de média e grande dimensão.

Estes números refletem o aumento da imigração observado nos últimos anos, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa.

Entre 2011 e 2018, a percentagem de nascimentos provenientes de mães estrangeiras variou entre 16% e 19%, tendo atingido os 20% em 2019, ou seja, um em cada cinco nascimentos. Mas em 2022 e 2023 registaram-se saltos significativos, com os municípios da Grande Lisboa e Península de Setúbal a concentrar, no ano passado, 51,6% dos nascimentos de bebés estrangeiros.

A partir destes dados pode-se concluir que a escalada de imigração em Portugal, sentida nos últimos anos, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa, reflete um sinal de substituição populacional, com a crescente presença de estrangeiros a moldar a demografia de várias regiões do país.

Últimas do País

O descarrilamento do elevador da Glória, em Lisboa, provocou 15 vítimas mortais, segundo o INEM.
Os crimes cometidos por grupos organizados de pessoas que se dedicam a roubos, tráfico de droga e cibercrime quase que triplicaram em 2024 comparativamente a 2023 na área da Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGR-P), segundo um relatório hoje divulgado.
O ano de 2025 é o terceiro pior de sempre em termos de área ardida até 31 de agosto, indica o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), avançando que 17% dos grandes incêndios começaram à noite.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou hoje, disse à Lusa fonte do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, avançado que estão meios no local.
O Ministério Público (MP) pediu hoje uma pena de prisão de 12 anos para o homem acusado pelo homicídio do senhorio em Albufeira, no Algarve, em 2024, argumentando a defesa que a morte foi acidental.
Os seis detidos em Espanha numa operação de combate ao tráfico de pessoas foram extraditados para Portugal em agosto, tendo três deles sido colocados em prisão preventiva e um em prisão domiciliária, adiantou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
A gripe das aves foi detetada numa exploração de patos de engorda, em Benavente, distrito de Santarém, anunciou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), precisando que os animais foram abatidos.
O Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) enfrenta uma grave falta de recursos humanos, denunciada pelos sindicatos ao Correio da Manhã.
O líder de uma rede internacional de tráfico de droga recebia uma pensão da Segurança Social, apesar de viver com um património avaliado em cerca de 250 mil euros. A revelação foi feita pelo Executive Digest.
Pelo menos 16 pessoas ficaram esta quarta-feira desalojadas devido à queda da fachada lateral de um prédio antigo vizinho, na freguesia de São Vicente, em Lisboa, segundo os Sapadores Bombeiros.