Bebés de mães portuguesas são já minoria em alguns concelhos

Em 2023, os municípios de Sintra, Amadora e Odivelas, que constam no top 10 dos concelhos mais férteis do país, registaram mais nascimentos de bebés nascidos de mães de naturalidade estrangeira do que de mães portuguesas. Este fenómeno também se verificou em Odemira, no Alentejo Litoral, e em Aljezur e Albufeira, no Algarve.

© D.R.

No ano passado, Sintra registou 52,1% de nascimentos de mães estrangeiras, enquanto a Amadora liderou com 56,2%, seguida de Odivelas com 50,6%. Percentualmente, Aljezur foi o município com maior proporção, com 64,6%, seguido de Odemira (63,3%) e Albufeira (63,0%).

Os dados são do jornal online PÁGINA UM, com base na análise do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), que revelam uma tendência crescente desde 2011, com um aumento significativo de concelhos, onde mais de metade dos nascimentos são de mães estrangeiras. Inicialmente restrita a municípios de menor dimensão, realidade que passou a abranger, desde 2020, a concelhos de média e grande dimensão.

Estes números refletem o aumento da imigração observado nos últimos anos, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa.

Entre 2011 e 2018, a percentagem de nascimentos provenientes de mães estrangeiras variou entre 16% e 19%, tendo atingido os 20% em 2019, ou seja, um em cada cinco nascimentos. Mas em 2022 e 2023 registaram-se saltos significativos, com os municípios da Grande Lisboa e Península de Setúbal a concentrar, no ano passado, 51,6% dos nascimentos de bebés estrangeiros.

A partir destes dados pode-se concluir que a escalada de imigração em Portugal, sentida nos últimos anos, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa, reflete um sinal de substituição populacional, com a crescente presença de estrangeiros a moldar a demografia de várias regiões do país.

Últimas do País

Dez distritos do litoral do continente estão esta terça-feira sob aviso vermelho, até às 21h00, devido à agitação marítima forte, com ondas que podem chegar aos 14 metros, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Tribunal Central Criminal de Lisboa condenou hoje a 25 anos de cadeia, em cúmulo jurídico, o homem acusado por um triplo homicídio numa barbearia na Penha de França.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Estarreja, no distrito de Aveiro, um jovem de 18 anos suspeito de partilhar na Internet vídeos e fotografias contendo crianças em práticas sexuais com adultos.
Mais de 610 mil clientes da E-Redes estavam às 11:00 sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Leiria, com cerca de metade dos clientes afetados, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém, os distritos mais afetados, segundo a empresa.
A passagem da depressão Kristin causou hoje cerca de 2.600 ocorrências no continente, sobretudo queda de árvores e de estruturas e inundações, afetando principalmente os distritos de Leiria, Coimbra, Lisboa e Santarém, disse a Proteção Civil.
Uma pessoa morreu hoje em Vila Franca de Xira, Lisboa, após a queda de uma árvore em cima do automóvel em que seguia, na sequência do mau tempo, disse à Lusa fonte da proteção civil.
A GNR desmantelou uma fábrica clandestina de produção “massificada” de tabaco, em Vila Pouca de Aguiar, e deteve um homem de 47 anos, no âmbito de uma investigação que decorria desde setembro, foi hoje anunciado.
A Associação Protetora de Diabéticos de Portugal (APDP) recebeu 18.667 utentes no ano passado, mais 609 que em 2024, disponibilizando acompanhamento clínico e informações sobre a diabetes, revelaram hoje responsáveis da organização.
Cerca de 1.500 ocorrências foram registadas pela proteção civil entre as 00:00 e as 08:00 de hoje por causa do mau tempo, um número que deverá subir devido às muitas situações ainda não contabilizadas.
A Carris Metropolitana registou em 2025 um total de 194 milhões de passageiros transportados e sucessivos recordes de procura em todos os municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), revelou esta terça-feira a empresa.