Nunca se reformaram tantos professores como na última década

2024 foi o ano com mais aposentações, desde 2013, a registar cerca de 3.981 professores a deixarem de dar aulas e, segundo o Diário de Notícias, só este mês foram apresentados 506 pedidos.

©D.R.

O primeiro período do ano letivo 2024/2025 está a terminar e, como já tem acontecido nos anos anteriores, com professores em falta. Avança a SIC Notícias que, desde 2013, não se reformavam tantos professores e só este mês foram entregues 506 pedidos de aposentação.

De acordo com a SIC Notícias, 2024 foi o ano com mais aposentações, desde 2013, a registar 3.981 de professores a deixarem de dar aulas e, segundo o Diário de Notícias, só este mês foram apresentados 506 pedidos.

A verdade é que as colocações e substituições são cada vez mais difíceis e muitos professores do quadro asseguram, através de horas extraordinárias, horários que não estão preenchidos. Esta é uma das medidas do Governo para colmatar a escassez de docentes, que se faz sentir sobretudo em Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, a par do subsídio de deslocação, pago a quem for colocado em escolas carenciadas e que deixa de fora 574 das 808 escolas e agrupamentos existentes.

Saliente-se que o concurso extraordinário permitiu regularizar a situação de professores que já lecionavam, mas inclui 174 vinculados sem profissionalização.

Últimas do País

Três dos seis acusados de tráfico internacional de droga voltaram a faltar ao julgamento em Portimão. Estão em liberdade após excederem o prazo da prisão preventiva.
A Carris indicou que o processo de aquisição do cabo do Elevador da Glória, a que uma investigação aponta irregularidades, ocorreu num mandato anterior ao do atual conselho de administração.
A principal suspeita da agressão hoje a José Manuel Anes, antigo presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT), "está sob custódia da PJ", anunciou a polícia.
Os sete detidos numa megaoperação da PSP na área metropolitana de Lisboa na qual foram apreendidas seis toneladas de haxixe vão aguardar o desenrolar da investigação em prisão preventiva, disseram hoje à Lusa fontes policiais e da defesa.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, com antecedentes criminais, fortemente indiciado pela prática dos crimes de violação e violência física contra a ex-companheira, na freguesia de Arrifana, concelho de Santa Maria da Feira.
Oito pessoas foram detidas, sete das quais por condução com uma taxa de álcool no sangue superior a 1,2 g/l, considerada crime, numa operação realizada no domingo na Autoestrada 2 (A2) no Seixal, informou, esta segunda-feira, a GNR.
As mortes na estrada na União Europeia (UE) reduziram-se 3% em 2024, para 19.800, face a 2023, com a Suécia a apresentar o menor número (20 por milhão de habitantes) e a Roménia o maior (77 por milhão).
A maioria das crianças e jovens vítimas de ‘cyberbullying’ não procura ajuda dos adultos por medo ou vergonha, alerta a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), lançando um guia para pais e cuidadores sobre ‘cyberbullying’ no qual apela ao diálogo.
As instituições públicas de ensino superior em Portugal registaram, nos últimos três anos letivos, um total de 36,1 milhões de euros em propinas por liquidar por parte dos estudantes. Os dados dizem respeito a 14 universidades e institutos politécnicos que responderam a um inquérito realizado pelo Jornal de Notícias.
A retalhista de artigos para o lar 'Loja do Gato Preto', detida pelo Grupo Aquinos, avançou no início de setembro com um Processo Especial de Revitalização (PER), numa tentativa de reestruturar a sua situação financeira. A lista provisória de credores, divulgada esta semana, revela passivos no valor total de 49,5 milhões de euros.