Primeiro bebé de Natal em Portugal é filho de imigrantes brasileiros

O Correio da Manhã avançou que o primeiro bebé a nascer no dia de Natal é filho de um casal brasileiro que reside há pouco mais de um ano na Serra de Santo António, em Alcanena.

© D.R.

Samuel nasceu de cesariana, às 00h17, no Hospital de Leiria, com 38 semanas de gestação e 3,6 kg.

Os pais, Eduarda Maciel, de 23 anos, e Nataniel Ferreira, de 27, explicaram que ligaram para a linha SNS 24 e foram encaminhados para o Hospital de Abrantes. Contudo, ao chegarem, encontraram a maternidade encerrada e tiveram de percorrer 136 km até Leiria.

Também no Hospital de Braga, às 01h21, nasceu Bernardo, filho de Kamila e Renan, um casal de 28 anos proveniente do Paraná, no Brasil. Bernardo, que nasceu com 3,130 kg, foi apelidado de “Menino Jesus do Minho”.

Mais tarde, no Hospital de São João, no Porto, nasceu Lília, às 10h06. É filha de um casal vindo de Rabate, em Marrocos.

Últimas do País

A Câmara de Vila Franca de Xira estima “em cerca de 15 milhões de euros” os prejuízos resultantes das recentes intempéries, que originaram 483 ocorrências e obrigaram à deslocação de mais de 30 moradores, anunciou hoje a autarquia.
O presidente da Apropesca – Organização de Produtores da Pesca Artesanal apontou um “registro de impacto” do mau tempo no setor da pesca, com os pequenos barcos parados desde dezembro, e pediu ajudas diretas ao Governo.
Os suinicultores alertam para a “maior crise de sempre” no setor devido ao impacto causado pelo mau tempo, com metade das explorações nacionais afetadas e prejuízos estimados de “muitos milhões”, pedindo urgência nas ajudas para evitar um problema social.
O incidente voltou a suceder no mesmo local da semana passada, que continuou vedado, sem causar feridos.
No próximo ano letivo, 2026/2027, o ensino superior público contará com um total de 78.283 vagas, mais 1.465 do que no corrente, informou hoje o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
O distrito de Santarém está já com alerta reduzido no que respeita às cheias no Tejo, embora se mantenham zonas alagadas, estradas cortadas e "muitos milhões em prejuízos", disse hoje o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil.
Os proprietários de terrenos confinantes com a rede viária florestal em Vila de Rei têm até dia 01 de março, para remover o material lenhoso, de forma a garantir que a rede viária florestal fique desimpedida.
A Câmara de Portalegre informou hoje que já foi desativado o Plano Municipal de Emergência e de Proteção Civil, após um período de oito dias em vigência, na sequência do mau tempo.
A chuva vai manter-se em Portugal continental até quinta-feira, principalmente nas regiões do norte e centro, mas nada de muito gravoso, segundo a meteorologista Cristina Simões, adiantando que o próximo fim de semana já será de sol.
O presidente da Câmara de Soure, Rui Fernandes, garantiu hoje que a equipa municipal do ambiente está a “intensificar os trabalhos de limpeza” para que a normalidade volte ao centro histórico nos próximos dias.