INEM chega às 1,5 milhões de chamadas atendidas

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) chegou hoje às 1,5 milhões de chamadas atendidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), um valor em linha com os dados registados nos últimos dois anos, divulgou este organismo nacional.

© INEM

Em comunicado, o INEM – organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica – refere que, em 2024, o CODU atendeu 4.120 chamadas por dia, cerca de 171 chamadas por hora.

No total, são 1.5 milhões de chamadas, entre as quais as recebidas via 112 para assistência a vítimas de acidente ou doença súbita, os pedidos de triagem por parte dos parceiros no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), e as chamadas transferidas diretamente pela linha SNS24.

“O INEM recorda a importância da utilização adequada dos serviços de emergência e apela à colaboração dos contactantes durante as chamadas”, reforça o instituto que aproveita para esclarecer que as chamadas efetuadas para o Número Europeu de Emergência, o 112, são atendidas em primeira linha nos Centros Operacionais 112, geridos pelas Forças de Segurança.

Posteriormente, o 112 encaminha para os CODU do INEM todas as situações que digam respeito a saúde, competindo à central médica do INEM avaliar todos os pedidos recebidos, com o objetivo de determinar os recursos necessários e adequados a cada ocorrência.

Os CODU funcionam 24 horas por dia com equipas de profissionais, entre os quais técnicos de emergência pré-hospitalar, médicos, enfermeiros e psicólogos.

“A colaboração do cidadão é fundamental”, sublinha o INEM.

A quem liga é aconselhado que informe a localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência, o número de telefone do qual está a ligar, o tipo de situação (doença, acidente, parto, por exemplo), número, sexo e idade aparente das pessoas a necessitar de ajuda, bem como, se possível, as queixas principais e as alterações que observa.

O INEM reforça, ainda, que os meios de emergência médica pré-hospitalares devem ser utilizados apenas em situações de emergência, ou seja, situações onde exista perigo de vida iminente.

No caso de não ser necessário enviar uma ambulância ou qualquer outro meio de emergência, as chamadas serão encaminhadas para o SNS24, que procederá ao aconselhamento adequado à situação.

“O ano que agora termina revestiu-se de vários desafios para o INEM, superados com a dedicação dos seus profissionais, com a colaboração dos seus parceiros, mas também dos cidadãos, que todos os dias reforçam a sua confiança nos serviços prestados pelo instituto”, termina o comunicado.

Últimas do País

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, informou hoje a Presidência da República.
A Embaixada da República de Angola em Portugal reagiu com “consternação” ao falecimento dos seis jovens angolanos, vítimas de um acidente de viação na madrugada de domingo em Lisboa, endereçando as condolências às famílias.
A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.
Assim, Porto, Braga e Viana do Castelo vão estar sob aviso amarelo, entre as 18h00 e as 21h00 de hoje devido à previsão de precipitação, por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis pessoas morreram no despiste de um veículo ligeiro, na madrugada deste domingo, na Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, que se incendiou após o embate. As vítimas serão jovens com idades entre os 18 e os 20 anos, avança a RTP.
Um pequeno incêndio deflagrou, na manhã de sábado, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Curry Cabral, em Lisboa, obrigando à transferência de dois doentes para outras unidades de saúde.
Os proprietários de imóveis com um IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) superior a 100 euros têm até hoje para pagar a última prestação deste imposto.
O preço da farinha e do açúcar tem vindo a baixar desde o início do ano, mas o valor dos ovos deverá encarecer os doces de Natal, ao registar, desde o início do ano, um aumento de quase 32%.