Consulado da Venezuela em Lisboa alvo de ataque com engenho explosivo

O Consulado Geral da Venezuela em Lisboa sofreu no sábado à noite um ataque com um engenho explosivo, que não causou vítimas ou danos de maior, disse hoje à agência Lusa fonte da PSP.

Segundo testemunhas relataram à PSP, pelas 22:00 uma pessoa atirou “uma espécie de cocktail molotov improvisado contra uma parede” da representação diplomática da Venezuela em Lisboa, que estava fechada àquela hora.

À Lusa, a fonte policial disse que nenhuma pessoa foi atingida e que só foram registados danos num estore, que ficou danificado.

“Parece ter sido mais um ato simbólico, uma vez que foi contra o edifício”, acrescentou.

Segundo a mesma fonte, a Polícia Judiciária foi chamada e está a investigar o caso.

“Não temos mais desenvolvimentos. Estamos a apurar o que se passou”, disse.

Referindo-se a este ataque, o ministro dos Negócios Estrangeiros venezuelano, Yván Gil, disse em Caracas que nenhuma agressão “descontrolada” impedirá a “revolução bolivariana”.

“O fascismo atacou a sede do nosso Consulado Geral em Lisboa, Portugal, com bombas incendiárias, atacando os serviços prestados aos nossos compatriotas. As agressões irracionais dos grupos desequilibrados não conseguirão inverter os avanços da Revolução Bolivariana”, afirmou, numa mensagem partilhada na plataforma Telegram.

O representante do Governo venezuelano congratulou-se por, devido à rápida intervenção das autoridades portuguesas, não terem ocorrido danos de maior e manifestou-se confiante de que “as investigações iniciadas permitirão identificar os responsáveis ​​e determinar as correspondentes responsabilidades”.

Este episódio aconteceu depois de o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ter tomado posse para um terceiro mandato de seis anos – na sexta-feira – apesar de a oposição contestar os resultados das últimas eleições presidenciais na Venezuela.

Nos últimos dias, têm havido manifestações nas ruas de várias capitais internacionais contra a tomada de posse de Maduro.

Em Portugal, realizaram-se na quinta-feira manifestações contra o Governo de Maduro, em simultâneo, nas cidades de Aveiro, Porto, Faro, Beja, Lisboa e Funchal.

Últimas do País

Pedro de Brito Bogas e toda a administração renunciaram aos cargos, após o autarca ter decidido não os reconduzir, na sequência do relatório preliminar sobre o acidente do Elevador da Glória.
Uma técnica da Associação Picapau descreveu como "de autêntico terror" os momentos vividos na terça-feira durante o ataque com arma branca que feriu oito pessoas no centro de tratamento de toxicodependência em Almoster, no concelho de Santarém.
O IPMA alertou hoje para o agravamento do estado do tempo nos próximos dias, com chuva persistente e vento forte, especialmente no Norte e no Centro do continente, por efeitos da depressão Benjamin.
Um em cada três portugueses tem receio de ser assaltado ou agredido, o que representa um aumento de 10 pontos percentuais face a 2023, revelou o Barómetro da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), hoje divulgado.
Cerca de meia centena de bombeiros voluntários estão hoje em protesto nas ruas de Lisboa por melhores condições laborais, numa manifestação iniciada na Praça do Comércio com destino ao parlamento.
A mulher que deixou o próprio filho recém-nascido à porta do quartel dos Bombeiros Sapadores de Leiria, na madrugada de domingo, foi localizada pelas autoridades e está agora a ser acompanhada pelos serviços sociais. A jovem, de 27 anos, possui formação na área da saúde e exerceu a profissão de enfermeira.
A Polícia Judiciária está a investigar a morte de Susana Gravato, vereadora da Câmara Municipal de Vagos pelo PSD, encontrada sem vida na sua residência, na Vagueira, na passada terça-feira. O principal suspeito do crime é o filho da vítima, de 14 anos, já identificado pelas autoridades.
A Provedoria de Justiça pediu hoje à Infraestruturas de Portugal (IP) o reforço da avaliação e controlo do ruído ambiente e a conclusão até final do primeiro semestre de 2026 de todos os mapas estratégicos de ruído em falta.
O Sindicato Independente dos Agentes de Polícia (SIAP) acusou hoje a TAP e a Azores Airlines de violarem normas do Espaço Schengen em voos nacionais, obrigando as autoridades a realizarem controlos a todos os passageiros.
O setor dos centros de dados irá contribuir com 3,7 mil milhões de euros para o produto interno bruto (PIB) de Portugal em 2031, segundo um estudo da Portugal DC com a Pb7 Research.