Federação das Pescas dos Açores pede ativação de fundo devido a mau tempo

A Federação das Pescas dos Açores pediu hoje a ativação da compensação salarial aos pescadores açorianos devido ao mau tempo, que "já dura há pelo menos duas semanas", considerando estarem "reunidas as condições" para ativar o Fundopesca.

© D.R.

“Na análise que fizemos dos dias em que não existe atividade de pesca, na maioria das ilhas, achamos que se justifica a solicitação da ativação do FundoPesca”, afirmou o presidente da Federação das Pescas dos Açores, Jorge Gonçalves, em declarações à agência Lusa.

O Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores (FundoPescas) visa prestar apoio financeiro aos profissionais da pesca quando estes estiverem temporariamente impedidos de exercer a atividade e registem uma redução do rendimento.

Jorge Gonçalves explicou que o impedimento da pesca devido ao mau tempo é um problema que se “agrava para aqueles que, sem alternativas, fazem do mar a sua única forma de sustento”.

“A ativação tem de ser feita por um ou mais membros do conselho do FundoPesca e foi aquilo que fizemos. Esperamos agora que o Governo Regional marque uma reunião para verificar se estão ou não reunidas as condições para ativar essa compensação salarial”, explicou ainda.

Jorge Gonçalves acrescentou à Lusa que existem “ilhas onde têm ocorrido descargas de pescado”, pelo que é preciso “encontrar um consenso” em relação à “melhor forma” para ativar o FundoPesca que “vá ao encontro das necessidades de todas as ilhas” do arquipélago.

Verificando-se “os critérios necessários publicados na última redação da portaria que regulamenta o Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca, nomeadamente condições do estado do mar, que resultem durante, pelo menos, sete dias consecutivos ou 13 dias interpolados num período de 30 dias, julgamos estarem reunidas as condições para a ativação do mesmo”, reforçou.

Jorge Gonçalves alertou que, neste momento, as previsões meteorológicas “obrigam a precaução e, enquanto assim for, não existem condições de segurança para a faina”.

Entretanto, o conselho administrativo do FundoPesca reúne-se dia 22 de janeiro para decidir a eventual ativação da compensação salarial aos pescadores dos Açores, “na sequência do mau tempo que tem assolado o arquipélago durante as últimas semanas e tendo em conta as previsões de agravamento” nos próximos dias, segundo anunciou hoje o Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

Esta reunião servirá para “analisar a evolução das descargas de pescado nas lotas” dos Açores, bem como “os fundamentos e a abrangência da aplicabilidade, em caso de decisão de acionamento” do FundoPesca, com vista ao pagamento da compensação salarial aos profissionais da pesca abrangidos por este fundo, lê-se na nota.

Últimas do País

O Governo vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos próximos dias 24, 26 e 31 de dezembro, mais um dia do que o habitual, refere um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
A Polícia Judiciária deteve no Algarve um homem de 37 anos processado pelas autoridades brasileiras por suspeitas de crimes de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, foi hoje anunciado.
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realiza esta quinta-feira um plenário de protesto no aeroporto de Lisboa devido à ausência de resposta do Governo em resolver os problemas dos polícias que estão nas fronteiras aéreas.
O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.
A Transtejo foi hoje alvo de buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, estando em causa 17 milhões de euros, anunciou a Polícia Judiciária, indicando que a operação decorreu de um inquérito dirigido pela Procuradoria Europeia.
Portugal teve a segunda maior quebra no índice de produtividade do trabalho agrícola, de 10,7%, em 2025, tendo o indicador aumentado 9,2% na UE em comparação com o ano anterior, divulga hoje o Eurostat.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para esquemas de recomendações de investimento fraudulentos em redes sociais, em particular em grupos de WhatsApp, que podem servir como um meio para manipulação de mercado.
Um homem de 29 anos foi detido hoje em Lisboa por suspeita de crimes de abuso sexual sobre uma mulher de 21 anos que se encontrava alegadamente em estado de embriaguez, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Três pessoas foram detidas e várias armas foram apreendidas hoje de manhã no âmbito de uma operação de prevenção criminal nas freguesias dos Olivais e Marvila, em Lisboa, disse à Lusa fonte da PSP.