Federação das Pescas dos Açores pede ativação de fundo devido a mau tempo

A Federação das Pescas dos Açores pediu hoje a ativação da compensação salarial aos pescadores açorianos devido ao mau tempo, que "já dura há pelo menos duas semanas", considerando estarem "reunidas as condições" para ativar o Fundopesca.

© D.R.

“Na análise que fizemos dos dias em que não existe atividade de pesca, na maioria das ilhas, achamos que se justifica a solicitação da ativação do FundoPesca”, afirmou o presidente da Federação das Pescas dos Açores, Jorge Gonçalves, em declarações à agência Lusa.

O Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca dos Açores (FundoPescas) visa prestar apoio financeiro aos profissionais da pesca quando estes estiverem temporariamente impedidos de exercer a atividade e registem uma redução do rendimento.

Jorge Gonçalves explicou que o impedimento da pesca devido ao mau tempo é um problema que se “agrava para aqueles que, sem alternativas, fazem do mar a sua única forma de sustento”.

“A ativação tem de ser feita por um ou mais membros do conselho do FundoPesca e foi aquilo que fizemos. Esperamos agora que o Governo Regional marque uma reunião para verificar se estão ou não reunidas as condições para ativar essa compensação salarial”, explicou ainda.

Jorge Gonçalves acrescentou à Lusa que existem “ilhas onde têm ocorrido descargas de pescado”, pelo que é preciso “encontrar um consenso” em relação à “melhor forma” para ativar o FundoPesca que “vá ao encontro das necessidades de todas as ilhas” do arquipélago.

Verificando-se “os critérios necessários publicados na última redação da portaria que regulamenta o Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca, nomeadamente condições do estado do mar, que resultem durante, pelo menos, sete dias consecutivos ou 13 dias interpolados num período de 30 dias, julgamos estarem reunidas as condições para a ativação do mesmo”, reforçou.

Jorge Gonçalves alertou que, neste momento, as previsões meteorológicas “obrigam a precaução e, enquanto assim for, não existem condições de segurança para a faina”.

Entretanto, o conselho administrativo do FundoPesca reúne-se dia 22 de janeiro para decidir a eventual ativação da compensação salarial aos pescadores dos Açores, “na sequência do mau tempo que tem assolado o arquipélago durante as últimas semanas e tendo em conta as previsões de agravamento” nos próximos dias, segundo anunciou hoje o Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

Esta reunião servirá para “analisar a evolução das descargas de pescado nas lotas” dos Açores, bem como “os fundamentos e a abrangência da aplicabilidade, em caso de decisão de acionamento” do FundoPesca, com vista ao pagamento da compensação salarial aos profissionais da pesca abrangidos por este fundo, lê-se na nota.

Últimas do País

As mais de sete toneladas de cocaína apreendidas em duas embarcações de pesca, a cerca de 1.000 milhas náuticas de Lisboa, tinham como destino a Península Ibérica, após o que seriam transportadas para outros países europeus, revelou hoje a PJ.
A Estação Salva-vidas de Ponta Delgada conta com uma nova embarcação salva-vidas, que vai permitir reforçar as capacidades de resposta da Autoridade Marítima Nacional no arquipélago dos Açores, foi hoje anunciado.
Uma operação conjunta da Polícia Judiciária (PJ), da Força Aérea e da Marinha, resultou na interceção em alto mar duas embarcações de pesca com 10 cidadãos estrangeiros e mais de sete toneladas de cocaína a bordo.
A base de dados que contém a identificação criminal dos condenados por crimes sexuais contra crianças foi criada há dez anos e os pedidos de consulta atingiram no ano passado o número mais elevado.
Muitos dos idosos que denunciam os filhos por violência doméstica querem que estes sejam tratados e não punidos, sustentou à Lusa a coordenadora do Gabinete de Informação e Atendimento à Vítima (GIAV) do Campus de Justiça de Lisboa.
Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).