Explosões em Jerusalém e no centro de Israel

Explosões foram ouvidas hoje de manhã em Jerusalém após o disparo das sirenes na cidade e no centro de Israel, segundo jornalistas da AFP, enquanto o Exército israelita afirmou que tinha sido lançado um projétil a partir do Iémen.

@ Facebook Israel Reports

Estes desenvolvimentos surgem na véspera da entrada em vigor, na manhã de domingo, de um acordo sobre uma trégua na Faixa de Gaza e a libertação de reféns, após mais de 15 meses de guerra devastadora.

Os rebeldes Houthi, que ocupam vastas áreas do Iémen devastado pela guerra, têm vindo a lançar ataques em território israelita desde o início da guerra em Gaza, alegando estar a agir “em solidariedade” com os palestinianos.

As explosões foram ouvidas sobre Jerusalém por volta das 10:20 locais (08:20 em Lisboa), pouco depois de as sirenes de alerta terem soado, em resposta ao projétil lançado a partir do Iémen, informou o Exército israelita num comunicado.

Alguns minutos mais tarde, o Exército anunciou que tinha intercetado o projétil.

Na quinta-feira, os Houthis avisaram que iriam continuar os seus ataques se Israel não respeitasse os termos do cessar-fogo na Faixa de Gaza com o movimento islamita palestiniano Hamas.

Juntamente com o Hamas e o Hezbollah libanês, estes rebeldes fazem parte daquilo a que o Irão chama o “eixo de resistência” contra Israel.

Também atacaram navios comerciais no Mar Vermelho acusados de ligações com Israel.

Em resposta aos seus ataques, Israel atacou alvos Houthi, nomeadamente no Golfo Arábico.

Últimas do Mundo

Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.