Incêndios em Los Angeles totalmente controlados três semanas depois

Os grandes incêndios que devastaram Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos da América, foram dados como "100% controlados" na sexta-feira, após três semanas, informou hoje o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire).

© D.R.

O incêndio de Palisades, considerado o mais violento, devastou quase 9.500 hectares, enquanto o de Eaton, que afetou a cidade de Pasadena, reduziu a cinzas quase 5.700 hectares e ambos aparecem hoje com a etiqueta “100 % contidos”.

A vaga de incêndios, que começou em 07 de janeiro e obrigou à saída dos territórios de mais de 150 mil pessoas, causou pelo menos 29 mortos, destruiu mais de 16.000 estruturas e ficará na história dos Estados Unidos como uma das catástrofes naturais mais dispendiosas.

As autoridades continuam a investigar as causas daqueles incêndios, numa altura em que menos 14 pessoas continuam desaparecidas, segundo os meios de comunicação locais.

No último fim de semana, a primeira grande tempestade na região trouxe fortes chuvas que ajudaram a apagar aqueles incêndios, já considerados históricos.

Últimas do Mundo

Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.