Politécnico de Portalegre lança 3 doutoramentos, 1 pioneiro em Portugal

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) tem abertas candidaturas aos seus três primeiros doutoramentos, um deles centrado no Hidrogénio e Gases Renováveis e pioneiro em Portugal, destacou hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

© D.R.

De acordo com o presidente do IPP, Luís Loures, os outros dois doutoramentos são dedicados à Agricultura Sustentável e à Economia Circular.

“São doutoramentos com uma componente de ligação à parte industrial muito forte e queremos que os alunos se centrem em soluções específicas para a indústria”, disse o responsável.

No que respeita ao Hidrogénio e Gases Renováveis, não existe em Portugal “nenhuma formação equivalente” a esta, que é “uma aposta” ao nível da transição energética.

“O que nós queremos com este doutoramento é potenciar ainda mais a transformação do ponto de vista energético em Portugal e criar valor”, assumiu Luís Loures.

O doutoramento vai ser ministrado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, e contar com unidades curriculares dedicadas à prática profissional.

“Nós vamos ter aqui empresas ligadas à parte energética, como a Galp Energias, a EDP, a Petrobras, e, por isso, queremos que a indústria traga os seus problemas e os seus desafios para que os alunos possam dedicar a sua investigação à solução desses problemas”, explicou.

Luís Loures indicou que as inscrições para estes três primeiros doutoramentos do IPP arrancaram no início deste mês, estando previsto que as formações arranquem “em setembro”, ou seja, no próximo ano letivo.

“Temos tido uma procura muito significativa a nível internacional, principalmente para a área do Hidrogénio e Gases Renováveis”, destacou, referindo que este doutoramento tem apenas 10 vagas porque “necessita de um acompanhamento científico e tecnológico muito próximo”.

Em comunicado enviado à Lusa, o IPP explicou também que o doutoramento em Agricultura Sustentável é um curso em associação entre a Escola Superior de Biociências de Elvas do IPP e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

O curso visa proporcionar formação teórica, metodológica e contextual avançada e “promover investigação pertinente” através da integração de competências em agricultura, ciência e engenharia agronómica.

Por seu turno, o doutoramento em Economia Circular resulta igualmente de uma parceria, envolvendo a Escola Superior de Biociências de Elvas do IPP e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora.

Este ciclo de estudos vai “dotar os estudantes de competências transversais, técnicas e científicas capazes” de promover a economia circular “de forma generalizada” nos diferentes setores da economia.

Últimas do País

Quatro casas foram hoje assaltadas em várias aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, aumentando para sete o número de residências afetadas em pouco mais de uma semana, confirmou à Lusa a GNR.
O Ministério Público arquivou o inquérito à morte de um homem, em novembro de 2024, em Pombal, por não ter sido possivel reunir indícios de um nexo de causalidade entre a demora do INEM e a morte daquele.
Portugal regista um aumento crescente de casos de gripe, sendo expectável que a epidemia comece mais cedo como noutros países europeus, afirmou esta sexta-feira a Diretora-Geral da Saúde, salientando que as próximas duas semanas são cruciais para a vacinação.
O Tribunal da Comarca da Madeira condenou hoje a 20 anos de prisão um homem acusado de ter assassinado a ex-mulher em outubro do ano passado, no concelho de Machico.
O serviço de urgência de obstetrícia e ginecologia das Caldas da Rainha vai estar fechado no sábado, enquanto no domingo estarão encerradas três urgências obstétricas, segundo o Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os Oficiais da PSP alertaram esta sexta-feira, 21 de novembro, numa carta aberta que a perda anual de quase cem polícias, as vagas desertas nos cursos de agentes e a retenção de elementos em pré-aposentação ameaçam a segurança, exigindo medidas e soluções ao Governo.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) desmantelou uma rede criminosa que se dedicava à prática de furtos em estabelecimentos comerciais (‘shoplifting’), tendo sido detidas oito pessoas nos concelhos de Sintra e Lisboa, anunciou hoje a Guarda.
Um fogo violento no oitavo andar de um edifício de nove pisos obrigou à evacuação total do prédio e mobilizou várias corporações de bombeiros durante a madrugada.
A greve de hoje na função pública estava às 09:00 a registar uma adesão de cerca de 60% na educação e saúde, com uma maior expressão na zona norte, disse à Lusa o secretário-geral da Fesinap.
Portugal deu passaporte a quase um quarto de milhão de estrangeiros em cinco anos — mas mais de metade nunca viveu no país. O fenómeno explica-se sobretudo pela antiga lei dos descendentes de judeus sefarditas, responsável por mais de 100 mil naturalizações feitas “à distância” e agora abolida.