Politécnico de Portalegre lança 3 doutoramentos, 1 pioneiro em Portugal

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) tem abertas candidaturas aos seus três primeiros doutoramentos, um deles centrado no Hidrogénio e Gases Renováveis e pioneiro em Portugal, destacou hoje à agência Lusa o presidente da instituição.

© D.R.

De acordo com o presidente do IPP, Luís Loures, os outros dois doutoramentos são dedicados à Agricultura Sustentável e à Economia Circular.

“São doutoramentos com uma componente de ligação à parte industrial muito forte e queremos que os alunos se centrem em soluções específicas para a indústria”, disse o responsável.

No que respeita ao Hidrogénio e Gases Renováveis, não existe em Portugal “nenhuma formação equivalente” a esta, que é “uma aposta” ao nível da transição energética.

“O que nós queremos com este doutoramento é potenciar ainda mais a transformação do ponto de vista energético em Portugal e criar valor”, assumiu Luís Loures.

O doutoramento vai ser ministrado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, e contar com unidades curriculares dedicadas à prática profissional.

“Nós vamos ter aqui empresas ligadas à parte energética, como a Galp Energias, a EDP, a Petrobras, e, por isso, queremos que a indústria traga os seus problemas e os seus desafios para que os alunos possam dedicar a sua investigação à solução desses problemas”, explicou.

Luís Loures indicou que as inscrições para estes três primeiros doutoramentos do IPP arrancaram no início deste mês, estando previsto que as formações arranquem “em setembro”, ou seja, no próximo ano letivo.

“Temos tido uma procura muito significativa a nível internacional, principalmente para a área do Hidrogénio e Gases Renováveis”, destacou, referindo que este doutoramento tem apenas 10 vagas porque “necessita de um acompanhamento científico e tecnológico muito próximo”.

Em comunicado enviado à Lusa, o IPP explicou também que o doutoramento em Agricultura Sustentável é um curso em associação entre a Escola Superior de Biociências de Elvas do IPP e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

O curso visa proporcionar formação teórica, metodológica e contextual avançada e “promover investigação pertinente” através da integração de competências em agricultura, ciência e engenharia agronómica.

Por seu turno, o doutoramento em Economia Circular resulta igualmente de uma parceria, envolvendo a Escola Superior de Biociências de Elvas do IPP e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora.

Este ciclo de estudos vai “dotar os estudantes de competências transversais, técnicas e científicas capazes” de promover a economia circular “de forma generalizada” nos diferentes setores da economia.

Últimas do País

Um homem é suspeito de ter matado hoje uma criança de 13 anos, morrendo de seguida numa explosão alegadamente provocada por si numa habitação em Casais, Tomar, num caso de suposta violência doméstica, informou a GNR.
O tribunal arbitral decretou hoje serviços mínimos a assegurar durante a greve dos trabalhadores da SPdH/Menzies, antiga Groundforce, marcada para 31 de dezembro e 1 de janeiro, nos aeroportos nacionais.
O Ministério da Administração Interna (MAI) disse hoje que foi registada uma diminuição das filas e do tempo de espera no aeroporto de Lisboa e que todos os postos têm agentes da PSP em permanência.
Quatro urgências de Ginecologia e Obstetrícia estarão fechadas na quarta-feira, número que sobe para cinco no Dia de Natal e seis na sexta-feira, dia de tolerância de ponto na administração pública, segundo o Portal do SNS.
Em 2026, será possível observar em Portugal em agosto um eclipse solar total, um fenómeno raro, que embora parcial em grande parte do país “terá bastante importância”, disse hoje o astrónomo Rui Jorge Agostinho.
Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar um alegado abuso de posição dominante no mercado nacional dos portais de anúncios imobiliários online, “envolvendo o principal grupo empresarial a operar neste segmento em Portugal”, indicou esta terça-feira em comunicado.
Portugal soma, desde o início do ano, 52 focos de gripe das aves, após ter sido registado um novo caso em Aveiro, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
O Ministério Público vedou o acesso da Comunicação Social à averiguação preventiva que visou a empresa Spinumviva e o primeiro-ministro, alegando que o sigilo absoluto a que está sujeita só cessaria se tivesse sido aberto um inquérito.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou hoje para os cuidados a ter por causa do frio, lembrando que a descida das temperaturas aumenta o risco de agravamento de doenças crónicas e pedindo à população que se proteja.
Um total de 332 pessoas com excesso de álcool e 120 sem habilitação para conduzir foram detidas em cinco dias pela PSP e GNR, no quadro das operações de vigilância rodoviária para o Natal e Ano Novo.