Regulador da energia aplicou 45 coimas num total superior a 850 mil euros

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidiu 60 processos de contraordenação em 2024, que resultaram em 45 condenações com coima, cujo valor total ascendeu a 853.645 euros, foi hoje anunciado.

© D.R.

“No mesmo período, foram ainda atribuídas compensações a consumidores no quadro das decisões tomadas por transação pela ERSE, no montante total de 26.198,69 euros”, indicou o regulador, em comunicado.

Das 45 condenações com aplicação de coima, 17 avançaram para procedimento de transação (permite a simplificação e celeridade processuais e tem ainda permitido a compensação dos consumidores lesados), 16 foram pagas voluntariamente, 12 foram aplicadas através de decisão unilateral e quatro com admoestação.

Foram ainda arquivados 11 processos, dos quais dois com emissão de autos de advertência.

Entre os processos decididos em 2024, a ERSE destacou o da ENI Plenitude, em que foi aplicada uma coima de 548.000 euros por ter alterado os preços aos clientes durante o período de fidelização e violado deveres de informação aos seus clientes no seu ‘site’, nos contratos celebrados e nas faturas emitidas.

Destacou ainda o processo da SU Eletricidade, em que foi aplicada uma coima de 90.000 euros reduzida a metade, através de processo de transação, devido ao pagamento de compensações a clientes no valor de 25.680,83 euros.

A SU Eletricidade foi condenada por ter violado o dever de submeter ao operador logístico de mudança de comercializador os pedidos dirigidos pelos clientes no prazo máximo de cinco dias úteis, ter violado o dever de reduzir a potência contratada após pré-aviso escrito remetido para o consumidor com uma antecedência mínima de cinco dias, relativamente à data indicada para a sua concretização, e violação de obrigações de divulgação de informação aos clientes.

Dos processos decididos, 19 tiveram origem em ações de fiscalização para verificar a disponibilização de informação aos clientes através da Internet e as faturas dos comercializadores de eletricidade para clientes em Baixa Tensão Normal (BTN).

Estes casos resultaram na aplicação de coimas num montante total superior a 85.000 euros.

Já ao abrigo do Regime Jurídico do Livro de reclamações e do Regime das Contraordenações Económicas, foram aplicadas coimas a empresas com postos de abastecimento de combustíveis que levaram ao pagamento de coimas no valor total de 30.885,00 euros.

Em 2014, a ERSE abriu 102 novos processos de contraordenação, com base em denúncias e participações recebidas, o que resultou num total de 164 processos de contraordenação em tramitação, entre processos transitados e processos abertos.

Últimas de Economia

A Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB) criticou hoje alguns industriais noruegueses, que acusou de "distorcerem o mercado europeu do bacalhau" ao importar este peixe da Rússia, antes de reprocessar e exportar para o resto da Europa.
O fundo Corum Eurion comprou à SC Fitness três ginásios Solinca, num investimento total aproximado de 17 milhões de euros, foi hoje anunciado.
O ouro mantém a tendência de alta das últimas sessões e hoje registou novos máximos próximos da barreira de 2.880 dólares por onça, impulsionado pelas tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos.
O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso, com uma dotação de dez milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para financiar investimentos das empresas focados na economia circular.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) decidiu 60 processos de contraordenação em 2024, que resultaram em 45 condenações com coima, cujo valor total ascendeu a 853.645 euros, foi hoje anunciado.
Os preços da produção industrial recuaram, no acumulado de 2024, 4,2% na zona euro e 4,0% na União Europeia (UE) face ao ano anterior, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.
O Tribunal Geral da União Europeia (UE) rejeitou hoje um recurso interposto pela Ryanair a uma ajuda de Estado, de 1,2 mil milhões de euros, dada à TAP em 2020, durante a crise da covid-19.
O Banco de Portugal decidiu deixar de publicar conteúdos na rede social X e vai criar uma conta institucional na rede social BlueSky, confirmou hoje à Lusa fonte oficial do banco central.
A companhia aérea polaca LOT Polish Airlines deu início esta segunda-feira aos voos da nova ligação direta entre Varsóvia e Lisboa, com uma frequência de cinco voos semanais, que passarão a ser diários no fim do mês.
A farmacêutica norte-americana Pfizer informou hoje que obteve um lucro líquido de 8.031 milhões de dólares (7.816 milhões de euros) em 2024, mais 278% do que no ano anterior.