FEUP desenvolve sistema de libertação de fármacos para Alzheimer

Investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) estão a desenvolver um sistema de libertação controlada de fármacos que pode beneficiar o tratamento de perturbações do sistema nervoso central, nomeadamente a doença de Alzheimer, foi hoje divulgado.

© D.R

Em causa está uma tecnologia baseada em nanopartículas concebidas para transportar fármacos diretamente para o cérebro com o objetivo de ajudar no tratamento de perturbações do sistema nervoso central, ao permitir a entrega de fármacos nas regiões afetadas pelo cérebro, maximizando os efeitos terapêuticos e minimizando os efeitos secundários, conforme descreve o resumo sobre esta investigação enviado à agência Lusa.

Na prática, a administração poderá vir a ser intravenosa, como se fosse uma injeção, acrescentou a FEUP.

Esta investigação está a decorrer no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da FEUP e é liderada por Joana Loureiro e Maria do Carmo Pereira.

“[Esta tecnologia poderá significar] um avanço no tratamento de doenças neurológicas, tais como Alzheimer, Parkinson e cancros cerebrais, onde as opções de tratamento são limitadas pela incapacidade de se conseguir uma entrega eficiente de medicamentos no cérebro”, refere Joana Loureiro, citada no comunicado da FEUP.

De acordo com a investigadora, que é também professora na FEUP, “estas nanopartículas são modificadas com moléculas específicas que têm uma afinidade natural com os recetores cerebrais”.

“Além disso, apresentam moléculas que induzem a permeabilidade celular, fazendo com que possam atravessar a barreira hematoencefálica (BHE) — uma membrana protetora seletiva que normalmente bloqueia a entrada da maioria das substâncias no cérebro”, explica a docente no dia em que a faculdade acolhe o 3.º Simpósio sobre a Doença de Alzheimer.

O evento prolonga-se até sexta-feira com cientistas internacionais e jovens estudantes de todo o mundo, estando em foco a compreensão dos mecanismos e da melhoria da terapia da doença de Alzheimer.

Está previsto que o simpósio inclua um ‘workshop’ sobre a produção e caracterização de nanopartículas para carregamento de compostos bioativos.

Ainda sobre a investigação que está a ser levada a cabo no LEPABE, de acordo com a FEUP, a equipa recebeu recentemente um investimento de 120 mil euros da XTX Ventures, verba que visa “acelerar esta tecnologia e confirmar o seu potencial disruptivo”.

Paralelamente, este projeto alcançou também recetividade junto do programa de empreendedorismo tecnológico da Conception X, empresa londrina que aposta no talento dos alunos de doutoramento na busca de soluções para os vários problemas das nossas sociedades.

A FEUP é a primeira instituição fora do território do Reino Unido a integrar o programa de empreendedorismo tecnológico da Conception X.

Últimas do País

No último dia de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, a proposta do CHEGA foi aprovada com votos a favor do PSD e CDS-PP, votos contra de PS, PCP, BE, Livre e PAN e abstenção da IL.
O parlamento aprovou hoje duas propostas de alteração do CHEGA sobre a construção de autoestradas, em Coimbra e Castelo Branco, bem como uma iniciativa para o lançamento da obra do IC6 em Seia.
A Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel (ANIECA) alertou esta quarta-feira para a escalada de fraudes nos exames práticos e teóricos de condução, com recurso a equipamentos escondidos ou até "duplos", e exigiu medidas imediatas para travar a escalada.
Portugal prepara-se para entrar no grupo dos países com as leis da nacionalidade mais duras de toda a União Europeia. Se as alterações aprovadas no Parlamento, e agora sob escrutínio do Tribunal Constitucional, avançarem, será mais fácil tornar-se francês, alemão, belga ou sueco do que obter o cartão de cidadão português.
Os 10 detidos na operação 'Renascer', que apreendeu mais de sete toneladas de droga em duas embarcações de pesca no Atlântico, ficaram em prisão preventiva, adiantou hoje o Ministério Público (MP).
Entre 2010 e 2025, a Polícia Judiciária (PJ) contabilizou 66 crianças assassinadas, incluindo 26 recém-nascidos, apontando um estudo em curso para verificar se estes últimos casos têm como fatores comuns a ocultação da gravidez e a ausência do pai.
O nível de alerta no Sistema Vulcânico Fissural Oeste da Terceira subiu para V3 (fase de reativação), o mesmo grau atribuído ao vulcão de Santa Bárbara, revelou esta quarta-feira o Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores.
Portugal conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nos Jogos Surdolímpicos, que hoje encerraram no Japão, na edição mais profícua de sempre, com destaque para Margarida Silva, André Soares e Joana Santos.
A reduzida autonomia dos Centros de Investigação Clínica e a falta de tempo nos planos curriculares das faculdades de medicina para integrar competências tecnológicas são os maiores desafios à inovação na saúde, conclui um relatório hoje divulgado.
A Comissão de Combate a Fraude no Serviço Nacional de Saúde será presidida por um magistrado e terá elementos permanentes da Polícia Judiciária, da Inspeção Geral da Saúde e das Finanças e do Infarmed, segundo a resolução hoje publicada.