FEUP desenvolve sistema de libertação de fármacos para Alzheimer

Investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) estão a desenvolver um sistema de libertação controlada de fármacos que pode beneficiar o tratamento de perturbações do sistema nervoso central, nomeadamente a doença de Alzheimer, foi hoje divulgado.

© D.R

Em causa está uma tecnologia baseada em nanopartículas concebidas para transportar fármacos diretamente para o cérebro com o objetivo de ajudar no tratamento de perturbações do sistema nervoso central, ao permitir a entrega de fármacos nas regiões afetadas pelo cérebro, maximizando os efeitos terapêuticos e minimizando os efeitos secundários, conforme descreve o resumo sobre esta investigação enviado à agência Lusa.

Na prática, a administração poderá vir a ser intravenosa, como se fosse uma injeção, acrescentou a FEUP.

Esta investigação está a decorrer no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da FEUP e é liderada por Joana Loureiro e Maria do Carmo Pereira.

“[Esta tecnologia poderá significar] um avanço no tratamento de doenças neurológicas, tais como Alzheimer, Parkinson e cancros cerebrais, onde as opções de tratamento são limitadas pela incapacidade de se conseguir uma entrega eficiente de medicamentos no cérebro”, refere Joana Loureiro, citada no comunicado da FEUP.

De acordo com a investigadora, que é também professora na FEUP, “estas nanopartículas são modificadas com moléculas específicas que têm uma afinidade natural com os recetores cerebrais”.

“Além disso, apresentam moléculas que induzem a permeabilidade celular, fazendo com que possam atravessar a barreira hematoencefálica (BHE) — uma membrana protetora seletiva que normalmente bloqueia a entrada da maioria das substâncias no cérebro”, explica a docente no dia em que a faculdade acolhe o 3.º Simpósio sobre a Doença de Alzheimer.

O evento prolonga-se até sexta-feira com cientistas internacionais e jovens estudantes de todo o mundo, estando em foco a compreensão dos mecanismos e da melhoria da terapia da doença de Alzheimer.

Está previsto que o simpósio inclua um ‘workshop’ sobre a produção e caracterização de nanopartículas para carregamento de compostos bioativos.

Ainda sobre a investigação que está a ser levada a cabo no LEPABE, de acordo com a FEUP, a equipa recebeu recentemente um investimento de 120 mil euros da XTX Ventures, verba que visa “acelerar esta tecnologia e confirmar o seu potencial disruptivo”.

Paralelamente, este projeto alcançou também recetividade junto do programa de empreendedorismo tecnológico da Conception X, empresa londrina que aposta no talento dos alunos de doutoramento na busca de soluções para os vários problemas das nossas sociedades.

A FEUP é a primeira instituição fora do território do Reino Unido a integrar o programa de empreendedorismo tecnológico da Conception X.

Últimas do País

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) insistiu hoje que há mais professores em falta no arranque deste ano letivo do que no anterior, com 1.397 horários atualmente a concurso para mais de 100 mil alunos.
Um acordo assinado hoje entre o Governo e o Banco Europeu de Investimento (BEI) prevê uma linha de financiamento para apoiar a construção e a renovação de 12 mil habitações para arrendamento acessível, dirigidas às famílias da classe média.
Metade dos professores mais novos admite abandonar a profissão nos próximos anos, segundo um estudo hoje divulgado que revela também que a grande maioria escolheu ser docente como primeira opção profissional e 70% repetiriam a escolha.
Onze distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão, esta quinta-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Cerca de 80 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em causa estão alegadas pressões feitas ao reitor da Universidade do Porto para admitir 30 candidatos que não teriam alcançado a nota mínima exigida na prova específica deste regime especial de acesso ao curso de Medicina.
O sistema informático do SNS está com problemas desde quarta-feira à tarde e em muitas unidades os médicos não conseguem aceder à ficha do doente para passar exames ou medicação, revelou a Federação Nacional dos Médicos (FNAM).
Agosto foi o mês mais seco na Europa e no Mediterrâneo desde que o Observatório Europeu da Seca (EDO, na sigla em inglês) começou a registar estes dados em 2012.
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca de 25 quilos de cocaína "com elevado grau de pureza" no porto de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto, em contentores refrigerados provenientes do Uruguai, foi hoje anunciado.
A Universidade de Coimbra (UC) recebeu mais de dois mil alunos em mobilidade académica no ano letivo de 2024/2025, maioritariamente provenientes de Itália, Espanha e Brasil, revelou hoje o vice-reitor João Nuno Calvão da Silva.