PJ detém estrangeiro suspeito de tentar matar dois homens em Santiago do Cacém

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um estrangeiro, de 31 anos, suspeito de tentar matar dois homens e detenção de arma proibida, em abril de 2024, no concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, foi hoje anunciado.

©Facebook PJ

Em comunicado, a PJ explicou que o homem está “fortemente indiciado pela prática de dois crimes de homicídio tentado e um por detenção de arma proibida”.

Contactada pela agência Lusa, fonte policial acrescentou que o homem foi detido na sexta-feira e presente a primeiro interrogatório judicial, tendo o juiz determinado a sua prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Setúbal.

Os factos investigados pelo Departamento de Investigação Criminal de Setúbal da PJ reportam-se à madrugada do dia 08 de abril do ano passado.

Nessa data, “um grupo de homens, entre os quais o agora detido, deslocou-se à zona de residência das vítimas, dois cidadãos estrangeiros, de 30 e 31 anos, a fim de cobrarem uma dívida, colocando-se em fuga após as agressões”.

As agressões sofridas levariam as vítimas a “permaneceram internadas em hospital durante alguns dias”, pode ler-se no comunicado.

A fonte policial contactada pela Lusa adiantou que o caso aconteceu na localidade de Ermidas-Sado, no concelho alentejano de Santiago do Cacém, quando “o grupo tentou matar os dois homens, munidos com armas brancas e ferros”.

Em 11 de outubro do ano passado, a PJ já havia detido três homens, entre os 24 e os 27 anos, igualmente suspeitos destas duas tentativas de homicídio e do crime de detenção de arma proibida.

Na altura, em comunicado, a Judiciária precisou que as “violentas agressões” tinham sido perpetradas “com recurso a objetos corto-contundentes, ferros e matracas”.

Após serem presentes a tribunal, um desses suspeitos ficou em prisão preventiva e foi conduzido para o Estabelecimento Prisional de Setúbal, indicou então à Lusa fonte policial.

Quanto aos outros dois, um ficou sujeito a apresentações trissemanais na força de segurança da área de residência e o outro ficou sujeito a Termo de Identidade e Residência.

No decurso das diligências realizadas na altura pelo Departamento de Investigação Criminal de Setúbal da PJ, foram recolhidos “vários elementos de valor probatório, designadamente produto estupefaciente e armas brancas, idênticas às utilizadas para a consumação dos crimes”.

Últimas do País

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alertou hoje para o “alto risco de disseminação” da gripe aviária e determinou o confinamento das aves domésticas em todo o território do continente.
O Tribunal da Relação de Évora (TRE) mandou hoje repetir o julgamento dos seis arguidos absolvidos no processo da derrocada da Estrada Municipal 255 (EM255), entre Borba e Vila Viçosa, que provocou, em 2018, cinco mortos.
Cerca de 25 507 pedidos de nacionalidade portuguesa solicitados nos vários postos consulares de Portugal encontram-se pendentes, devido à falta de recursos humanos, que o Governo espera resolver com a admissão de novos profissionais, segundo o Ministério da Justiça.
Os trabalhadores sobrequalificados com ensino superior recebiam em 2023, em média, menos 36,8% do que aqueles cujas funções correspondem ao seu nível de formação, segundo um estudo, que indica ainda que a precariedade se mantém "muito elevada" no privado.
A PSP deteve até outubro 4.384 condutores por excesso de álcool e registou 3.602 contraordenações pelo mesmo motivo, num total de 7.986 infrações, um “aumento considerável” face ao mesmo período de 2024.
A população de lince ibérico teve um "crescimento espetacular" na última década, mas a espécie continua ameaçada, alertou hoje o coordenador do programa de conservação do felino LIFE Lynx Connect, Javier Salcedo.
Apenas um terço das unidades locais de saúde e dos institutos de oncologia dispõe de uma estratégia definida para a inteligência artificial (IA) e foram detetadas “lacunas significativas” em áreas críticas como a cibersegurança.
A PSP de Loures deteve um homem de 44 anos por importunação sexual junto a um parque infantil, onde estava a "praticar atos sexuais de relevo" e "a exibir-se", entre outros, revelou hoje a força de segurança.
Mais de seis mil professores colocados em escolas longe de casa candidataram-se ao subsídio de deslocação, tendo sido recusadas 460 candidaturas “por a distância ser inferior a 70 quilómetros”, revelou hoje o Ministério da Educação.
A Plataforma em Defesa do SNS manifestou-se hoje, junto à entrada do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, contra o encerramento do serviço de neonatologia, rejeitando que as medidas anunciadas sejam apenas de reorganização.