Provas-ensaio começam em poucas escolas e sem grande impacto da greve

As provas ensaio do ensino básico arrancaram hoje "em muito poucas escolas" e sob a ameaça de greve dos professores, que teve pouco impacto, segundo a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP).

© LUSA/NUNO VEIGA

A partir de hoje e até ao final do mês, os alunos do 4.º, 6.º e 9.º ano vão fazer provas-ensaio a várias disciplinas, cabendo às escolas escolher os dias e as horas a que se realizam, sendo que “a maior parte não começou hoje”, disse à Lusa o presidente da  ANDAEP.

“Eu só começo amanhã, outros começam na quarta ou na quinta-feira. A grande maioria não começa já hoje, porque o calendário é feito pelas próprias escolas, que preferem não marcar logo para o primeiro dia, para ter mais tempo para se prepararem”, explicou Filinto Lima.

Nesta primeira semana, os alunos vão mostrar os seus conhecimentos a Português, seguindo-se os de Inglês (4.º ano) e de História e Geografia (6.º ano) e, na última semana de fevereiro, será a vez das provas-ensaio de Matemática.

Neste primeiro dia de provas-ensaio, “poderá ter havido um ou outro constrangimento relacionado com o material digital ou a internet, mas é uma coisa muito pontual”, segundo Filinto Lima.

O diretor escolar lembra que um dos objetivos destes testes é identificar eventuais problemas e avaliar a capacidade tecnológica das escolas, antes das provas finais de 3.º ciclo e das provas Monitorização da Aprendizagem (ModA) para que possam ser corrigidos a tempo das provas nacionais, que irão decorrer entre maio e junho.

As provas-ensaio vão realizar-se sob a ameaça de greve dos professores a tarefa como o secretariado de exames, vigilância ou classificação das provas, segundo os pré-avisos da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop).

“Não tenho conhecimento de nenhuma escola em que a greve tenha afetado as provas de hoje, mas, mais uma vez, ainda são poucas as escolas que hoje fizeram as provas-ensaio. Nos próximos dias, poderá notar-se mais o impacto da greve”, acrescentou Filinto Lima.

O objetivo das provas-ensaio é garantir também que os alunos tenham um contacto prévio com a plataforma eletrónica de realização de provas.

Apesar de não servirem para avaliação externa, as escolas poderão usar os resultados das provas-ensaio na nota final dos seus alunos, mas também aqui, as opções foram muito variadas: “Há de tudo nas escolas, uns vão usar, enquanto outros não. É uma decisão autónoma de cada escola”, disse Filinto Lima.

As provas-ensaio, elaboradas pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), são obrigatórias e terão a duração de 45 minutos.

No ano passado, o Governo decidiu suspender as provas digitais no 9.º ano por considerar que as escolas e os alunos não estavam preparados.

Em novembro, o ministério libertou uma verba de cerca de 10 milhões de euros para que as escolas fizessem a manutenção e adquirissem novos computadores e foram contratualizados aparelhos de ‘hotspot’ (‘routers’ portáteis) para todos os alunos que realizam as provas digitais e para cada sala de aula.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia anunciou hoje uma concentração junto à residência do primeiro-ministro no dia da greve geral e plenários nos aeroportos a 18 de dezembro, admitindo mais protestos em janeiro caso o Governo "nada altere".
A PSP de Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, deteve um jovem de 16 anos que se encontrava na posse de droga e de um sabre.
Mais de duas dezenas de cidadãos estrangeiros estavam a viver num imóvel sobrelotado no coração da cidade de Beja, revelou esta terça-feira a PSP.
O processo relativo à morte do estudante Manuel de Oliveira Gonçalves, conhecido por “Manu”, será apreciado em tribunal a partir de 26 de janeiro, no Tribunal Judicial de Braga. Estão já agendadas sessões adicionais para 4 e 18 de fevereiro e 4 de março.
Cerca de 70 mil dos 414 mil utentes da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria não têm médico de família atribuído e a "situação mais expressiva acontece nos concelhos de Leiria e Ourém", revelou esta entidade.
A Polícia Judiciária (PJ), através da diretoria do Norte, deteve oito indivíduos no âmbito da operação denominada Puro Verde, por suspeitas de práticas de corrupção relacionadas com a produção de vinho verde.
Todos os acessos ao maciço central da Serra da Estrela, que tinham sido fechados pelas 17h00 de terça-feira devido à queda de neve, já estão desimpedidos, disse a Proteção Civil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu hoje ao Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia, o tratamento recebido, e enalteceu o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma mulher de 20 anos foi detida por suspeita de abuso sexual de crianças e pornografia de menores, sendo a vítima um menor de 13 anos que conheceu nas redes sociais, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Mais de uma em cada quatro turmas com alunos com necessidades educativas está sobrelotada, o que representa um aumento das escolas em incumprimento da legislação face ao ano passado, revela um inquérito da Fenprof.