Desmantelado no Algarve grupo organizado por fraudes superiores a 1 milhão de euros

A Polícia Judiciária (PJ) deteve cinco pessoas suspeitas de integrar um grupo organizado que operava no Algarve e defraudou cerca de um milhão de euros com créditos ou importação de veículos, revelou hoje a corporação policial.

©facebook/pjudiciaria

Em comunicado, a PJ frisou que os detidos, com idades entre os 30 e 36 anos, são suspeitos dos crimes de burla qualificada, branqueamento e falsificação de documentos, estando o processo a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Loulé.

Os membros do grupo são suspeitos de contrair créditos em nome de terceiros e de receber dinheiro para importar automóveis e embarcações, sem depois fazer a entrega, precisou, frisando que o “valor global das burlas ultrapassa, para já, um milhão de euros”.

No âmbito da operação “Gatsby”, conduzida pela diretoria do Sul da PJ, foram feitas 12 buscas domiciliárias e três não domiciliárias e apreendidos dois imóveis no Algarve, três veículos de gama alta e cerca de 25 mil euros, bem como equipamento informático, de telecomunicações ou documentação.

Segundo o órgão de polícia criminal, as diligências de investigação foram iniciadas em 2024 e permitiram também apreender “diversas armas de fogo, munições e produto estupefaciente (heroína e cocaína)”.

“Em causa está a investigação de um grupo organizado que, de forma persistente e reiterada, tem vindo a praticar ilícitos criminais em diferentes vertentes, de modo a obter enriquecimento ilegítimo que lhe permita sustentar o padrão de vida luxuoso que ostenta, incompatível com rendimentos lícitos que lhe são conhecidos”, esclareceu.

O grupo dedicava-se a criar “empresas de ‘fachada’” que eram “estrategicamente colocadas em nome de terceiros” para “ocultar a ação e a identidade dos verdadeiros beneficiários” e que contaram com a “colaboração de indivíduos especializados neste tipo de crime”, destacou a PJ.

Os investigadores encontraram indícios de que os detidos recorriam à “obtenção de créditos junto de instituições bancárias de forma fraudulenta e da burla a seguradoras” e “propunham às vítimas diversos negócios envolvendo a importação de veículos de gama alta, assim como de algumas embarcações”.

Após a receção de “quantias avultadas” por parte das vítimas para dar início à importação de veículos, os negócios acabavam por “não se concretizar”, com o grupo a “apropriar-se indevidamente de quantias superiores a 450 mil euros”, referiu ainda a PJ, frisando que foi feita “coação e ameaça” às vítimas para evitar que apresentassem queixa às autoridades.

Os detidos residem em Lisboa ou no Algarve e vão ser presentes a tribunal para serem submetidos ao primeiro interrogatório judicial e conhecerem as medidas de coação aplicadas.

Últimas do País

O Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital de Barcelos passou a receber, entre as 22h00 e as 08h00, utentes exclusivamente mediante referenciação pelo INEM/CODU para situações emergentes, foi hoje anunciado.
Os guardas prisionais ameaçaram hoje participar na greve geral da próxima semana caso o Governo continue a ignorar as reivindicações de promoção dos trabalhadores e reforço da segurança nas cadeias.
O presidente da administração da SATA, Rui Coutinho, apresentou a demissão do cargo, revelou hoje à Lusa o Governo dos Açores, que vai nomear o diretor financeiro, Tiago Santos, para a liderança do grupo de aviação.
O pão e os produtos de pastelaria deverão sofrer um "ligeiro aumento" de preço no próximo ano, impactados pelas revisões laborais e pelo agravamento do gasto com os ovos, frutos secos e cartão, adiantou à Lusa a ACIP.
O Presidente da República, operado na segunda-feira a uma hérnia encarcerada, passou bem a noite e poderá ter alta na quarta-feira, se tudo estiver a correr bem, segundo a presidente do Hospital de São João, no Porto.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa foi admitido no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, informou hoje a Presidência da República.
A Embaixada da República de Angola em Portugal reagiu com “consternação” ao falecimento dos seis jovens angolanos, vítimas de um acidente de viação na madrugada de domingo em Lisboa, endereçando as condolências às famílias.
A campanha do Banco Alimentar Contra a Fome recolheu este fim de semana 2.150 toneladas de alimentos, avançou hoje a instituição de solidariedade social, menos 2,8% do que na campanha homóloga de 2024.
Um vigilante ao serviço da Urgência do Hospital de Santo Tirso foi agredido, na noite de domingo, por um grupo de cerca de vinte homens que entrou no serviço a exigir que um indivíduo alcoolizado fosse atendido de imediato.
O período para pagamento da última prestação do IMI superior a 100 euros decorre até terça-feira, por ser o primeiro dia útil após o final do prazo oficial de 30 de novembro, informou hoje o Ministério das Finanças.